quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o Projeto Rede de Enfrentamento contra a violência doméstica e familiar.

Um Projeto genial e muito bom de enfrentamento à violência contra a Mulher!
É o Projeto Rede de Enfrentamento contra a violência doméstica e familiar, liderado pela Doutora Livia Cristina (digníssima representante do Ministério Público), envolvendo o Ministério Público e outros organismos do Estado com apoio de entidades e profissionais de saúde e do serviço público (ACS, ACE, Psicólogos, Enfermeiros, Assistentes Sociais e outros).
Na prática de uma rede prática de enfrentamento ao machismo violento que violenta a mulher na sacralidade do lar, o Projeto o motivou uma excelente palestra da Drª. Lívia (notável Promotora)A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna e de outras personalidades femininas, além do prefeito de Nova Russas -Dr. Rafael Holanda Pedrosa.
Tanto Drª. Lívia quanto Drª. Isabele, a professora Lucinete, a enfermeira Maria Antonia e outras palestrantes, explicaram que estão numa fase preventiva de conscientizar e orientar homens violentos a não praticarem violências domésticas contra suas esposas, namoradas e até contra suas mães.
Prevenção com base nos relatórios dos Agentes de Saúde/Endemias, das psicólogas e assistentes sociais do Creas/Crass, e outros profissionais do município, apontando casos graves ou gravíssimos que precisem de ações. Sejam de internamentos psiquiátricos ou de natureza policial-jurídica.
Isso quer dizer que o objetivo é unir os casais, não permitir o vínculo familiar, melhorar as condições sociais, mas sem descuidar do combate à violência de gênero. Um Projeto que mistura a prevenção com a legalidade da Lei Maria da Penha e suas medidas protetivas, utilizando organismos de segurança pública: Polícias Civil e Militar.
Um Projeto genial que merece o apoio da sociedade e das autoridades diversas.
Que o Projeto Rede se torne uma grande rede de combate à violência doméstica!
Mesa bem representativa...
Naquilo que se convencionou chamar mesa principal dos trabalhos, estava bem representativa e bem formada. Drª. Lívia no centro dos debates, a doutora Isabele Pedrosa (assessora jurídica do Creas), o Prefeito Rafael Pedrosa, a professora Lucinete Pedrosa (Crass), a assistente social Ana Selma, a enfermeira Maria Antonia e a secretária de Ação Social -Érika PedrosaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna.
Explicando aquela imagem...
É a imagem do datashow. Com os nomes das entidades representativas do Poder Judiciário e do Ministério, da Polícia Civil e da Polícia Militar -representando os organismos judiciais e policiais do EstadoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sala de estar e área interna. E também os organismos municipais de combate à violência doméstica.
As flores, as rosas, explicam o feminino exalando pureza, sensibilidade e outras qualidades. E a foto do rosto da mulher violentada e violada, com o rosto desfigurado. Revelando-se uma tentativa de se matar a identidade feminina.
Caso Iranir: feminicídio ou não?
A partir de uma pergunta minha sobre o caso Iranir, jovem brutalmente assassinada em Moringue, a Drª. Lívia disse que leu o inquérito policial sobre o homicídio e ainda não pode defini-lo como feminicídio (motivações passionais ou doméstica), também não se apontando o culpado ou culpados de terrível crime contra a condição feminina e que chocou a sociedade.
Disse mais. Que as investigações continuam para se achar o assassino e as motivações do crime.
Tirando a dúvida sobre ser ou não ser feminicídio, de acordo com a Lei sancionada pela ex presidente Dilma.
Fala, Maria Antonia...
Em sua fala de pé, a enfermeira Maria AntoniaA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna falou das dificuldades das mulheres denunciarem seus maridos em virtude das condições de provedor econômico e dos laços familiares e afetivos.
Tem uma visão diferente das feministas.
Promotora de inteligência e sabedoria...
Drª. Lívia Cristina surpreende pela capacidade de debater com uma visão aberta os mais diversos problemas, sem perder o sentido social.
Na questão dos menores infratores, repudiou trancafiar menores em celas ou cadeias públicas, como querem setores reacionários e fascistas.
Disse mais. Jogar um menor, um preso qualquer, numa cela com 15 ou até 20 lá dentro, não recupera ninguém, piora as condições deles, que, muitas vezes, querem apenas cumprir suas penas e buscar suas integridades.
Antenada com a midia...
Tanto ela sabe operar a midia como gosta da publicidade a seminários e eventos do Ministério Público, que ela vem organizando juntamente com a sociedade e os poderes constituídos.
Há uma simpatia dela pelo que eu faço na midia digital e radiofônica, ao mesmo tempo que é grande a admiração pela Drª. Lívia -um dos quadros mais competentes do Ministério Público e com uma biografia das mais respeitadas.
E a parceria que também se alia ao Dr. Rafael, prefeito de Nova Russas, buscando do Executivo ações contra a violência doméstica e de gênero.
Razão da foto da Drª. Lívia ao meu lado e do Dr. RafaelA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé.
Conhece bem Nova Russas...
Quando perguntada a respeito da participação de igrejas no combate à violência doméstica, Drª. Lívia disse que a Pastoral da Sobriedade estava orientando maridos violentos com problemas de alcoolismo.
Túnel do tempo...
Que fim levaram algumas feministas de Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, tinha uma mulher de soldado que apanhava muito.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário