domingo, 18 de fevereiro de 2018

Editorial do Blog Professor Tim profundamente consternado com a morte do Franciné do Sindicato!

Editorial: Deus levou o Franciné do Sindicato: fundador do movimento sindical rural em Nova Russas e na região!
São muitas mensagens nas redes sociais lamentando profundamente a morte de um dos maiores símbolos e uma das instituições sindicais de Nova Russas e da região: sindicalista Francisco Franciné da Costa, o querido Franciné do SindicatoResultado de imagem para fotos e imagens do franciné no sindicato dos trabalhadores rurais de nova russas -fundador do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Nova Russas (STTR).
Em 1967, em plena ditadura militar, quando muitos se acovardavam diante do regime de força, com apoio de Dom Fragoso, Franciné do Sindicato inicou a vida sindical em Nova Russas e na região.
Com muita coragem e determinação pelas lutas coletivas e sindicais, ao lado de alguns trabalhadores rurais, fundou o STTR -hoje um dos mais fortes sindicatos de trabalhadores rurais da região, enfrentando a força das armas e os latifundiários na luta pela reforma agrária e pela conquista da terra.
Sob seu comando e de sua presidência em alguns mandatos, o STTR conquistou a terra em vários assentamentos (Pintada Morro Agudo, Lagoa do Norte) de reforma agrária para produção de alimentos
Conseguiu obras de melhoramentos para diversas comunidades de trabalhadores rurais, financiamentos governamentais etc.
O STTR, sob a presidência de Franciné, era o Sindicato mais gararitado e mais conceituado do interior do Ceará. Uma de seus diretores, Amadeu Araújo, com apoio de Franciné, chegou à Presidência da Fetraece e á vice presidente da poderosa Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura -Contag.
Consciente dos seus direitos e politizado, enfrentando com bravura os anos de chumba e os cassetetes da ditadura militar, Franciné foi um dos fundadores do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), sendo o articulador de algumas candidaturas a prefeito e fundamental na eleição da 1ª vereadora: Teresinha Lima!
Nos últimos meses, mesmo doente, Franciné jamais abandonou a luta sindical e política, em que ainda era diretor sindical. 
A última vez que o vi foi na posse e filiação dos novos membros e filiados do PT, com as presenças de lideranças estaduais e nacionais do PTA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé -momento em que ele recebeu importante homenagem.
Nascido na comunidade de Bálsamos, no seio familiar de importantes famílias (Costa, Madureiro e outras), Franciné era tio do blogueiro e acadêmico de Direito, Jesus da Costa, e pai de vários amigos meus: 'Preto', Gerardo, Paulo Costa e tantos outros, deixando uma família com valores e com ética e moral acima de tudo.
Como ninguém explica a morte, Deus levou o maior sindicalista da história de Nova Russas: Franciné Costa.
Já morando no Céu ao lado seu saudoso irmão: Joaquim Costa!
_________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário