domingo, 26 de novembro de 2017

Artigo do Blog Professor Tim tentando definir ideologicamente Jair Bolsonaro!

Como definir Bolsonaro ideologicamente: Nazista, Fascista, Comunista ou militarista jacobino e positivista?
O pré-candidato à Presidência da República do PEN (ou Patriotas), Jair Bolsonaro, deve ter uma ideologia para viver, mas ela não tem uma unidade ideológica purista. 
Bolsonaro, embora tido como um presidenciável de Ultra e de Extrema Direita, não se pode dizer que ele é ideologicamente fechado em alguma ideológica específica.
Dizer que Jair Bolsonaro (candidato dos Patriotas) é NazistaResultado de imagem para fotos e imagens das ideias de bolsonaro, não é muito certo. Tudo bem que defenda um Estado forte e centralizador, militarização extrema, líder máximo em  relação direta com as massas, mas é longe de ser um novo Adolf Hitler a implantar um regime nazista totalitário. 
Pelas diferenças raciais, sociais, culturais e políticas do Brasil em relação à Alemanha ariana do Nazismo, é impossível um novo Hitler surgir, pois aqui temos uma certa diversidade e um pluridade de pensamento tropical.
Fascista? Muito menos. Com Mussolini, o Duce do Fascismo, não se parece nada. Jair Bolsonaro não tem uma guarda de fascio de combate, não está filiado a um partido fascista, embora algumas de suas propostas presidenciáveis sejam parecidas com as que os fascista da Itália e seu principal guru, Gentille, tenham adotado.
Seria Bolsonaro comunista? Tá louco! A ideologia do Exército, da qual Bolsonaro é oficial reformado (capitão) rejeita totalmente o comunismo em todos os aspectos. Ideologia militarista das Forças Armadas nunca aceitou a ditadura do proletariado, a luta de classes e a implantação de um regime absoluto de igualdade social comunista.
Agora a última opção: militarista jacobino? Sim. é a mais correta. Foram os militares jacobinos que derrubaram a Monarquia de Dom Pedro II (Pedro Banana) e implantaram a República da Lei, da Ordem e do capitalismo gerencial-estatizante com forte intervenção militar e estatal. Ideias que o jacobino e positivista Bolsonaro venha defendendo.
Um detalhe que eu esqueci na pergunta principal. Bolsonaro é um cristão dotado de valores morais da família tradicional (nucelar/cristã), condenando as famílias homossexuais/homoparentais e o próprio feminismo. Tornando-se um fundamentalista religioso contra aquilo que ele chama aberrações da natureza humana.
Muitas vezes, pelas frases de efeito, Bolsonaro comete insultos raciais e homofóbicos, próprio de um líder xenófobo da extrema direita, mas tudo não passa de um palavreadoImagem relacionada para agradar amplas parcelas da população e tentar chegar à Presidência.
Definindo-se como um candidato da direita cristã e conservadora dos valores morais e éticos, misturando-se com a defesa da Lei e da Ordem na pena de morte contra alguns tipos de bandidos (latrocidas, estupradores e outros) e um capitalista de estado forte e intervencionista na geração de emprego e da defesa da empresa e das riquezas nacionais.
Razões para Jair Bolsonaro ter tantos apoios na classe média baixa, no meio proletário cansado de tanta violência, no meio militar, nas igrejas cristãs e católica, entre os heterossexuais e até mesmo em alguns setores de uma Esquerda menos ortodoxa e mais voltada para a defesa do nacionalismo estratégico, vendo em Bolsonaro um militar nacionalista para uma guerra contra o imperialismo dos Estados Unidos.
Resta saber se o Sistema Econômica que manda e desmanda no Brasil (Globo, Banco Mundial, multinacionais, grandes bancos, agronegócio, entre outros) vão permitir que um militar populista, salvacionista e de ideologia não definida possa se tornar Presidente do Brasil.
A não ser que ele assine a Carta aos Brasileiros, como fez o Lula, que se vendeu para o sistema capitalista e para os ricos.
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário