quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre os 251 votos no Sim e os 233 votos no Não.

Quero informar sobre a vitória do Sim do Temer contra o Não da oposição!
Quando digo informar, é porque vou informar mesmo. Informar porque conheço de política e de congresso nacional. Informar porque assisti ao vivo a sessão da Câmara Federal que arquivou a denúncia do Procurador Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, que pediu para o STF processar o presidente.
A vitória do Sim que enterrou a denúncia de Janot foi por vários motivos, não apenas o fisiológico de trocas de emendas e de recursos para as bases dos deputados federais em troca dos votos dos parlamentares da base de Temer para o arquivamento da denúncia inepta e sem substância jurídica, segundo os mesmos.
Os 251 deputados federais do Sim votaram por vários aspectos. Maioria foi em troca de verbas e de emendas, mas teve os votos por outras motivações. Alguns, como a bancada evangélica, tem as razões doutrinárias e teológicas para defender Temer -mais próximo da bancada evangélica do que Dilma e o Lula.
Alguns disseram apenas Sim pela economia que está dando certo, outro votou sim contra a vanguarda do atraso do PT, outro votou sim para não causar instabilidade política para não causar instabilidade econômica. Tem um do Pará votando Sim por ser um caboclo Paroara do Açaí -caso do deputado Vladimir Costa, Solidariedade do Pará.
Verdade: o voto no Sim no relatório Bonifácio de Andrada livrando Temer de ser processado no STF, teve vários motivos e não apenas a compra de votos.
Assistiram votarm Sim pela coerência ideológica e política.
Quem assistiu com reflexão analisou assim!
O voto Não foi diferente...
Os 233 deputados dos partidos de oposição radical e ideológica ao presidente Michel Temer (PSOL, PT, PDT, PPS, Rede, PSB e outros), em torno do Fora Temer!Votação da denúncia contra Michel Temer na Câmara dos deputados, diferente da maioria dos deputados do Sim (que falavam apenas Sim), utilizaram bem os 15 segundos do tempo de cada deputado para cada votar.
Maioria deles disseram Não ao golpismo, Não às reformas da previdência e trabalhista, Não ao desmonte do estado nacional, Não, não às privatizações e ao entreguismo, Não ao teatro de vampiros, Não à quadrilha e à organização criminosa de Temer golpista, Não aos que rasgaram a CLT, Não à corrupção institucional.
Mais Não. Não contra a PEC do trabalho escravo, não contra o extermínio de populações negras.
Falaram bem explicando o Não!
E a votação dos deputados cearenses...
Foi parecida com a divisão bem no meio. Os 11 que votaram a favor de Temer seguiram a orientação de seus partidos e de seus principais líderes partidários. 
Já os 10 contra foram os PT e do PDTA imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas sorrindo -sob orientação do governador Camilo e do ex governadores Cid e Ciro Gomes.
Quando a Vitor Valim e Cabo Sabino, que votaram não, mesmo na base de Temer, foi para ficarem de bem com a opinião pública cearense.
Exterminador de Direitos...
Foi assim que o deputado Chico Alencar, do PSOL, chamou o presidente Temer, no comentário do seu voto Não. Luizianne Lins disse que isso ali era uma palhaça de um teatro de vampiros. E a deputada Jô Moraes, do PC do B, disse que a Nação estava ameaçada por Temer.
Tiririca, Bolsonaro, Sérgio Reis...

Três figuras polêmicas espertas e polêmicas, os deputados Tiririca, Bolsonaro e Sérgio Reis votaram Não para não se queimarem pela população. Votaram Não dizendo que são coerentes. Veja o video da votação deles no Não e tires suas próprias conclusões.
E tem um deputado do Amapá, que votou sim em nome do linhão do Tucuruí.
Túnel do tempo...
Que fim levaram os mais de 20 deputados que não foram votar?
É o novo...
Benito Gama, dizendo-se coerente, repetiu que votou por Collor em 1992.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário