sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Dissertação do Blog Professor Tim sobre os 100 anos da Revolução Russa!

Dissertação dos 100 anos da Revolução Russa por um ex comunista do PC do B!
Como dissertação é subjetiva e se disserta sempre na 1ª pessoa, sou o dissertador mais indicado para dissertar sobre os 100 anos da Revolução Russa -ou os "10 dias que abalaram o mundo", como escreveu e título do seu livro o comunista ianque John Reed.
Fui um quadro, militante-camarada do Partido Comunista do Brasil (PC do B) até 2008, quando uma camarilha de renegados (ou revisionistas) tomou de assalto a direção do Comitê local e tive que sair para não ser expulso, mas não fazer a presente dissertação com o ressentimento anti-comunista na linha neoliberal.
O PC do B é citado na dissertação porque é um partido Marxista-Leninista, defensor da ditadura do proletariado e dos mesmos dogmas ideológicos dos revolucionários e da revolução russa: lutas de classes e tomada revolucionária do poder, ditadura da classe operária e estado forte e planificado até o fim do capitalismo e da sociedade sem classes -sendo o proletariado a vanguarda. 
A Revolução Russa, ocorrida em 7 de outubro de 1917 e comandada pelo líderes bolcheviques (Lênin, Stálin e Trotsky)Resultado de imagem para fotos e imagens da revolução russa, está correta na história, mas não no calendário. Na verdade, no calendário Juliano (Igreja Ortodoxa Russa) ocorreu em 7 de novembr, e não 25 de outubro -conforme calendário gregoriano da Igreja Católica de Roma. 
Errada no calendário e no próprio território, caso da Rússia. Como era um país atrasado e feudal, diferente da Alemanha com modernas relações de produção e grande desenvolvimento industrial com o proletariado hegemônico, era natural que fosse na Alemanha Ocidental e não na Rússia o local da 1ª revolução comunista.
Mas o rico proletário industrial alemão não foi o coveiro do capitalismo e da burguesia, os proletários russos somados aos soldados e camponeses, sem obedecer aos manuais marxista, fizeram a revolução sob o lema: pão, terra e paz.
Fundando, pelas armas e pelos fuzilamentos dos czares, a primeira sociedade regida por um estado socialista de regulação, de planificação e de burocracia sob a chefia da vanguarda proletária e profissional Bolchevique dos Sovietes.
 Considerado o mais moderado e preparado, Lênin (guia mundial dos povos), morreu pouco tempo depois ,abrindo espaço para o período de terror stalinista.
Dotado de uma visão fechada e sectária, considerado-se o sucessor de Deus na Terra e endeusando o proletariado, Stalin foi o mais radical chefe comunista na então União das Repúblicas Socialista Soviéticas -URSS.
Diferente de LêninResultado de imagem para fotos e imagens da revolução russa, que defendia a revolução por etapas (etapismo) e sem o estado absoluto e totalitário, e de Trotsky, defensor da revolução permanente e internacionalista, StalinResultado de imagem para fotos e imagens de lenis de trotsky e de stalin defendia a revolução e o comunismo num só país.
No período stalinista, a União Soviética teve o maior desenvolvimento industrial da história, mesmo que tenha levado a agricultura e os setores primários à falência. Grande desenvolvimento industrial feito pela terror dos contra os próprios camaradas e os Kulaks -agricultores ricos da Ucrânia.
Como tudo acaba, o stalinismo acabou com a morte de Stalin, em 1953. Sucessor dele, Kruschev, divulgou os relatórios dos crimes de Stalin -apontando e creditando ao stalinismo cerca de 30 milhões de mortos.
Kruschev ficou pouco tempo no poder, derrubado pela linha dura da cortina de ferro do regime comunista ou socialista soviético. Brejnev o sucedeu, depois sucedido por Andropov até GorbachevResultado de imagem para fotos e imagens de lenis de trotsky e de stalin assumir com sua Perestroika/Glasnot -abertura ao capitalismo e para democracia plural.
Mesmo com o fracasso e a derrota para o capialismo, a Revolução Russa deixou um legado positivo para a primavera dos povos por mudanças e pela ideologia do progresso planetário.
Mesmo com os erros do materialismo histórico e dialético, a Revolução Russa deixou um legado positivo. A divisão do mundo em socialista versus capitalista, impediu a dominação unipolar da Humanidade pelo império capitalista dos Estados Unidos.
Vários países e nações colonizadas pelos Estados Unidos e pela Velha Europa, em vários continentes, libertaram-se lutas contra o colonialismo patrocinadas pela União Soviética.
Na América Latina, durante a Guerra Fria, a União Soviética patrocinou diversas revoluções sociais (Cuba, Nicarágua,) e diversos movimentos e guerrilhas de ultraesquerda: Sendero Luminoso, FARC, MR-8 etc.
Muitos direitos trabalhistas só foram conseguidos por conta da Revolução Russa. Antes da Revolução Russa, os trabalhadores eram tratados como escravos e não tinham direito a nada.
Mesmo com os erros na  questão da restrição das liberdades individuais e do estado grande demais e burocratizado, emperrando a produção e matando as liberdades individuais, a Revolução Russa continua inspirado revolucionários de transformação social.
A revolução russa foi uma tentativa de se implantar uma ordem social mais justa e mais igualitária, mesmo que a forma tenha sido errada.
O ideal comunista da revolução russa não morreu!
__________________________________________
Autor da Dissertação: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário