domingo, 26 de novembro de 2017

1º Ensaio sobre o Positivismo no Brasil!

Conheça melhor o Positivismo da República e da sociedade brasileira!
Ideólogo de um sistema social e político que transplantasse do espaço a mesma ordem cósmica heliocêntria (Sol no Centro do Universo organizando tudo os seus satélites subordinados), o filósofo francês Augusto Comte, fundou um novo sistema sociológico.
Positivismo e seu principal lema: amor por princípio, ordem por base e progresso por fimResultado de imagem para fotos e imagens do positivismo no brasil.
Ou harmonia na Terra entra as classes sociais como vitais para o progresso humano. Ordem e Progresso, para ficar bem atual com o mantra republicano do Marechal Deodoro até Temer -expresso na Bandeira NacionalResultado de imagem para fotos e imagens do positivismo no brasil.
Dividindo a Humanidade em três fases ou estados sociais e ideológicas como prática de governo: Teológico (forte da presença religiosa em Deus e da monarquia absoluta no poder político), Metafísico (presença forte dos filósofos e dos parlamentares) e PositivistaResultado de imagem para fotos e imagens do positivismo no brasil (governo dominado por sociólogos e por técnicos-burocratas científicos na ditadura republicana da ciência), Comte definia a ditadura republicana como o mais perfeito dos governos.
Mesmo um sistema político-ideológico do Século XIX, o Positivismo ainda está presente muito fortemente no Brasil do Século XXI.
A bandeira do Brasil tem lá o dístico Ordem e Progresso. Os políticos diversos falam em harmonia das classes sociais, dentro de um pacto corporativista como fez Getúlio Vargas em seus governos.
As ciências humanas e filosóficas são muito valorizadas, as relações sociais tensas e a extrema esquerda é sempre duramente combatida em nome da manutenção da ordem social em busca do progresso de todos.
Há uma frase lapidar de Comte, que traduz o que seja o espírito ideológico e social do seu Positivismo:
"Os mortos cada vez mais governam os vivos", querendo dizer da importância da história e dos fatos do passados na construção da ordem e do progresso futuros.
É o Positivismo mais vivo do que nunca!
________________________________________________
Autor do Ensaio: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário