sábado, 10 de fevereiro de 2018

Coluna do Blog Professor Tim analisando vantagens comparativa e fatos positivos na evolução do Jornal A Notícia!

Analisando vantagens comparativas, avanços e aspectos positivos do A Notícia do Ceará!
Sempre fui mais próximo do que distante, mais aliado do que adversário, mais defensor do que crítico, embora numa relação dialética de críticas e de elogios ao Jornal A Notícia do Ceará (apresentado todos os sábados: 10 da manhã ao meio, numa cadeia de rádios e de rádio Web para várias regiões cearenses) -#cuja bancada de apresentadores é formada pelos competentes/talentosos radialistas/apresentadores:  Reginaldo Marques (meu ex aluno), Carlos Henrique e Emanuel RodriguesA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas#.
Nunca neguei que tivesse feito parte da bancada de apresentadores, à época ao lado de Reginaldo Marques, de Paulo Henrique, de Emanuel Rodrigues e outros. 
Participei com muita honra e gratidão da bancada do Jornal A Notícia por quase 2 anos, na função de comentarista de fatos noticiados no A Notícia do Ceará.
Daí a razão para conhecer bem o Jornal A Notícia e seu formato, até mesmo para criticar aspectos gerais noticioso e informativos.
E As críticas que fiz foram pontuais e referenciais a determinados aspectos do Jornal A Notícia do Ceará, no sentido de se melhorar ainda a questão da escalada (seleção de manchetes na abertura), o aspecto do BG,  a questão da ampliação das informações regionais e um melhor debate noticioso, maior tempo para os apresentadores debatem e discutirem as pautas etc.
Isso não queria dizer que eu estava correto ou errado nas minhas críticas pontuais. Eram críticas basilares de um determinado modelo de programa jornalístico de rádio que eu defendo. Uma visão plural de unificação das várias correntes e escolas do jornalismo radiofônico.
Já fiz também, e volto a fazer, elogios ao Jornal A Notícia. Jornal A Notícia, uma ideia brilhante do jornalista César Tavares, é um programa singular. É o único realizado aos sábados no referido horário (10 da manhã até meio dia) e tem uma ideia genial e muito boa de ser transmitido em rede.
Talvez seja hoje um dos programas de rádio do Ceará com maior número de rádios de rádios AM/FM ( e rádios web) vinculadas numa grande rede radiofônica, até mesmo em Caucaia -com a Rádio Cauípe, e no Cariri com a Rádio Patativa (Assaré) e a Rádio Brasil Central -de Icó. 
A mesma rede de rádios permite uma rede de correspondentes em várias regiões do Ceará. Correspondentes do Assaré (Jocélio Leite), de Icó (Silvina Monteiro), de Crateús (Marcelo Chaves), de Santa Quitéria (Tiago Rodrigues), do Ipu (Hélio Soares), entre outros.
O que dá uma amplitude/integração inter-regional e da disseminação noticiosa das várias regiões.
São as vantagens comparativas e os aspectos positivos do Jornal A Notícia do Ceará, mesmo com as críticas que tenho feito, foi no sentido de ajudar, até porque gosto e sou fã do Jornal A Notícia -que é parte da minha vida midiática.
Claro que tem que avançar e melhorar mais.
Fica a minha admiração aos apresentadores Carlos Henrique, Emanuel Rodrigues e Reginaldo Marques (meu ex aluno aqui em Nova Russas).
Até o próximo sábado!
Volta a informar sobre as rádios da rede...
Formam uma grande rede de rádios em várias regiões, podendo ser ampliada com rádios de grande potência. São elas: Rádio Poty (AM de Crateús), Rádio Cauípe (FMCaucaia), Rádio Regional (AM do Ipu), Rádio Brasil Central (FM do Icó), Rádio de Tarrafas etc.
E vários rádios Web.
Capítulo especial: César Venâncio...
Mesmo com divergências conceituais e ideológicas, tenho um profundo respeito pela capacidade informativa e intelectual do jornalista César Venâncio - apresentador do quadro Momento da Cidadania, com talento para comentar ou apresentar qualquer programa de rádio ou televisão no Ceará.
#César VenâncioA imagem pode conter: 1 pessoa é um intelectual polivalente (escritor, palestrante) e um cidadão que garante uma radiofonia cidadã ao divulgar informações sobre questões de cidadania da leis e dos direitos#. 
Conhece bem o ordenamento jurídico pátrio e sempre divulga informações sobre a nossa legislação sobre as várias leis: Maria da Penha, Lei de Execuções Penais; Códigos (Penal, Cível e Criminal); Lei das Licitações, Constituição Federal etc.
Temos objetivos parecidos, embora com diferenças ideológicas, de lutar pela liberdade de expressão e de pensamento, pelas garantias fundamentais dos cidadãos, pela questão da transparência e da moralidade da coisa pública. Somos pela construção de um mundo mais justo, humano e fraterno.
Quando ao fato do Momento da Cidadania, em alguns momentos, fazer uma judicialização totalitária, cabe uma correção pelo equívoco. 
Totalitária, aqui, não é da questão tirânica, da tirania cidadã, termo muito usado nos regimes totalitários do Leste Europeu (Esquerda Stalinista).
Totalitário, aqui, no sentido, de não ter a judicialização como o todo e principal da cidadania. A atividade-fim, mas orientar, por meio de orientações dos tribunais de contas, os gestores e agentes públicos sobre erros e fatos ilegais que eles estejam cometendo, para assim, evitar o uso do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Com relação a um blogueiro que se diz jornalista, não sei quem é, pois o Ceará tem centenas e até milhares de blogueiros: não precisando de regulamentação de suas atividades, pois não há Lei sobre isso.
Toda a minha produção literária do meu Blog (Blog Professor Tim), toda as matérias e postagens do meu Blog (dissertações/artigos/ensaios/opiniões) são assinadas como blogueiro. 
Sou blogueiro 24 horas. Gosto de ser blogueiro. Minha alma é de blogueiro.
Não sou jornlalista registrado (nem precário/nem profissional), mesmo que alguns me chamem de jornalista. até deveria ter feito meu registro como jornalista precário na (DRT/Ministério do Trabalho).
Jornalista precário como assim são chamados os jornalistas (sem curso superior de comunicação social) -após decisão do STF de derrubar a obrigatoriedade do diploma de nível superior em jornalismo para o exercício da atividade jornalística.
Após decisão do STF, as pessoas que escrevem ou pratiquem alguma atividade jornalística, podem buscar seus registros profissionais de jornalistas precários na DRT, bastando comprovar que escreva artigos e outras atividades jornalísticas.
Com relação às empresas de água mineral, faço apenas uma ressalva: que todas as empresas de água mineral do Ceará seja fiscalizadas, não apenas na questão citada, mas em vários aspectos -pois água é vida.
Perguntar não ofende...
Será que o vereador vidente de Nova Russas, querendo adivinhar licitações futuras, como bem disse o competente Reginaldo Marques, poderia dizer quem será o futuro prefeito de Nova Russas?
Túnel do tempo...
Quem fim levou o Pedro Timbó (Ipueiras), que nunca mais ligou para o Jornal A Notícia?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1983, assistiu a inauguração da Supervale: Rádio Poty.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Um comentário: