terça-feira, 31 de outubro de 2017

Coluna Dissertativa (quase) Protestante do Blog Professor Tim sobre os 500 anos da Reforma Protestante!

Uma coluna dissertativa (quase) protestante sobre as 95 teses de Lutero e os 500 anos de Protestantismo!
Faz 500 da mais importante reforma do Cristianismo. O polêmico monge Martinho Lutero, na abadia de Wittenberg, divulgou suas 95 teses condenando as indulgências (dinheiro dado ao Papa e à Igreja para perdoar os pecados das almas no purgatório) e outros pecados mortais e morais da Igreja Católica Apostólica de Roma.
Grande parte das 95 teses pregadas na Igreja de Wittenber na data de hoje (31 de outubro)Resultado de imagem para fotos e imagens das 95 teses de Lutero, ou quase a totalidade delas, fala na condenação infernal ao crime teológico de venda de Indulgências. Mesmo acreditando na salvação das almas do horror e do tormento das almas do purgatório, Lutero abomina como escárnio e blasfêmia contra a Igreja de Cristo a venda de indulgências pela Igreja Católica nos textos  das 95 teses: 1ª até a 6ª, da 15ª até a 95ª.
As 95 teses LuteranasImagem relacionada, não apenas na condenação das indulgências católicas, e o fez com o máximo de rigor moral e ético, aprofundaram o debate sobre outros erros graves do catolicismo medieval e do chamado período das trevas.
Leituras e missas em latim de costas para o povo, vícios morais do papado e do clero, internacionalismo, concentração de poder em Roma, foram outras críticas de Lutero à Igreja Católica.
Com as 95 teses e com as críticas de Lutero, após rompimento, começava a chamada Reforma Protestante -produzindo a maior divisão no Cristianismo em todos os tempos.
Protestanismo, nos sentido de quem protesta, virou um forte movimento religioso de milhões de pessoas do redor do Planeta. Começando tudo nas pregações de Lutero sobre suas 95 teses.
Para terminar, concluo com uma frase mágica e singular sobre a questão da condenação da Igreja na venda de indulgências pelo vil metal:
"Toda vez que uma moeda tilinta no purgatório, uma alma sai do purgatório".
Divisão no Protestanismo...
Chamado de sucata do catolicismo, e herdando alguns vícios católicos, o Protestantismo ou movimento Evangélico se dividiu em vários ramos e denominações, além dos Luteranos: Batistas, Assembleia de Deus, Presbiterianos, Pentecostais, Neo-Pentecostais etc.
Divididos e acusados,  os protestantes e evangélicos, não da venda de indulgências, como fazia a Igreja Católica, mas de vender milagres pentecostais e neo-pentecostais nos templos e igrejas.
Protestantes e evangélicos são muitos em Nova Russas...
Cresceu bem o movimento protestante e evangélico em nossa cidade. Nos anos 60, só existiam a Igreja Cristã Evangélica e a Igreja Batista. 
Hoje são mais de 30 diferentes tipos de igrejas, de templos e de denominações diferentes.
Existem duas Assembleias de Deus. Temos a Assembleia de Deus (Templo Central)Nenhum texto alternativo automático disponível. e Assembleia de Deus (Madureira), que são pentecostais e apostam forte no poder do Espírito Santo de Deus e de Cristo operando milagres.
Perto do Mirante Clube, temos a Igreja Nova JerusalémNenhum texto alternativo automático disponível. -Pentecostal e disposta a salvar almas para Jesus e construir o novo reino cristão de Jerusalém, levando as almas para o Céu.
No Alto da Boa Vista, a Igreja Batista Monte da FéA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre leva a fé dos Batistas para ganhar a glória de Deus a partir de aceitar Jesus como Senhor e Salvador. Mesma forma a Pentecostal Igreja de CristoA imagem pode conter: texto -obra missionária para missionar os que que buscam a salvação eterna aceitando Cristo como o filho de Deus que morreu para nos salvar dos pecados da carne.
Protestantismo ou movimento evangélico cresceu bem em Nova Russas.
Paz do Senhor aos protestantes e evangélicos!
Túnel do tempo...
Que fim levaram 95 teses originais de Lutero?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, se converteu a uma seita protestante.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário