domingo, 18 de março de 2018

1ª Dissertação Teológica explicando a construção cultural e ideológica de Deus nas frases e nos provérbios populares.

1ª Dissertação teológica sobre a construção cultural e ideológica de Deus nos provérbios e frases populares!
Sempre analisei pela questão antropológica e histórica. Sempre analisando Deus como uma construção humana e terrestre.
Não metafísica e transcendental. Escondido no Céu entre as nuvens.
Análise que também faço por meio das frases, das expressões e dos provérbios populares sobre Deus.
"A Justiça de Deus tarda mas não falha", é um provérbio popular usado pelos mais pobre como justificativa de que a Justiça da Terra, burguesa, só favorece os mais ricos e os mais endinheirados. Responsável pela injustiça e falta de Leis que possam punir a classe social dominante, sempre violando os direitos sociais dos mais pobre, e que só a Justiça de Deus pode acabar com tal situação.
"Se Deus é por nós, quem será contra nós"Resultado de imagem para fotos e imagens de deus. Afirmação teológica de que não existe nada acima da crença em Deus criador do Céu e da Terra.
Quem está do lado, quem tem fé em Deus, tem apoio de todos, pois a crença em Deus e universal e acima da classes sociais e das nações.
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus". Num mundo tão capitalista, tão ganancioso, a Igreja Católica criou esse provérbio popular teológico. Com a missão de estimular a distribuição de renda, valorizar a caridade e permitir que os mais ricos possam dar um pouco que possuem para as classes sociais menos favorecidas.
Eu acredito no Deus do ImpossívelResultado de imagem para fotos do deus do impossível - padre reginaldo manzotti. Frase do padre carismático Reginaldo Manzotti. Explica que Deus pode tudo e faz coisas impossíveis que o Homem não faz: chover no deserto, gerar vidas, destruir o mundo com um simples toque de mãos etc.
"Só tenho medo dos castigos de Deus", expressa que o divino está acima de tudo e seus castigos são superiores a todos os castigos humanos. Como Deus é onipotente e o Todo Poderoso, com força sobre a vida e a morte, seus castigos, muitas vezes, podem simbolizar na prática a própria morte -pois pecar contra Deus, é chamar a morte.
"A Voz do povo, é a voz de Deus", trata-se, na verdade, um provérbio divino para divinizar a democracia contra o direito divino dos reis. Expressa a crença de que a maioria popular, a voz do povo, nas democracias, expressa a vontade de Deus. É o Direito divino popular nas democracias representativas como algo inspirado e apoiado por Deus.
"Cada um por si, Deus por todos", encobre, pela via teológica, o egoísmo das sociedades individuais. Cada um, cada pessoa, tem que vencer pelo esforço pessoal, em que Deus não pode se meter por ser de todos. Expressão máxima do individualismo nas sociedades capitalistas de produção do mundo contemporâneo.
Deus tira os dentes, mas alarga a boca, é uma sociologia teológica proverbial de que não é falta de dentista ou de profissionais de saúde da odontologia, a principal responsável pela grande perda de dentes dos nossos banguelos miseráveis. Transfere-se para Deus a culpa de muitos homens e mulheres, por questões econômicas, terem perdido seus dentes.
"Se tiver fé, Deus faz você rico". É o principal provérbio da Teologia da Prosperidade, corrente doutrinária da Igreja Universal do Reino de Deus e outras igrejas neo-pentecostais (Mundial e outras), determinando que só os convertidos na fé em Deus ficam ricos. Os sem fé e os que perderam a fé em Deus, nunca ficarão ricos.
"Deus ajuda a quem se ajuda". Ensina que não adianta você cumprir os 10 mandamentos da Lei de Deus, as doutrinas do Criador e ter fé, se você, pessoalmente, não reunir condições de se ajudar para vencer na vida. Se vais fazer um concurso público, não adianta apenas a fé em Deus que vais passar: tem que estudar!
"Deus escreve certo por linhas tortas", em outro sentido, quer dizer: o que você acha que Deus fez errado, na verdade, só Ele está certo. Deus sabe o que faz, em outras palavras. Pois Deus é Onipotente (pode tudo), Onisciente (sabe tudo) e Onividente: capacidade total de ver tudo e todas as coisas possíveis e impossíveis.
"Deus dá o cobertor conforme o frio", quer dizer, assim, em cada situação, em cada momento diferente, Deus vai agiar na sua vida de acordo com seu problema. Deus vai lhe dar, vai lhe ensinar, conforme a orientação certa para resolver seu problema. Para problema seu, Deus tem uma solução diferente e melhor ainda.
Para terminar: "Deus é fiel". Ou seja: Sempre fiel e nunca abandona seus filhos e filhas na Terra.
Que Deus Deus seja sempre Louvado!
______________________________________
Dissertador: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário