terça-feira, 28 de novembro de 2017

Minha análise radiofônica sobre o Jornal A Notícia do Ceará!

Análise da razão radiofônica sobre aspectos diversos do A Notícia do Ceará!
O sabático Jornal A Notícia do Ceará, transmitido pela Rádio Voz Ativa e por várias outras rádios da região e do Ceará (Poty de Crateús, Tigres de Novo Oriente, Planalto da Ibiapaba, Brasil FM de Icó e Patativa de Assaré, Regional do Ipu e algumas outras), está ligado a mim.
Fui comentarista voluntário por dois anos na bancada do Jornal A Notícia do Ceará e agora sou um mero ouvinte todos os sábados (apenas na 2ª hora: das 11 ao meio), em que escuto tudo que passa no noticioso apresentador por Reginaldo MarquesA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna (apresentador âncora), por Carlos Henrique e por Emanuel Rodrigues.
Razão assim para eu fazer uma análise do que seja e do seja na parte noticiosa e informativa o Jornal A Notícia do Ceará. A 1ª coisa a dizer é que o Jornal A Notícia do Ceará está muito vinculado ao Cariri e ao Centro Sul, com forte participação de radialistas dos municípios das duas microrregiões.
Melhor que o Jornal A Notícia do Ceará fosse chamado de Jornal do Cariri-Centro Sul, por conta de ser forte a participação de radialistas das rádios de Assaré (Jocélio Leite) - sempre participando com notícias daquela cidade- e de uma consagrada repórter da Rádio Brasil FM (de Icó): Lucinha.
Tudo bem que é uma ótima ideia tentar formar uma rede de rádios transmitindo o Jornal A Notícia do Ceará, mas isso pode ser uma utopia. Cadê as rádios de Juazeiro, de Sobral, de Fortaleza e da sua região metropolitana, dos Inhamuns, do Vale do Acaraú na cadeia de rádios?
Não estão, é a verdade dos fatos! Razão em dizer que não existe uma rádio cearense de rádio.
Mais. O Jornal A Notícia do Ceará não tem um foco central noticioso que repercuta em determinada região ou segmento. Não faz o debate sensacionalista, a crítica reflexiva, os comentários fortes e radicais de determinados temas noticiados
Apenas faz o papel menor de divulgar fatos já divulgados/requentados nas redes sociais, em programas de rádio e na midia estadual/nacional. Decisões do Ministério Público Estadual contra nepotismo em prefeituras e as prisões do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário, questão dos investimentos em segurança pública pelo governador Camilo, condenação da Justiça Federal de ex prefeitos por improbidade etc. etc. etc.
São alguns dos fatos requentados divulgados como notícias velhas no A Notícia!
Mais um detalhe. Não uma sincronia e uma permanência nas participações gravadas dos correspondentes. Hélio Lopes pouco participa, Thiago Rodrigues não participa de algumas edições, o correspondente da Tigres nunca mais falou e o Marcelo Chaves vez ou outra participa, Júnior Ximenes deixou de participar.
A tudo isso, tem as carências. Programa não tem participações por telefone, não tem repórteres ao vivo nas cidades, faltam comentaristas especializados, temas quentes da região, entrevistas com políticos importantes, informações mais globais e gerais para seus ouvintes.
A questão técnica ainda não foi resolvida totalmente. Sintonizar o Jornal A Notícia continua não sendo fácil. Chiadeira e outros problemas técnicos.
Apesar de tudo, sou ouvinte do Jornal A Notícia.
Serei sempre um ouvinte fiel!
Quem seria melhor como âncora do A Notícia: Reginaldo Marques ou Rogério Palhano?
São dois grandes profissionais do rádio. Reginaldo Marques tem voz de locutor, tem boa dicção, tem conhecimentos, mas o problema dele é a falta de tempo por trabalhar (segunda a sexta), na agência como burocrata federal do INSS em Crateús. 
Reginaldo Marques está sem tempo para preparar matérias e debater bem os temas sugeridos e pautados.
Traduzindo para o futebolês, pela falta de tempo e treino radiofônico, Reginaldo Marques está fora de forma radiofônica. 
Não tem feito grandes apresentações como apresentador do Jornal A Notícia do Ceará. Seus comentários poderiam ser melhores sobre temas políticos e diversos. Não está nos seus melhores dias como apresentador e profissional do radiojornalismo, faltando a ele o pique sensacionalista de falar com paixão e para causar impacto verbal nos ouvintes.
Até ficaria melhor Reginaldo Marques comandar um quadro previdenciário, porque ele tem muitos conhecimentos sobre Previdência e Seguridade Social. Seria muito bom para os aposentados e pensionistas da região, até mesmo no debate da Reforma Previdenciária.
Quanto a Rogério Palhano é o contrário! tempo totalmente dedicado ao rádio. Rogério Palhano é sensacionalista, saber bater bem, tem um vocabulário bem popular e de fácil entendimento com frases do povão (vá catar coquim), coloca BG de impacto, e sempre fala verdades na sua Mesa da Verdade.
Radialista profissional que não tem medo de nada.
Seria um apresentador âncora 100% no Jornal A Notícia do Ceará.
Acredito que é difícil ele retornar ao A Notícia do Ceará!
Equívoco...
Reginaldo Marques disse que a prefeita de Catunda era Íris Martins, mas depois corrigiu a informação. Acertou depois em dizer que a prefeita de Catunda era Ravenna.
Só Lembrando...
O meu Momento da Cidadania não é o mesmo Momento da Cidadania. Não sou pela Cidadania Judicial totalitária. A Cidadania tem que ser feita pelo diálogo, pela consciência política, pela ampliação dos espaços democráticos.
Perguntar não ofende...
Por que o Jornal A Notícia do Ceará não tem patrocinadores?
Túnel do tempo...
Que fim levou o Pedro Timbó, que sempre participava do Jornal A Notícia do Ceará?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1982, era fundada a Rádio Poty de Crateús.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário