quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim: Psicologia de Massas e Bolsonaro!

Psicologia de Massa, Teoria da Manada na adesão coletiva de boa parte dos brasileiros ao "mito" Bolsonaro!
Não sou o 1º a escrever ou abordar o assunto: psicologia de massas ou teoria da manada. Os intelectuais da Psicologia/Psicanálise: Freud, Le Bon, Jung e Reich, entre outros, desenvolveram teses e dissertações a respeito da temática vinculada à manipulação coletivas das massas coletivizadas. 
Mas sou original em utilizar tais conceitos na tentativa de explicar a histeria coletiva de boa parte dos brasileiros/as por um determinado candidato e favorito na eleição presidencial:
Jair BolsonaroA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto, o "mito"Imagem relacionada.
Por Psicologia de massas ou teoria da manada é o mesmo: inconsciente social compartilhado. Os indivíduos perdem suas qualidades/características individuais pelos instintos da massa coletiva. Um médico, por ex., no meio de uma multidão fanática, pode xingar e até matar o que pensa diferente.
A isso se soma os instintos primitivos da raça humana.
Algo que Jair Bolsonaro alimenta na sua campanha de presidencial que sabe a psicologia das massas e fala aquilo que eles querem ouvir.
Daí a aceitação do discurso da pena de morte, das execuções sumárias do aparelho policial, da condenação aos homossexuais que Jair Bolsonaro defende e vai aplicar no governo. Ações que recebem ampla adesão das massas brasileiras defensoras, nos seus inconscientes/imaginários, da morte de bandidos e da segregação dos homossexuais.
Teoria da Horda, desinvinduação, Instinto do Rebanho (Nietzsche) + psicose das massas e o delírio do ego/superego também entram no debate como influenciadoras das massas coletivas destruido o eu assumindo instintos primários e bárbaros da regressão primitiva.
Mas sem uma ideologia extremista e um líder de massas nada funciona.
Pensamento que Bolsonaro personifica muito bem.
Maior mito da psicologia de massas rumo ao autoritarismo!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário