quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a falta de produção de matérias virtuais dos radialistas blogueiros!

Tese de comunicação  é: Blogosfera dos radialistas não produz matérias blogueiras e comunicacionais ! 
O fenômeno das redes sociais e a integração da midia radiofônica com a Internet produziu a migração de muitos profissionais do rádio para o meio virtual.
A blogosfera foi o canal mais usado pelos profissionais do rádio por radialistas do Ceará e da Zona Norte do Ceará -incluídos os Inhamuns, os Sertões de Crateús e outras microrregiões.
Expressivo o número de radialistas que criaram Blog ou Sites na Internet, mas isso não contribuiu muito para a informação e para o debate da notícia.
O Ipaporanga NotíciasTAMBORIL:. DANO E AMEAÇA É REGISTRADO NA ZONA RURAL.(Blog do radialista Gonçalinho Rodrigues, um dos mais acessados) Blog do repórter policial Tony Sales, Blog do repórter Fontenele, Blog do radialista Denes Lima (apresentador âncora do Jornal da 104 - Timbaúba FM), Blog do radialista Roberto Lira (Varjota), Sertões de Crateús, Blog Ipu Notícias (radialista Rogério Palhano), site Miséria (bizarro de Juazeiro), entre outros, não produzem matérias informativas e nem da informação jornalística.
Pautados exclusivamente por matérias e reportagens policiais, notadamente das prisões de bandidos comuns, espetacularizadas de maneira tendenciosa, parcial e sem uma reflexão mais sociológica dos fatos policiais.
Maioria dos radialistas blogueiros transformam seus Blogs ou Sites apenas em extensões dos seus programas de rádio. Quase todas as notícias lidas em seus programas são postadas nos blogs.
Nada mais do que fazer uma blogagem virtual:
Resultado de imagem para fotos e imagens de control e control v
Exatamente isso. É o que a maioria deles. Apenas copiando e colando matérias de ordem policial ou de cunho tendencioso de algumas assessorias de imprensa.
Muitas vezes, em nome do furo de reportagem, da rapidez em informar sobre prisões em cima do fato e em tempo real, notadamente a crimes diversos (tráfico de drogas, homicídios, furtos e assaltos), cometem erros grosseiros de natureza ética. 
Espera-se que a blogosfera dos radialistas melhore.
É o que esperam seus leitores!
RAIO é unanimidade dos blogueiros radialistas...
Formando uma espécie de tropa de elite da Polícia Militar do Ceará, o famoso Batalhão de Policiamento Ostensivo/Intensivo (BpRAIO) tem uma grande popularidade na chamada blogosfera radiofônica dos radialistas 190. 
As prisões de marginais comuns, notadamente de pequenos traficantes da região, de ladrões pés de chinelo, de agressores de esposas, indivíduos que usam rádios na mesma frequência da PM, ou que jogaram objetos ilícitos para dentro de cadeias, entre outros, feitas pelos Raianos, são bem divulgadas.
A prisão da traficante Carina Aurele, com vários tipos de drogas e provas materiais, em Crateús, pelo RAIO, foi amplamente divulgada.
Registro da prisão de homicida...
Caso de Jeová Gonçalves, acusado de homicídio no DF e foragido no distrito de São Pedro, foi divulgada nos vários blogs 190.
Prisão de comerciante que embriagou menor...
Foi registrado nos vários blogs e pelos radialistas da região, a prisão em Sabonete do comerciante Francisco Teles, que havia vendido bebida alcoólica para um menor bandido.
Celebra-se tal prisão, mas não se questiona os pontos críticos do Estatuto da Criança e do Adolescente -que privilegia muito os menores infratores, violando-se a Constituição Federal.
Divulga-se a prisão, mas não a soltura...
Por alvará judicial, o famoso Gabriel Barra Limpa, acusado de roubo contra uma senhora da Rua da Lagoa, não está mais preso.
Está soltinho da Silva atrás de uma pedra de crack.
Questão do direito autoral...
Fiz uma matéria sobre condenação de ex prefeitos por improbidade, que foi copiada pelos blogueiros-radialistas Rogério Palhano e por Gonçalinho Rodrigues, mas não citaram a fonte.
Rogério Palhano ainda colocou Professor Tim (letrinha bem miudinha), mas não disse que se tratava de uma matéria do Blog Professor Tim.
Gonçalinho Rodrigues, em seu Blog (Ipaporanga Notícias), ainda fez pior. Sequer citou o nome Professor e muito meno o Blog. 
Veja como ele postou:

ARARENDÁ:. EX PREFEITA TÂNIA MOURÃO É CONDENADA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA .

Tânia Mourão.

Aquilo que juridicamente o juiz titular da 22ª Vara Federal (de Crateús), Daniel Guerra Alves, julgou apenas parcialmente deferido, os ex prefeitos de Nova Russas, Marcos Alberto Martins, e de Ararendá, Tânia Paiva Nibon Mourão, foram condenados (condenação cível) por improbidade administrativa com suspensão dos direitos políticos por 8 anos e a pagar multa no valor de 40.000 reais (atualizada pela Selic).
No final da postagem, não diz quem é o autor:
É preciso dizer de maneira bem verdadeira que cabe recurso da referida decisão na Tribunal Regional Federal (5ª região), como determina jurisprudências de tribunais superiores e da própria Constituição Federal, visando reverter tal decisão parcialmente deferida da Justiça Federal (em Crateús).

Pois é. A matéria é do Blog Professor Tim.
Só para informar ao amigo Gonçalinho Rodrigues!
Túnel do tempo...
Que fim levou o blogueiro radialista Farias Júnior, que nunca mais veio a Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1980, José Maria Félix era a maior expressão do rádio da Zona Norte do Ceará
________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário:

  1. Blog IPAPORANGA NOTÍCIAS é um Blog policial, local adequado para se dar uma notícia sobre o bandido Marcos Alberto.

    ResponderExcluir