terça-feira, 31 de outubro de 2017

Como um manuscrito memorial do eterno retorno á infância, Montezuma Sales escreve uma cartinha digital das saudades infantis. Fez isso não como uma volta nostálgica ao passado, para situar ele no presente. Lembrando que, mesmo um sex (de 6.1) continua com a mesma solidariedade, a mesma alegria, a mesma candura, a mesma cabeça aberta, o mesmo jeito meigo e alegre. Que Deus proteja sempre a sabedoria, a inteligência superior do intelectual Montezuma Sales. Que venha logo seu centenário!

61. 
Hoje, novamente volto a ter aquela mesma vontade de escrever cartas manuscritas. Mas, desta vez tem destinatário. Hoje, completo 61 anos. Vou escrever uma cartinha para mim. Para o EU ainda criança. Não, ele não ficou lá atrás. Veio comigo. Afinal eu cheguei até aqui, e ele, ou EU ainda estou/está na tenra idade. São lembretes. Mas não serei pretencioso de querer direcionar a vida de ninguém, principalmente a minha. Vou registrar na cartinha que aquele radio Transglobe presente do meu pai, e que todos os dias dormia com ele, e que precisava de uma antena externa, já não é mais necessário. Que hoje podemos ouvir rádio sem antena, som local, e em qualquer lugar. Continuo ouvindo rádio. Ih! acho que esta cartinha será sofrida.
Não, não vou borrar a cartinha com a lagrima que teima em rolar. Que ele, ou EU não se preocupe com nossa péssima letra, caligrafia. Não é preciso. Infelizmente ninguém mais escreve manual. Muito menos cartinhas. Não insista em ser feliz, mas lute com todas as forças para ser otimista. O otimismo é mais irmão da esperança do que da felicidade. Existe sim razão na loucura, e no amor é só loucura. Deixe a vida chover sobre você. Solidão leva a introspecção. Fique só por bons tempos. Seja em muitos casos, radical introspectivo. E preserve um núcleo duro e nunca o revele para ninguém, principalmente para o espelho. Somos ótima companhia para nós mesmos. Fale o que sentir. Pense e verbalize seus próprios argumentos. Nunca deixe ninguém falar por você, se você puder fazer. Sim, é possível ser amado, sem amar. E aqui todo o cuidado: Se fosse suficiente amar, as coisas seriam muito mais simples. Quanto mais se ama, mas o absurdo se consolida. Curva-te apenas para amar. No limite, amar um ser é "matar" todos os outros. Quem não tem tendência para serial killer, não amará jamais.
E para mostrar coragem não precisa pegar em armas. Continue lendo tudo que cai nas suas mãos. Livrinhos "Estefânia", as fotonovelas que papai lia todas. Abuse de pesquisar na Delta Larousse. Mas hoje, ninguém nem sabe do que se trata. Leia a coleção "Tarzan" está na estante. Mergulhe nos Dicionários de Jânio Quadros, também estão lá. Outro dia, li novamente Os Miseráveis. Lembrei de você, quando o leu pela primeira vez. Você estava em todas as páginas. Eita, esta doeu! A leitura leva ao saber, o conhecimento. Prefira saber a imaginar. E não se preocupe com esta história de vida eterna. Viva intensamente a sua, ou nossa, é única. Quem se entrega a especulação sobre a vida após a morte se assemelha ao reducionismo da lagarta que sabe que o verdadeiro destino é tornar-se uma borboleta.
Tenha muitas dúvidas. Só tolos tomam uma decisão e tem certeza disso. Nunca tenha certeza de nada. O que não impede de acreditar em tudo.
Lute arduamente contra todas as formas de violência. Ela, a violência poderá destruir o poder. Mas, jamais o criará.
E continue usando o tampo do birô "confiança" para jogar botão. E não esqueça de quando terminar, colocá-lo no talco. Somos campeões neste hoje esquecido esporte.
Tenha medo, tenha coragem, mas nunca fique em pânico. Ah! Não envelheça.
Feliz Aniversario. Parabéns pelos seus 8 anos.

________________________________________________
Autor: Montezuma SalesA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, barba, óculos de sol, céu e atividades ao ar livre 
. é intelectual, advogado, dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário