sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a Blogosfera 190 feita por radialistas policiais.

Tese é: espetacularização tendenciosa das prisões na Blogosfera dos radialistas 190! 
O rádio associado à Internet tem sido um fenômeno de comunicação social no Brasil. Muitos radialistas, notadamente do radiojornalismo policial (190), mesmo que comandem programas jornalísticos de cunho policial no rádio, migraram para a Internet no comando de Blogs.
Aqui na região dos Sertões de Crateús, região da Ibiapaba, Inhamuns e outras regiões do Ceará, comandam Blog associados a seus programas jornalísticos policiais. Blogosfera 190 pautada especialmente por prisões de marginais comuns pelo aparelho policial repressivo e ostensivo, a partir de mandados de prisão ou não -sem que se faça qualquer questionamento sobre elas e a forma como aconteceram, agindo como se fossem porta vozes da PM e da Polícia Civil.
Bom número de Blog policiais ou de cunho policialesco. Temos.
O Ipaporanga NotíciasTAMBORIL:. DANO E AMEAÇA É REGISTRADO NA ZONA RURAL.(Blog do radialista Gonçalinho Rodrigues, um dos mais acessados) do repórter policial Tony Sales, Blog do radialista Denes Lima (apresentador âncora do Jornal da 104 - Timbaúba FM), Blog do repórter Luiz Sousa, Blog do radialista Roberto Lira (Varjota), Sertões de Crateús, Blog Ipu Post, site Miséria (bizarro de Juazeiro), entre outros.
Pautados exclusivamente por matérias e reportagens policiais, notadamente das prisões de bandidos comuns, espetacularizadas de maneira tendenciosa, parcial e sem uma reflexão mais sociológica dos fatos policiais, os referidos Blogs celebram as prisões ou as mortes dos bandidos em confrontos com o aparelho policial.
Maioria dos radialistas e dos blogueiros, como Tony Sales, que chega a madrugar em delegacias em busca de furos policiais, são sacerdotes e fundamentalistas noticiosos em divulgar notícias policiais.
Não querem saber se tais prisões decorrem de condições de miséria de um capitalismo mais excludente ou de problemas sociais diversos, não questionando ainda as condições carcerárias dos presídios locais e regionais.
Tomam a forma de senso comum na militarização extrema e na falsa consciência de que o aparelho policial, por meio da repressão absoluta, possa resolver os problemas sociais de violência urbana -que tem causas seculares, sociais e diversas em nossas sociedades atuais.
Em nome do furo de reportagem, da rapidez em informar sobre prisões em cima do fato e em tempo real, notadamente a crimes diversos (tráfico de drogas, homicídios, furtos e assaltos) esquecem de questionar como aconteceram e até dos direitos dos presos -previstos na Lei de Execuções Penais e na própria Constituição Federal.
Não fazem isso porque são alienados na repressão do estado burguês. Acreditam apenas na versão policial dos fatos e acham que os criminosos não devem ter direito algum.
Tal blogosfera faz tudo, menos jornalismo digital!
Blogosfera 190 tendenciosa e parcial!
Êxtase nas prisões do RAIO...
O tradicional e famoso Batalhão de Policiamento Ostensivo/Intensivo (BpRAIO) tem uma grande popularidade na chamada blogosfera 190. As prisões de marginais comuns, notadamente de pequenos traficantes da região, são espetacularizadas como um fato grandioso por tais blogueiros.
Uma dessa prisões foi do traficante Adriano Soares, em Crateús, com uma grande quantidade de drogas e até balança de precisão, indiciado no artigo 33 (Lei de Entorpecentes).
Em Tamboril, outra prisão do RAIO. Um tal de Daniel Menton foi preso armado  com um révolver 38 e indiciado por porte ilegal de arma na Polícia Civil.
Já Renato Vitalino, um conhecido assaltante de Crateús, também foi preso em flagrante pelos RAIANOS em prática de assalto, sendo indiciado artigo 157 da Constituição Federal e recuperado dinheiro do assalto.
Não só as prisões do RAIO, mas também da FTA e ações do grupo tático da gloriosa Polícia Militar do Ceará -PMCE. Raimundo Nonato Pereira Dias, foragido da Justiça de Aquiraz foi preso em Crateús, pela Força Tática -grupo de elite e bem militarizado.
Morte do 'Bola de Ouro'...
Pela questão da disputa de pontos e territórios do tráfico de drogas na miserável Crateús, as mortes de usuários e traficantes são bem destacadas -notadamente no Blog Ipaporanga Notícias -do radialista e apresentador do Plenário do Povo, na Rádio Acaraú FM.
Um desses fatos foi o assassinato brutal de um elemento conhecido como 'Bola de Ouro -crivado de balas no Bairro Ponte Preta, periferia crateuense.
Não é só ladrão de galinha...
Ladrão de cabras também. Dois elementos de Monsenhor Tabosa foram presos furtando uma criação (cabra) de um criador daquele município.
Indiciados na Civil por crime de abigeato, ou furto de animais.
Valeria uma prisão e processo por isso? Não seria melhor cobrar deles o valor da cabra.
Algo que a blogosfera 190 não questiona.
Justiça com as próprias mãos...
Um dos fatos registrados na blogosfera 190 foi os casos de pessoas de bem que assassinaram marginais comuns, diante da falência do Estado oficial. Fazendo Justiça com as próprias mãos.
Um dos casos ocorreu em Lagoa do Arroz. O Aposentado Expedito Alves de Sousa (irmão do Professor Joaquim, que mora aqui em Nova Russas) matou um meliante de nome André.
Ou do duplo homicídio em Hidrolândia. Um aposentado, Seu Manoel, botou dois ladrões para o cemitério, que, segundo, numa luta corporal, teria matado os dois.
Um porém: Blogosfera 190 não explicou que não pode acontecer isso, porque é contra o Estado Democrático de Direito.
Túnel do tempo...
Que fim levou o blogueiro Júnior Ximenes, que também é 190?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1980, apenas o radialista Odenísio Holanda não era 190.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário