terça-feira, 13 de março de 2018

Doutrinador José Matos, que faz hoje excelente palestra no Centro Espírita Joaquim Soares (19 horas, sob o tema: Espíritos Dormentes), explica que os suicidas fogem de Deus e das religiões.

RELIGIÃO E SUICÍDIO
Embora o suicídio esteja virando verdadeira epidemia, seria muito pior se as pessoas não tivessem religião. A religião, dando fé na continuidade da vida, faz com que muita gente atravesse suas dificuldades com bravura. Mas não basta ter religião, é preciso conhecer seus fundamentos, praticá-los e compartilhá-los com seus semelhantes nas mais diversas formas de caridade. É no contato com os mais necessitados que se desenvolve compreensão e força para se viver. Nos momentos mais difíceis da vida, Chico Xavier, ia até os orfanatos, asilos, hospitais e presídios para visitar seus internos, dando-lhes força e se fortalecendo, sem vitimismo e sem coitadismo. Em momentos de crise, as pessoas se fragilizam e se afligem, principalmente os mais jovens, esquecidos que tudo é cíclico, que tudo passa, e daqui a pouco as oportunidades voltam. Há também os casos de depressão que precisam urgentemente de apoio psiquiátrico, psicológico e espiritual para que o deprimido não caia nessa tentação. Relembrando Jesus: " No mundo tereis tribulações, mas tendes bom ânimo".
Os pais religiosos erram muito ao não levar os filhos para suas religiões. Nelas, além de interiorizarem a crença em Deus e na continuidade da vida, terão um parâmetro para continuar na religião dos pais ou encontrarem outra mais adequada. Embora haja suicídio também entre religiosos, isso só acontece quando o religioso não a interiorizou. Apenas viveu a religião superficialmente, de fachada. Não resolveu seus conflitos transcendentais. Um religioso de verdade não suicida-se porque sabe que a vida tem sentido. Você não nasceu por acaso. Você nasceu por uma causa. Todo recurso foi colocado à disposição dos humanos para que vivam: sol, oxigênio, plantas fornecendo frutas e remédios, intuição para descobrir o que é importante, magnetismo da lua, os rios, lagos, mares, animais para servi-los, etc. Mesmo num aparente encontro sexual e casual pode haver um espírito presente que espera a oportunidade para ligar-se a um corpo, nascer e vir cumprir sua programação existencial. "O objetivo da vida é acender uma luz na escuridão do ser", ensinou Carl Jung.
José MatosA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo José Matos Matos, área interna - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário