terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Coluna do 1º Aulão do Blog Professor Tim para Danielly Portela.

1º aulão de jornalismo informacional para Danielly Portela!
Serei sempre um crítico de jornalismo analisando e comentando em suas várias tendências. 
O Telejornalismo e seus jornais diários da televisão não fogem à regra da minha função de um crítico propositivo e reflexivo da minha crítica jornalística. 
Daí a razão do meu 1º aulão de jornalismo reflexivo e informacional para a apresentadora e noticiarista do Jornal do Meio Dia (TV DIÁRIO), Danielly PortelaJornal do Meio Dia - Funceme registr..., para dizer que ela tem sido apenas uma péssima leitora de telepromter.
Exatamente porque Danielley sempre foi uma péssima leitora de telepromter, desde que apresentava o CETV -Verdes MaresResultado de imagem para danielly portela saiu da tv verdes mares- e foi desbancada da bancada pela jovem Caroline Ribeiro -dentro da política do SVM de renovar sempre os rostos das apresentadoras, como fez na demissão de Carla Soraya e da própria Danielly.
Mas o foco central do meu aulão jornalístico é dizer que Danielly Portela não se comunica bem. Não informa nada os telespectadores. Apenas lê o que está no telemproter e não complementa nada do que é lido, até porque não sabe.
Não sabe porque é de uma escola robótica de jornalistas formados nos cursos de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), cuja grade curricular deles é apenas para explicar aos graduandos e futuros jornalistas a diferença básica entre um "Lead" e um nariz de cera.
Agora vamos ao que interessa!
Assisti algumas edições do JMD apresentadas por Danilley Portela. Umas 6 ou edições, se não estou enganado! fiz várias reflexões sobre os vários erros comunicacionais de uma apresentadora robotizada no telepromter.
Erros do tipo não informar que CAGECE é o mesmo que Companhia de Água e Esgoto do Ceará, ligada ao governo do Ceará, e de concordância nominal: "ligações clandestina", quando o certo são as ligações clandestinas.
Quando se referiu à Universidade de Fortaleza não citou que a mesma é a Unifor e que os cursos de RH, da referida instituição acadêmica, corresponde ao mesmo que cursos de Recursos Humanos/Relações Humanas.
Mostrando total desconhecimento sobre os programas de casas populares do governo federal, porque mora em apartamento de luxo, Danielly chamou "O Minha Casa Minha Vida" de "A Minha Casa Minha Vida", mudando o gênero.
Mais erros: "o futuro ministro do STF, Alexandre de Moraes, pediu sua desfiliação ao PSDB, quanto o certo é do PSDB". Chamou recorde de récord e o Náutico Atlético Cearense de Náutico Atlético Clube.
Repete ainda o genérico de chamar de homens todos os tipos de criminosos. Assaltantes e sequestradores de bancos e gerentes foram chamados de homens, mas não faz o mesmo com as mulheres dos crimes.
Erros e mais erros de uma coisa que é tudo, menos comunicação informativa e explicativa.
Não passa de uma trumbicagem noticiosa!
Presta atenção, senhora Danielly!
Pragas urbanas de todos os tipos...
JMD é um subproduto jornalístico das pautas urbanas e metropolitanas de Fortaleza e da sua região metropolitana (RMF), com seus problemas graves e suas pragas urbanas amaldiçoando os metropolitanos.
Entre as pragas urbanas de Fortaleza e da RMF estão os mosquitos e as muriçocas, resultantes da falta de saneamento e das chuvas que começam a banhar a capital, os municípios vizinhos e outros do Cariri e dos Sertões dos Inhamuns.
Dos mosquitos mais perigosos, o Aedes Aegypti é o causador da tríplice patologia da Zika, da Chikungunya e da Dengue, gerando contra ele, várias ações da saúde e até mesmo dos cordelistas, como Zé do Jati -que fez um cordel para conscientizar sobre os perigos do mosquito 3/1.
Prima do Aedes, a muriçoca também faz estragos em bairros da periferia de Fortaleza, como o Vila Velha -que está totalmente contaminado de um muriçocal causador de muitas doenças e patologias diversas.
Longe das muriçocas de Fortaleza e do Aedes, o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, autorizou a liberação do dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas que seja verdadeiro e não uma conversa de português.
Por falar em português, a Polícia Civil botou na cadeia a bandida acusada de matar um empresário português, em Fortaleza -crime que chocou a sociedade fortalezense e causou grande clamor social no Ceará.
Se a violência urbana é grande, imagine a violência no trânsito, mas hoje calmo no giro do trânsito: avenida jornalista Tomaz Coelho (Messejana), Desembargador Moreira, Antonio Sales, BR-116, entre outras.
Trânsito calmo fechando o 1º bloco!
Chove chuva e apareceu o Boris...
Geralmente o 2º bloco é brasilianizado por informações requentadas de outros telejornais, mas foi diferente. As chuvas que banham o Ceará, em diversos municípios, foram destaques meteorológicos.
Mesmo com as chuvas banhando a todos, isso não é o suficiente ainda para dinamizar a economia brasileira e regional, por conta da política recessiva da macroeconomia de Temer, refletindo em forte crise comercial e no fechamento de lojas.
Foi o que explicou o diretor social do Sindilojas, Seu Boris (Cadê Boris, Boris, Boris?), que confirmou o fechamento de várias lojas pequenas e médias do centro de Fortaleza e de várias cidades do interior.
A solução pode vir menos da economia e mais da educação, mas a nossa está fraca. Foi o que vimos nos dados e resultados do Sistema de Avaliação Permanente de Avaliação da Educação Básica -Spaece- citados na inserção ao vivo de Kílvia Muniz, sobre nossa educação, que está péssima.
Mix de tudo isso no 2º bloco!
Globalização regional da notícia...
A TV DIÁRIO faz parte do Sistema Verdes Mares de Comunicação, que, por sua vez, é associado à Rede Globo -associada e cria da Time Life, empresa de comunicação dos Estados Unidos e do imperialismo ianque.
Talvez assim os telejornais, como o JMD, coloquem notícias globalizadas com visão regional.
Muitas das peças e das atividades da Unifor são originadas na Europa e outros continentes, como apresentam as matérias e reportagens exibidas. Mesma forma os produtos industriais do Grupo Édson Queiroz.
Projeto Francisco de Assis é uma homenagem a São Francisco de Assis, nascido na Itália e que se tornou um santo popular em Canindé. Da mesma Nossa Senhora das Candeias, que é celebrada em Juazeiro do Padim Ciço.
Na apenas a Europa Ocidental, mas a Europa do Leste. Um jovem de Fortaleza é destaque no Balé Bolshoi -uma das principais artes do realismo socialista. Ou a exposição de artes plásticas da Bulgária -país onde nasceu a mãe da ex presidente Dilma.
Foi o global no regional do 3º bloco.
Coisas que só acontecem no JMD: apresentadora é uma balzaquiana feminista (Danielly), começa 2 minutos antes do Meio Dia, principais praças são Fortaleza e sua RMF, principais pauteiros são oficiais (Prefeito de Fortaleza, governador Camilo, governo federal); as pautas são frias e apresentadores não comentam nada etc.
Marcas do tempo e lei da gravidade...
Danielly Portela não é mais uma adolescente ou uma jovem de 20 anos. Seu corpo tem as marcas do tempo. Seu rosto tem pés de galinha, rugas acentuadas e outros sinais de envelhecimento. Sua bunda está meio flácida e com celulite. 
Anatomia vaginal comparada...
Mesmo ela tapando com uma folha de papel, os câmeras focam bem o vaginão de Danielly Portela. Tem um bocetão grandão e raso, não muito profundo para penetração peniana. Tem clítoris perfeito, lábios vaginais bem grossos, depilação vertical/horizontal. 
Um vaginão brancão e bem vermelhão.
Dona Bia, vem cá...
Fecha a câmera para a repórter Beatriz, a Bia, por dois micos: "Só fecharam 1.000 lojas, seu Boris" e chamou o Boris de Senhor, querendo dizer que ele é muito velho.
Orelhuda...
Senhora Danielly tem cada par de orelha. Orelhas grandes demais. Dá para levar 15 segundos de Xulipa no Programa do Falcão: "Leruaite".
Túnel do tempo...
Que fim levou a ex apresentadora do Jornal do Meio Dia, Márcia Thé?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1980, Dani era apenas uma colegial.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político, blogueiro e telespectador ombudsman do Jornal do Meio Dia (JMD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário