quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim inspirado em artigo do Professor Reginaldo Silva!

O Governo Rafael, o Bloco Zabumba e o Ministério Público!
Resolvi inverter a ordem do título do artigo do professor Reginaldo Silva (mestre em Educação e uma referência intelectual), publicado em seu "site" -Ceará Notícias-, cujo título expresso no original, é: "Ministério Público, Bloco Zabumba e o Governo Municipal#.
Não sou o primeiro a inverter um título textual ou literário. Karl Marx inverteu o título do texto anarquista de Proudom (Filosofia da Miséria"): "Miséria da Filosofia".
O tema central do artigo do Professor Reginaldo Silva (boa qualidade textual), versa sobre aspectos da Recomendação do Ministério Público, sob o comando da Promotora: Drª. Lívia CristinaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé (uma Deusa e uma personalidade jurídica de grande capacidade), tratando se tal recomendação foi cumprida ou não.
Bem didático, Reginaldo Silva, na abertura, explicou o sentido e o porque do Ministério Público, a partir de provocação de um certo abaixo-assinado de um grupo reduzido de moradores (o que é um mantra do MP):
"O Ministério Público recebeu um abaixo assinado de moradores do centro alegando poluição sonora, pertubação ao sossego alheio e incômodo a tranquilidade, sobretudo de crianças e idosos, nos locais por onde o Trio Elétrico realiza seu percurso e nas sedes dos blocos, principalmente após o horário da meia noite.

O Ministério Público recorreu a Lei 13.711/2005 conhecida como a  “Lei do Silêncio” e fez uma Recomendação aos organizadores do carnaval de Nova Russas. Dentre os pontos, o MP recomendava que o Trio Elétrico saísse às 8h da noite e não ultrapassasse a meia noite o término do trajeto, bem como não fizesse paradas e não permitisse a queima de fogos de artifícios quando da passagem do Trio. O órgão também recomendou que os “paredões” fossem cadastrados e obedecessem as normais legais".
No terceiro parágrafo, Reginaldo, fazendo a defesa do Bloco Zabumba (com razão), proibido de fazer sua tradicionalíssima queima de fogos (31 anos), inclusive, houve repressão policial, afirma que houve o descumprimento da Recomendação (com base na Lei do Silêncio: (13.711/2005) na última noite de carnaval (terça):
"A gestão municipal atendeu somente a Recomendação contra o Zabumba e descumpriu as demais. O bloco é um patrimônio cultural com mais de 30 anos de atividade no município.  Na terça-feira de Carnaval, o Trio Elétrico saiu às 22h em ponto. As redes sociais fervilhavam de denuncias de disputa de paredões e não se tem notícias de nenhuma apreensão . Alguns deles usaram ruas alternativas ao trajeto do Trio em direção a rodoviária com o som ligado no volume mais alto".
Tudo bem que o barulho dos paredões de som atentam contra o silêncio de determinadores de áreas localizadas, mas são um mal necessário. Sem os paredões, praticamente, e sem o trio elétrico, o Carnaval de Nova Russas praticamente morre.
Vire um carnaval do velório. Das catacumbas.
Portanto, não dá, assim para o prefeito Rafael controlar totalmente os paredões de som, que, muitas vezes, são originados de outras cidades.
Os paredões de som, gostem ou não das músicas porcarias e das grande zoada, são idolatrados pela juventude. Idolatria por meio das músicas apelativas induzindo ao consumo de álcool (droga legalizada no país dos bêbados) e à sexualidade.
O que se pode fazer, e poderia se fazer por meio de um abaixo-assinado ao Ministério, pedindo a proibição da venda de bebidas alcoolicas durante o período carnavalesco, mesmo que se enfrentasse a AMBEV -uma multinacional poderosa que vende suas drogas alcoolicas abertamente.
Quanto ao ritual de proibição soltar fogos do Bloco Zabumba (cuja sede fica numa rua quase deserta), a partir de uma recomendação do MP provocada por um um odioso abaixo assinado, não foi correto.
Apenas do discordo do professor Reginaldo em querer disciplinar o nosso carnaval. Não se pode disciplinar o carnaval.
Pois o Carnaval é uma festa popular que não pode ser disciplinada.
Mas valeu o brilhante artigo do Professor Reginaldo.

_________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário