terça-feira, 24 de outubro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim celebrando aniversário da Promotora de Justiça, Drª. Lívia!

Aniversaria hoje uma excelência intelectual e ética do Ministério Público: Drª. Lívia Cristina!
24 de outubro marca fatos e datas importantes na história da Humanidade. Fundação do Museu de Arte Moderna de New York, criação da Organização das Nações Unidas (ONU), eleição de Salvador Allende (1º presidente marxista da história da América Latina eleito democraticamente pelo povo), nascimento do cartunista Ziraldo.
Marca hoje também, virando a folhinha, o nascimento da Drª. Lívia Cristina -uma das mais promotoras mais conceituadas e excelência do Ministério Público do Ceará (MPCE). Digníssima Promotora com capacidade intelectual e ética de ser fiscal justa da Lei e pelo respeito ao Estado Democrático de Direito.
Com uma visão moderna e participativa do Ministério Público, sem sair da liturgia do cargo, mas sem ser burocrátia, Drª. Lívia aproximou o MP da sociedade civil e das demandas e reivindicações populares dos mais diversos setores sociais, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e de ações judiciais específicas -mas sem o rigor da judicialização extrema.
Preparada, capacitada para o debate, tem participado, levando o pensamento inovador do seu MP de eventos diversos em Nova Russas: audiência públicas, seminários participativos, conferências e outros eventos para o fortalecimento do garantismo legal e jurídico.
Exercendo o 3º ano no comando do Ministério Público, Drª. Lívia tem aprendido muito na dedicação de sua função ministerial, mesmo com as frustrações e derrotas. Entende que, sendo do MP, sabe que é fundamental a ação ministerial pelo bens jurídicos tutelados.
Uma Promotora justa, humana e determinada para fazer Justiça!
Parabéns, paz, saúde e felicidade, Drª. Lívia!
Drª. Lívia e a Rede contra a violência doméstica...
Uma das mais importantes ações ministeriais da Drª. Lívia foi a formação de uma Rede de Enfrentamento contra a violência doméstica e de gênero na Comarca de Nova Russas (2ª Promotoria) -cujo nome oficial é Projeto Rede Mulher, que teve uma reunião com o prefeito Dr. RafaelA imagem pode conter: 12 pessoas, área interna, na Escola Profissionalizante.
Feito em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), do CRAS com a secretaria de Saúde, funcionará da seguinte forma. Cria-se um banco de dados, a partir de denúncias recebidas e comprovadas, visando providências preventivas ou legais jurídicas.
Para se manter o vínculo familiar, o marido ou companheiro pode sofrer acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Quando não der para manter o vínculo familiar, com a continuidade das violências e das agressões, recorre-se aos organismos da Segurança Pública: Polícia Civil e Polícia Militar.
A partir do projeto Rede Mulher, por conta do rito especial e da celeridade processual na instrução e julgamentos rápidos dos casos de agressões, cujo principal diploma legal é a Lei [Maria da Penha],e da própria aplicação de medidas protetivas, os índices de violência doméstica caíram bastante com a paz voltando a reinar nos lares.
Trata-se de uma iniciativa ministerial muito boa nas questões de gênero!
Mudança de perfil bombou...
Muito popular, Drª. Lívia mudou o perfil. Bombou e viralizou nas redes sociais. Seu novo perfil foi muito curtido e compartilhadoA imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
Mostrando uma promotora jovem, carismática e muito bonita (belíssima). 
Uma musa de elegância e de beleza do Ministério Público do Ceará -MPCE.
Uma promotora também inteligente e reflexiva. Exercendo o MP com sabedoria, com reflexão e filosofando sobre a vida e a existência finitaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, oceano, céu, atividades ao ar livre, água e natureza.
Túnel do tempo...
Que fim levou a grade curricular nota 10 da DRª. Lívia?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde criança, Drª. Lívia sempre foi estudiosa.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário