quinta-feira, 6 de abril de 2017

1º Ensaio do Blog Professor Tim sobre Sociologia para todos os públicos.

1º Ensaio sobre Sociologia para todos os públicos!
Física Social e ciência humana explicativa dos mais variados fenômenos sociais. 
É a Sociologia, fundada por Augusto Comte (Papa do Positivismo) e sua base teórico-metodológica para estudar e explicar os fenômenos coletivos.
Seja uma briga de rua, seja os interesses e conflitos de uma greve sindical, as disputas internas entre os partidos, as lutas de classes na divisão social, os conflitos nas favelas e nos morros cariocas, os sentidos das Polícias e dos Exércitos etc. etc. etc.
Tudo isso e muito mais estuda e explica a Sociologia.
Daí a importância que tem teve e tem a Sociologia, quando no Brasil ganhou muita força na Presidência do sociólogo: Fernando Henrique Cardoso, vulgo FHC. Momento em que a Sociologia ganhou status presidencial e muita força nas academias e nas sociedades, seja como Sociologia da Ordem ou como Sociologia da Desordem.
Saudemos a Sociologia!
Vários ramos da Sociologia...
Como é complexa tão quanto a sociedade humana, a Sociologia é bem complexa na sua divisão. Existe a Sociologia dialética da luta de classes, criada por Karl Marx. Tem a sociologia dos estudos pós-coloniais, criada por Edward Said para explicar o Orientalismo e sua dominação pelo ocidente imperialista. 
Temos ainda a Micro e a Macrossociologia. A Sociologia da vida, da morte, da arte, da técnica; Sociologia estrutural funcionalista, que estuda as estruturas ideológicas do sistema capitalista de produção. Sociologia industrial, sociologia jurídica, sociologia da educação, sociologia urbana, sociologia das religiões.
Mais: Sociologia da violência e da criminalidade, sociologia do conhecimento, sociologia do trabalho, sociologia do conhecimento etc.
E vários outros ramos da Sociologia.
Novos Paradigmas da Sociologia...
A mistura de Karl Marx com psicanálise e com a renovação do marxismo a partir de novos conceitos sociológicos, e novas tecnologias e o novo ordenamento capitalista, de acordo com o livro histórico de Harry Braverman ("Trabalho e capital monopolista"), renovou a sociologia profissional marxista e da Esquerda, a partir do surgimento de novos conceitos sociológicos e mudanças de termos.
Foi a época do fim da sociologia política, trocada pelas teorias de Estado; do fim das teorias funcionalistas da família, substituídas por teorias sobre patriarcalismo e dominação de gênero -base do discurso das feministas lésbicas essencialistas.
Mudança das Teorias sobre irracionalidade coletiva por teorias sobre a importância dos movimentos coletivos de massa. E o fim das Teorias de estratificação social por teorias de dominação de classe e de exploração -em torno das lutas de classes e do pensamento marxista.
E a troca da teoria de modernização pela teoria do subdesenvolvimento, celebrando o fim da sociologia econômica e o início da sociologia política.
A ética protestante e o espírito do capitalismo...
Pela sociologia segundo Max Weber, autor do título acima, está no ascestismo, na moralidade, na predestinação -embrião da teologia da prosperidade- o sucesso sociológico do capitalismo inspirado no calvinismo e no religioso pentecostal.
Poupança e trabalho são a base de tal sucesso capitalista, explicou Weber.
Parece que tinha razão!
Sociologia dos aparelhos ideológicos...
É de autoria do Louis Althusser. Aborda que a escola, as polícias, os partidos, as midias, ou muito mais; são aparelhos ideológicos do Estado: sociais e repressivos do estado burguês para manter o controle do poder dos capitalistas.
Túnel do tempo...
É o ócio criativo...
Do sociológo italiano, Domenico de Masi. Pregando que, quando menos trabalho formal nas empresas, vai sobrar tempo para que os operários e os trabalhadores produzam mais artes e mais culturas.
Túnel do tempo...
Que fim levou o original do livro fracassado do sociológo FHC: Desigualdades no Brasil Meridional?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1960, estudou sociologia de Florestan Fernandes e de Gilberto Freyre, na Universidade de São Paulo.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário