quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a escalada autoritária do governo Rafael Pedrosa.

Preocupa o silêncio dos bons sobre a escalada autoritária da ditadura Pedrosa-Diogo no governo Rafael!
A frase original, que é do líder negro Martin Luther King, ficou incompleta, mas sempre era repetida à exaustão no Blog do saudoso Areton,  dizia, na sua totalidade o seguinte:
"Não me preocupa o grito dos maus mas o silêncio dos bons".
Muito bom recorrer a Martin Luther King, um lutador das liberdades individuais, diante da escalada autoritária do governo do Dr. Rafael Pedrosa com apoio da família Diogo -cujos principais líderes são o vereador Chiquinho (sobrinho e ex secretário do governo Gonçalo) e o ex prefeito Gonçalo Diogo, considerado um dos prefeitos mais impopulares da história, entre outras famílias da elite local.
Eleito com pouco mais de 30% dos votos, o Dr. Rafael não governa, como deveria ser, para todos os novarussenses. Governa apenas para e com a família Pedrosa, que tem a maioria absoluta dos secretários municipais. Vários parentes de Dr. Rafael são secretários municipais ou estão em cargos de confiança/comissionados, e o pai dele -Capitão Washington Pedrosa é o poderoso secretário de Finanças (dono da chave do cofre da Prefeitura) e o prefeito de fato pela falta de experiência política e administrativa do Dr. Rafael.
Ao ter a maioria do secretários da família Pedrosa e de alguns poucos grupos oligárquicos aliados, revela uma concentração autoritária de poder político e administrativo. Um poder centralizador e autoritário com  visão fechada e sectária -como foi o finado governo de Gonçalo Diogo. 
Uma escalada autoritária de não respeitar divergências e governar com os mais próximos, de acordo com uma certa ditadura do pensamento único e hegemônico dos Pedrosa, dos Diogo e de algumas poucas famílias burguesas. Achando que só eles são iluminados por Deus para governar Nova Russas.
Tudo gira em torno da família Pedrosa ou de aliados históricos deles. O ex prefeito Chico Rosa é o secretario de Agricultura e o radialista Toinho Barbosa (locutor esportivo da Timbaúba FM -Comunitária dos Pedrosa) é o assessor de Imprensa da Prefeitura de Nova Russas.
O próprio Rafael não tem sido tão aberto às críticas e tem sido autoritário ao respondê-las. Sem prestar atenção na liturgia do cargo de chefe do Poder Executivo, não recebe bem as críticas contra ele postadas nas redes sociais ou nos meios de comunicação em geral, até contestou o deputado Jeová na questão da estrada Nova Russas-Cruzeta e criticou o professor/intelectual Reginaldo Silva em relação aos artigos que escreveu sobre seu governo.
Outro aspecto de autoritarismo no governo Rafael tem sido demissões de pessoas e militantes políticos ligados a alguns vereadores que hoje fazem parte do G-6 -liderado por Júnior Mano -um jovem inteligente e uma grande liderança de Nova Russas e do Ceará, potencial pré-candidato a deputado federal-, apenas porque eles não querem apoiar e votar no candidato do prefeito a Presidente da Câmara.
Esquecendo que o prefeito é chefe do Poder Executivo, que deve ser harmônico mas independente do Poder Legislativo, o Dr. Rafael não pensa assim, até pelo fato da mãe dele (vereadora Socorrinha Holanda) ser a Presidente governista da Câmara.
Rafael quer interferir na eleição da Mesa Diretora, querendo, a qualquer custo eleger o novo Presidente -desejando que seja do G-7 ou Bloco de 7 vereadores da sua base aliada na Câmara: Denílson, Chiquinho Diogo, Rejane, Isabel Moura, Adalberto Filho, Socorrinha Holanda e Teixeira.
Com 7 vereadores na sua base aliada, portanto, uma maioria precária, Rafael repete o mesmo autoritarismo nas relações com o Legislativo do seu antecessor, Gonçalo Diogo. 7 vereadores, não sabe Rafael, não dá para derrubar pareceres contrários do TCE e nem aprovar matérias que exijam quorum qualificado (2/3).
Tudo isso, mas tem mais. Prefeito Rafael isolou totalmente o vice Júnior Mano  (praticamente um dos heróis da sua vitória), apenas por questões politiqueiras e do medo de Júnior virar uma liderança que possa eclipsar sua liderança. Júnior Mano tem sido discriminado e sequer é convidado para eventos oficiais.
Dias atrás, conforme revelou o professor Reginaldo Silva em belíssimo artigo, o prefeito Rafael teve um desentendimento com o pai de Júnior Mano e secretário de Planejamento, Antonio Luiz, por questões menores. Fato que levou Antonio Luiz, um cidadão de moral e de qualidades na vida pública, a não ter ido mais na Prefeitura há vários dias.
Soma-isso a desorganização, a falta de experiência, o isolamento político, o distanciamento dos movimentos sociais, entre outras coisitas, do governo Rafael. São constantes os atraso no pagamento dos salários dos servidores (efetivos/temporários) e não cumprimento de direitos trabalhistas.
Críticas ao governo Rafael acontecem dentro e fora de Nova Russas, Ainda repercutindo a matéria do jornalista Nilson Fagatta, exibida na TV Jangadeiro, a respeito da ambulância superlotada com 8 pessoas -inclusive uma paciente com câncer.
Algo que revela sempre uma gestão questionada e um crescente de autoritarismo no governo Rafael.
Escalada autoritária que precisa chegar ao fim.
E o fim do silêncio dos bons é fundamental!
Grupo de Júnior Mano é fortíssimo...
Poucas vezes uma liderança política forte, como é Júnior ManoA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e terno, reuniu um grupo político tão expressivo. Fazem parte do grupo político de Júnior Mano cerca de 6 vereadores (Toinha do Capitão, Antonio Carlos, Paulinho Talegal, Marcelo Evangelista, Pedro Lira e Hudson), o deputado Jeová Mota, o ex prefeito Marcos Alberto, o intelectual Reginaldo Silva e outras lideranças de grande expressão.
Perguntar não ofende...
Por que o governo Rafael não arranja um cargo comissionado para o amigão Miguel Pedrosa, especialista em Factoring?
Túnel do tempo...
Que fim levou a camisa 9 de Washington, artilheiro da Copa Zona Norte?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1997, Rafael era um pré-adolescente.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário