sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre o uso do termo fascista para Jair Bolsonaro!

O termo fascismo estaria sendo usado corretamente contra Jair Bolsonaro?
Antes de responder a pergunta acima, faço uma segunda: que tipo de fascista seria o presidenciável Jair Bolsonaro, candidato do PSL e da Direita à Presidência da República?
Fernando Haddad, presidenciável do PT e adversário de Bolsonaro no 2º turno, bem como dirigentes e militantes do PT e da Esquerda em geral, até mesmo bispos católicos, usam o termo fascista para definir as ações e o programa de governo de Jair Bolsonaro (PSL)-candidato que hoje lidera as pesquisas presidenciais e pode ser o futuro presidente da RepúblicaImagem relacionada.
O Fascismo, como concepção política e ideologia estatal surgiu na Itália, durante a tomada de poder por Benito Mussolini. Caracterizou pela ditadura do partido único, pelo estadocentrismo absoluto, pela reengenharia social (racismo, darwinismo), pelo nacionalismo chauvinista/ortodoxo contra a globalização, glorificação dos valores culturais étnicos e do etnocentrismo (raça pura italiana, raça pura alemã) etc.
Sobre haver um isomorfismo dos fascismo italiano e alemão (vulgo nazismo), não existia. Eram dois tipos fascismos estatizantes com visões conflitantes e divergentes.
Sobre Bolsonaro ser fascista?
Acho que ele pode até ter frases fascistas, mas ele não será um tirano fascista. Até porque no Brasil não dá para implantar governos fascistas. Bolsonaro tem uma ideologia estatizante de um Brasil Acima de tudo, mas isso não o caracteriza como fascista. Criticar negros e homossexuais, não quer dizer que ele será um fascista no Palácio do Planalto.
Não acredito que Bolsonaro seja a visão estatal de Mussolini (Nada fora do Estado, nada contra o Estado). Pode ser estatizante, mas não com visão do estado absoluto e totalitário de caráter militarista extremado. Estatizante não quer dizer fascismo. 
O Estado Templo Sumeriano, o Califado Muçulmano e até mesmo a República Bolivanariana Maduro-Chávez são estatizantes, mas não fascistas.
Pode até ter ser um ditador autoritário tipo Figueiredo.
Mas chamá-lo de fascista não é bem correto!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário