quarta-feira, 12 de abril de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o 1º ano da Vale FM.

1º aniversário da Vale FM: nada a comemorar!
Não guardei na mente e no coração a data de aniversário da Rádio Vale FM (Educativa): 11 de abril. Comemorar ou celebrar o 1º ano de fundação da Vale FM não tem sentido algum, por várias razões importantes.
Uma das razões principais é o fato da Vale FM ser uma rádio sem uma programação educativa, cultural, esportiva vinculada a Nova Russas. 


Programação da Vale FM, comanda pelo empresário Luiz Aguiar ValeA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna, é alienada, surreal quando se trata da nossa realidade global.
Um exemplo: O programa Evangelizar (Reginaldo Manzotti, do Paraná), quando o certo seria transmitir as missa ou programas católicos da Paróquia de Nossa Senhora das Graças ou da Diocese de Crateús.
Sob o mantra eterno do seu dono, "Mania de Fazer Bem Feito", a Vale FM não está nada disso. Não virou uma mania regional e nem está bem feita com seus programas que fogem do padrão urbano e regionalista.
Representa a Vale FM o projeto autoritário e centralizador do empresário Luiz Aguiar Vale, que censura em suas rádios aqueles que pensam diferente e divergem da sua "mania de fazer bem feito".
A FM Vale não nos representa!
Jornalismo é fraquíssimo...
O único programa de Jornalismo da Vale FM é o fraquíssimo Jornal da Vale, apresentado por Eduardo Santos e por Paulo Henrique (12 às 13 horas). Começa com uma abertura piega, tem poucos minutos de notícias policiais, informações oficiais de algumas prefeituras e notícias da WEB Rádio.
Os comentários de Eduardo Santos são fracos de todos os pontos de vista da informação. A participação dos ouvintes é quase nula, com exceção, hoje, que o Zé Antonio e uma pessoa participaram.
O Jornal da Vale não tem correspondentes e nem repórteres. Não tem carros de reportagem e links ao vivo. Faltam matérias locais. A participação popular é praticamente zero. As pautas são frias e anti-jornalísticas.
Mas não é só culpa dos apresentadores.
O dono da rádio também tem culpa, que até censura que for fazer qualquer crítica aos prefeitos ou patrocinadores da rádio.
Programas do Charles Gomes...
Não deixo de reconhecer: Charles é um bom profissional do rádio e um consagrado radialista, mas seus programas (Nossa Terra, Nossa Gente/Sertão Brasil) são muito ligados a uma certa visão religiosa e da cultural rural do Século XX.
O Século XXI e suas modernidades urbanas ainda não chegaram aos seus programas. Repetindo sempre a mesma expressão (aqui sou eu com muita alegria), Charles Gomes é um mix musical de valsas antigas, de canções de viola da época do Chico Viola, de músicas retrô do forró pé de serra e outros ritmos.
Somado com um forte apelo religioso e católico na invocação ao Espírito Santo, nas rezas e nas orações do dia, nos momentos de sabedoria.
Grade de programação bem próxima e entendida por pessoas de idade moradoras de áreas rurais em nossa região: Serrote Grosso, Sacramento, Fazenda Argemado, Bonito, Poço da Pedra, Cabelo do Negro e outras.
Por outro lado, a audiência nas cidade é muito pequena.
Energizando: breve análise...
Aos domingos, costumo ouvir o Energizando -que não energiza nada- sob apresentação de Camila Costa. 
Não gosto da voz, do estilo dela apresentar, de outros aspectos. 
Comete erros: chama os ouvintes de senhores, manda beijos em demasia e oferece músicas para alguns.
Tem vez que erra na pronúncia de alguns cantores e de bandas da Jovem Guarda.
Repertório musical Jovem Guarda não é dos melhores.
Nunca vou esquecer...
Do tempo que, na antiga Difusora (também Mania de Fazer Bem Feito, do Aguiar), o ex prefeito Chico Rosa (um dos maiores prefeitos da história), no programa Alô, Alô Nova Russas -apresentado pelo então deputado Moésio Loyola-, era caluniado de todas as formas. Verdadeiro terrorismo verbal contra o mesmo.
Na mesma época, o excelente professor Antonio Roberto Mendes Martins (mestre em Física) era chamado de 'Jabuti' -expressão depreciativa contra o mesmo. Um insulto contra uma das maiores inteligências de Nova Russas.
Perguntar não ofende...
Será que o empresário Luiz Aguiar Vale paga os salários dos seus radialistas, de acordo com os salários determinados em (acordo coletivo) do Sindicato dos Radialistas? Até por saber que a média dos programas dura 4 horas. 
Túnel do tempo....
Que fim levou o Carlinhos Moreira, ex apresentador do Jornal da Vale?
É o novo...
Sujeito lembrando que, nos anos 80, assistia Sertão Brasil na antiga Difusora.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário