domingo, 14 de outubro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim especulando sobre um possível governo Bolsonaro!

A possibilidade de Bolsonaro ser eleito é muito grande. Especulando sobre seu futuro governo!
Só um milagre, e não será do Lula, evitará que o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, seja eleito na eleição do 2º turno: 28 de outubro. Não se pode negar seu favoritismo diante do fraco candidato do PT e da Esquerda, Fernando Haddad -que tenta ser o sucessor do Lulismo e de Lula, hoje um presidiário numa cela da Polícia Federal (PF de Curitiba).
Onda Bolsonaro é uma realidade. Será eleito Presidente da RepúblicaImagem relacionada. Maioria dos candidatos a governador no 2º turno estão com Bolsonaro. Os que não estão votando ou apoiando Bolsonaro, estão neutros -caso de Hélder Barbalho, candidato a governador do Pará, entre outros.
Apoios a Fernando Haddad, apenas do PDT. Mas um apoio crítico e sem a presença de Ciro (está na Europa) nos palanques e no programa eleitoral de Haddad.
Tudo indica que o Capitão (reformado) do Exército Jair Bolsonaro será eleito futuro Presidente do BrasilResultado de imagem para fotos e imagens de bolsonaro em juiz de fora. É a volta dos militares ao Palácio do Planalto, 33 anos após o fim da ditadura militar.
Voltemos à questão central: como seria um futuro governo Bolsonaro?
Não muito diferente dos outros. Um gerentão do Sistema Financeiro, econômico e político (nacional e internacional) que manda e desmanda no Brasil.
Bem. 1ª questão do seu governo é a institucionalização como programa oficial do patriotismo e do civismo em defesa da Nação brasileira. Os estudantes e professores ns escolas e as universidades voltariam a cantar o hino nacional e valorizar a bandeira nacional, entre outros símbolos importantes da nossa Pátria.
Haveria ainda um aumento da militarização governista. Vários oficiais (generais e outros) assumiriam ministérios importantes, como a Defesa, a Integração Nacional e outros, além de diretorias de estatais.
Natural que isso aconteça. Assim como Dilma colocou feministas em seu governo, Lula botou vários sindicalistas, Bolsonaro nomear militares para postos estratégicos da sua gestão Bolsonariana.
Outra parte da militarização de Bolsonaro seria aumentar o orçamento das forças armadas, que estão sucateadas. Mais dinheiros para comprar tanques (Exército), aviões (Aeronáutica) e submarinos para a Marinha.
Com relação ao perigo de que seu governo aumentaria a violência policial das Polícias Militares e até mesmo o retorno dos esquadrões da morte militarizados nos aparelhos de repressão do Estado, isso não é da competência dele. Governo federal, o Presidente da República, só tem a função de comandar a Polícia Federal e as Forças Armas.
Polícias Militares são funções dos estados.
Quanto à economia?
Não será diferente dos outros.
Vai seguir a cartilha neoliberal do FMI, dos bancos e do governo dos Estados Unidos. Privatizações, retirada de direitos trabalhistas e precarização das relações de trabalho, redução dos investimentos na área pública, cortes de gastos sociais. Um adendo: está prometendo não meter no Bolsa Família e até o 13º.
Está mais sabido do que o PT.
Medidas da ortodoxia econômica que vão manter a inflação equilibrada, mas com recessão e desemprego.
Economia da dependência aos bancos e ao rentismo.
Quanto a greves: Se houver um estado de greve da CUT e de outras sindicais, não é impossível que bote o Exército e as tropas de choque para meter a chibata nos trabalhadores.
Acredita-se que seja um pouco nacionalista. Já falou que não privatizar a Eletrobras e nem a Petrobrás -chamada por Bolsonaro de empresas estratégicas para o Brasil.
Também anda falando em agregar valores aos produtos exportados pelo agronegócio (vulgo Centrão) e combater o roubo de minérios/minerais por multinacionais na Amazônia.
Mas não fará nada pelos assentamentos da agricultura familiar e nem pela demarcação das terras indígenas. Será um ultra-conservador na questão da terra tão concentrada nas mãos de poucos.
Mas na política externa será totalmente favorável aos Estados Unidos. Deve apoiar uma invasão Ianque na Venezuela e até mesmo permitir a instalação de bases Norte-Americanas em nosso território.
Na questão da ética e da Lava Jato, não tem interesse que ela continue. Vai nomear o juiz Sérgio Moro para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal -STF.
Para completar: vai botar um general para comandar a CBF e o nosso futebol.
Mas tudo é especulação.
Deixa logo o Bolsonaro assumir!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário