segunda-feira, 30 de outubro de 2017

1º Tratado de Filosofia do Blog Professor Tim para todos os públicos!

1º Tratado de Filosofia para todos os públicos!
Definida, na sua origem grega, como o amor racional à sabedora, a Filosofia é a maior das expressões intelectuais do conhecimento humano. Pela análise conceitual e lógica, pela dialética, pela fenomenologia, a Filosofia é a fonte da razão na busca das explicações da existência.
Ontologia e os sentidos de Deus, da alma e dos milagres (metafísica), filogenia da ética e da moral política (filosofia moral), razões do pensamento religioso (filosofia das religiões), dialética do Homem no processo histórico (filosofia Marxista), repensar valores da própria filosofia (metafilosofia), sabedorias dos papudinhos etílicos (filosofia dos bares) etc.
Conceitos e tipos filosóficos servindo de base para o 1º Tratado de FilosofiaResultado de imagem para filosofia - fotos e imagens para todos os públicos, procurando, numa linguagem bem fácil, explicar melhor o que seja filosofia.
Vai começar agora o o presente tratado filosófico!
Filósofos Pré-Socráticos...
A Filosofia não começou com Sócrates, mas antes dele. Com os Pré-Socráticos, filósofos da Natureza e dos mitos naturais para explicar o mundo. Anaxímenes filosofou dizendo que tudo no mundo era formado pelo ar como essência primordial, e Demócrito atomizou tudo -átomo era a coisa mais fundamental.
Já Parmênides de Eléia, focados nos conceitos de aletheia e de doxa (verdade/opinião), disse que a água era o mais extraordinário de todos os elementos naturais. E o fogo, não o roubado por Prometeu de Zeus, era, para Heráclito de Éfeso, o elemento dos elementos -originário do pensamento teológico de purgação e salvação das almas.
Maiêutica segundo Sócrates...
Sucedendo os peripatéticos e os pré-socráticos, e combatendo os sofistas (filósofos 171), SócratesResultado de imagem para fotos e imagens de filosofia desde sócrates criou um mantra filosófico genial (conhece-te a ti mesmo). Sua maior contribuição filosófica foi a Maiêutica, ou seja, buscar novas teorias filosóficas a partir das respostas das perguntas filosóficas feitas na Ágora -praça pública.
Deus e a razão na mesma filosofia...
Aristóteles, o melhor dos filósofos gregos, em sua (Ética a Nicômaco) e outras outras obras filosóficas, definiu que Deus tanto está na metafísica quanto na lógica prática da vida humana. Era perfeitamente possível provar a existência de Deus por meio da filosofia e das ciências lógicas e racionais.
Vem dele o conceito de devir (mudança) e de meme -bem atuais na filosofia atual.
Filosofando segundo Spinosa...
Deus não é uma entidade abstrata, toda poderosa, morando no Céu. Pensamento filosófico de Spinosa, o filósofo do Panteísmo, ou seja, Deus está em tudo e em todas as coisas. Pode encontrar Deus num cururu, num pé de carnaúba ou num imenso formigueiro.
Pensando com os filósofos iluministas...
Locke, Montesquieu, Rousseu e Voltaire foram alguns dos mais importantes filósofos do Iluminismo. Pensamento filosófico negando a existência de Deus e satanizando as religiões, defendendo as liberdades políticas e individuais. Filosofia do respeito à natureza, do homem bom em estado natural e contra o estado absoluto como irracional.
Hegel e a fenomenologia do Espírito...
Para HegelResultado de imagem para fotos e imagens de hegel, o genial filósofo alemão, a Filosofia está no topo do Espírito Absoluto (saber filosófico/pleno conhecimento humano). Em sua obra mais importante, a Filosofia do Espírito, Hegel disse que Deus, acima de todas as coisas, tem o DNA filosófico na formação das artes, das ciências, das culturas, dos pensamentos gerais, da racionalidade etc.
Materialismo histórico e dialético...
É a principal tese filosófica de Karl Marx, guru mundial dos comunistas. Por materialismo histórico, Marx quis dizer: Deus não a história e nem as transformações, mas são os homens por meios revolucionários e das lutas de classes. Por materialismo dialético, definiu: Deus não fez o capitalismo e as relações de produção de exploração do homem pelo homem, mas foram os capitalistas gananciosos e bandidos.
Existência precede a Essência...
A essência (Deus) não está acima da existência (Homem pensante e lógico). É o principal pensamento de Jean Paul Sarte e de suas obras filosóficas: "O Ser e o Nada, Crítica da razão dialética", entre outras. Sartre afirmou que Deus não determina na vida do Homem, mas é a próxima existência. O fato de gostar de futebol, de criar consciência para mudar o sistema e fazer greves ou revoluções, não tem nada a ver com Deus.
Algo parecido com o pensamento de Martin Heidegger e de Giorgio Lukacs, outros filósofos existencialistas de grande expressão.
Assim pensou Kierkegaard...
Filósofo dinamarquês existencialista. Definiu as três dimensões do Homem: dimensão estética (busca total do prazer na beleza humana), dimensão ética (restrição do prazer pela moralidade), dimensão religiosa (marcada pela fé em Deus e pela descrença nele mesmo).
Precursor da filosofia existencialista, ao dizer que o Homem se angustia na dialética do bem e do mal, do sexo e da pena contra tarados, do amor e do ódio, do maniqueísmo.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns filósofos de botequim de Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, filosofou nas ruas de Nova Russas.
________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário