segunda-feira, 19 de março de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre simbolismo e imaginário de São José, Padroeiro do Ceará!

Não poderia deixar de falar hoje dos simbolismos e dos imaginários do Padroeiro do Ceará: São José!
A data é própria e bem santificada dele: 19 de março.
Feriado estadual no Ceará para celebrar nosso padroeiro: São José!
Mas que simbolismos e imaginários sobre os cearenses possui São José?
Boa pergunta, cuja resposta são muitos imaginários. 
#Em primeiro lugar: São JoséImagem relacionada estabelece o começo de um forte inverno, caso chova no dia 19 de março (passagem do equinócio, segundo a astronomia e a meteorologia), ou de mais uma seca braba para os cearenses -caso não caiu chuva alguma no dia de hoje, mesmo que seja apenas um chuvisco ou garoa#.
Ainda bem que serenou por aqui!
#Um forte imaginário católico é de que São José é o pai de Jesus Cristo e chefe da sagrada famíliaImagem relacionada, mesmo sem relação sexual com Maria (Nossa Senhora, Mãe de Cristo), nascido pela intervenção da pomba do Espírito Santo, consagrou o princípio da virgindade sagrada da virgem Maria Santíssima -cujo corpo permaneceu sempre santo e sem mácula alguma#.
Por ser nosso padroeiro, no Ceará, por ex., muito comum os pais e as mães colocarem ou batizarem nas igrejas católicas (pia bastimal) de José o nome principal de seus filhos. Temos no Ceará a maior população de pessoas com o nome José de todos os estados nordestinos, cuja número beira 1 milhão de Josés.
Serve ainda, no imaginário profissional e laboral, como patrono de todas as classes operárias e trabalhadoras cearenses -especialmente os carpinteiros. 
São muitos os sindicatos que sempre são adoradores e devotos de São José, por conta de terem nele um orago e um santo popular identificado com quem trabalha e com que produz a riqueza dos capitalistas.
No plano do imaginário negativo, na questão do adultério no casamento, São José é chamado de corno, sob a suspeita de que Maria o traiu com um soldado romano. Mas isso é lenda de algumas seitas evangélicas, inimigas da crença mariana e da não adoração de Maria como Mãe do Senhor e Salvador Jesus -ou Mãe de Deus.
Melhor mesmo é Hino de São José:
"Meu Bom José, meu Bom José/o Santo do Povo/Modelo de fé.
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário