domingo, 28 de janeiro de 2018

Um importante artigo do Blog Professor Tim sobre a grande importância dos fatos lógicos superando os conhecimentos teóricos da Psicologia, da Psiquiatria e da Psicanálise.

Os fatos e a lógica factual dizem e explicam muito mais do que a Psicologia, a Psiquiatria e a Psicanálise nos comportamentos e doenças da psique humana!
Embora com diferenças nas análises e profilaxias dos comportamentos e das doenças/transtornos psíquicos e mentais, a PsicologiaImagem relacionada, a PsicanáliseImagem relacionada e a Psiquiatria buscam conceitos e padrões semelhantes na tentativa de estudar ações comportamentais humanas ou tentar resolver problemas de traumas, de neuroses ou patologias mentais.
As três (Psicologia, Psicanálise e a Psiquiatria), embora a Psicanálise não seja um curso superior ou graduação acadêmica, sofrem a influência cartesiana do meio acadêmico. Que é o de dividir em partes as ciências e os conhecimentos acadêmicos: psicólogo só entende de psicologa, psiquiatra só entende de remédios para doentes mentais etc.
<Longe, porém, do cartesianismo acadêmico, mas ao mesmo tempo mostrando que isso é um problema que gera o fato acima, pela divisão e por teorias que não explicam comportamentos e nem as doenças mentais, é que entro no sentido central. Citando fatos e a lógica que derrubam teses da Psicologia, da Psicanálise e da Psiquiatria>.
A psicologia clínica tenta curar (freudianamente) o transtorno bipolar, que não é bem um transtorno apenas psíquico. Toda pessoa é bipolar, basta que uma situação leva a outra. 
Acho, entendo que uma pessoa que levou uma pisada no dedão ferido do pé (e reaja com violência verbal); ou aquele rapaz pacífico, que, após receber telefonema da namorada acabando com o noivado começa a ficar com raiva e brigar com todos, não vejo como transtorno bipolar -mas a psicologia, por uma ortodoxia cartesiana e uma teoria estanque do psíquico, não entende assim.
Quem entende de biologia dos animais e dos humanos, ou outros conhecimentos práticos/empíricos, sabe que nem sempre é verdade a psicologia comportamental/behaviorista do reflexo condicionado/estímulo resposta. 
Um exemplo: lá em casa quando abro a porta da cozinha, as galinhas correm todas porque sabem que é o milho -mas, às vezes, não é o milho e nem água, apenas para enganar o comportamento tipo padrão e repetitivo.
Mesmos erros cometem os psicanalistas de Freud, o taradão sexual que vivia com a nariz o tempo todo dentro de uma bacia de cocaína. Nem sempre o mau humor, a neurose, o transtorno mental, como diz a psicanálise (freudiana) decorre da falta de sexo, de recalques ou de outros fatores psicanalíticos no construto de Freud. 
É preciso dizer aos psicanalistas que falta de dinheiro, doenças incuráveis, amor não correspondido,  e outros fatores, também geram os mesmos sintomas do mal-estar civilizacional e neurótico.
A Psiquiatria e os psiquiatras costuma usar 'camisa de força' ou remédios muito fortes (famosos 'sossega leão) em que pessoas que comem barro, sob o argumento de que elas são doidas e estão com transtornos mentais e psíquicos. Não é verdade. Trata-se, muitas vezes, apenas uma deficiência orgânica de um mineral ou alguns minerais no organismo, que leva algumas pessoas a comerem barro.
A depressão é a mesma coisa. Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas agem parecido na análise e tratamentos dos depressivos, seja no divã, na consulta psicológica ou nos fortes remédios anti-depressivos. Depressão pode ocorrer de fenômenos materiais, orgânicos, sociais, políticos, resultantes de perdas ou outros fatores.
Uma pessoa apaixonada (os 'quatro pneus e o estepe) pode entrar em depressão, não querer mais viver, porque sua grande paixão não lhe quer ou nunca lhe quis de modo algum. Não adianta tratamento das ciências citadas, mas tentar de todas as formas convencer aquela pessoa que desprezou a outra a ter um relacionamento amoroso, visando acabar com aquele depressão. Mesmo coisa da pessoa humilhada, discriminada, ou do político que vive perdendo eleições, é preciso deixar uma eleição e realizar seu sonho.
Citei os fatos apenas para dizer que, acima dos fatos, contra fatos, não há argumentos contra teorias psicológicas, psicanalíticas e psiquiátricas. Uma pessoa em transe, em estado de alteração de consciência, um psicólogo, um psiquiatra e psicanalista, apenas com base em seus conhecimentos cartesianos e divididos, podem errar em seus diagnósticos. Devem ter dados daquelas pessoas, de várias outras ciências e mesmo das várias regiões, para se chegar a um diagnóstico correto e verdadeiro sobre aquilo.
Não quero anular a Psicologia, a Psiquiatria ou mesmo a Psicanálise. 
Sei de suas importâncias, mas é preciso juntar outros conhecimentos para melhorar e aprofundar os conhecimentos e as próprias teorias.
__________________________________________

Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário