sábado, 25 de novembro de 2017

É o questionamento para a conversa fiada das licenças do deputado Genecias Noronha, na questão da licença ambiental da Lago de Fronteiras -obra hídrica que nunca saiu do papael.

QUAL LICENÇA, DEPUTADO GENECIAS NORONHA?
Li na página da repórter Samila Gomes, uma declaração do deputado Genecias Noronha, sobre o Lago de Fronteiras. Mais uma! Disse o deputado que a obra ainda não teve inicio porque estava faltando "apenas" uma Licença Ambiental. Mas, o deputado não disse qual delas. Não disse porque não sabe. Licenças Ambientais não passam pelo trâmite do tráfico( não é tráfego) de Emendas Parlamentares. Licença Ambiental é uma das poucas coisas sérias neste país. Um outro exemplo de coisa séria é o " Jogo do Bicho". Pode existir dotação orçamentária, recursos disponíveis mas se não tiver as Licenças Ambientais, não tem obra. São três. A LP( Licença Prévia) que esta certamente já existe. Acontece esta licença quando se estar projetando. E projeto é o que não falta para o Lago de Fronteiras. No papel é o maior empreendimento do mundo. No papel e na língua da enganação política. Tem projeto em 3D, 4D, maquete, computação gráfica... Mas não tem Licença Ambiental. A segunda Licença Ambiental é LI( Licença de Instalação) É a mais importante das três. Porque é ela, a LI quem autoriza o inicio das obras. É "apenas" esta Licença que ainda não existe. Belo Monte esperou "apenas" 30 anos por esta LI. E entre a LP e a LI existem pelo menos 40 condicionantes. E condicionantes que não foram alcançadas. E duas importantes autorizações, que também ainda não existem. ASV( Autorização de supressão de vegetação), e a ACCT( Autorização de coletas, capturas e transportes de material biológico). É através da ACCT que é feita a identificação da fauna( animais silvestres) no âmbito da área que será desmatada, ou inundada. Não existe esta autorização. E tem a terceira Licença que é a LO( Licença de Operação) é aquela que certifica que a obra foi construída de acordo com o que foi planejado e autorizado através das LP e LI. A LO autoriza o funcionamento do que foi construído. Ainda não é tempo da LO. Como o Lago de Fronteiras vai barrar as aguas de um rio federal, que é o Rio Poty, as Licenças serão concedidas pelo IBAMA. E apenas para exemplificar: A Hidrelétrica de Belo Monte esperou 30 anos pela Licença de Instalação(LI). 30 anos esperando pela licença que autoriza o inicio das obras. Não é "apenas" uma Licença Ambiental, como o deputado, sem saber do que falava, afirmou. 
Esta foto com três ex-prefeitos com cara de paisagemA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, no dia de mais uma enganação, a tal "ordem de serviço" é emblemática. Os ex-prefeitos são cúmplices dessa embromação eleitoreira. A foto mostra o quanto de tempo que se engana uma população com esta historia de Lago de Fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário