quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

1ª Dissertação filosófica sobre os livros e os pensamentos de Michel Faucault!

1ª Dissertação filosófica sobre Michel Foucault: filósofo contra a repressão burguesa!!!
Filósofo homossexual francês morto de AIDS, Michel Foucault foi o mais existencialistas e o mais engajado na crítica da razão filosófica contra a repressão normativa e punitiva burguesa e capitalista.
Michel FaucaultResultado de imagem para fotos e imagens de michel foucault escreveu e explicou tudo sso num livro genial livro no mundo inteiro:
"Vigiar e Punir"Imagem relacionada.
Um clássico em que Foucault fala sobre a evolução do Direito Penal, saindo da punição do como castigo divino da Idade Média para castigar os que roubam as propriedades burguesas. 
Segundo Faucault, na Idade Média europeia, o criminoso de crime grave era punido gravemente em praça pública com a morte em enforcamentos ou apedrejamentos para criar um medo coletivo nas massas populares de que o crime terminava na morte brutal -pr0duzindo uma bipolaridade entre rejeição/aceitação do espetáculo macabro e o delírio dos déspotas esclarecidos. 
Depois, narra Faucalut, a partir do iluminismo racionalista do Direito, com Beccaria e a humanizaçõ das penas, adotou-se o sistema prisional -cujo principal modelo foi o panótico -ou cadeia circular vigiada de todos os olhos pelos 1.000 olhos e pelos agentes do Estado, para prender agricultores acusados de crimes na passagem do feudalismo para o capitalismo industrial. 
Seja em Vigiar e Punir ou em Microfísica dos Poderes, entre outros livros Faucaultianos, ele alerta para a visão lombrosiana e do darwinismo social nos caracteres físicos e adquiridos do criminoso nato.
Quem tinha uma cabeça chata, um nariz adunco, um cabelo pixaim; ou uma orelha de abano, por ex., possuindo um tipo físico diferente dos europeus, eram propensos a cometer crimes punidos pelo Estado dos ricos contra os pobres e lascados.
Era o início dos controles disciplinares e morais pelo Estado burguês e suas instituições repressivas. Tornar os seres humanos disciplinados e reprimidos para se tornarem produtivos para o sistema capitalista de produção.
Fase inicial do Biopoder. Poder do Estado de decidir sobre os corpos e as vidas humanas nos mais diversos aspectos: abortos e controle da natalidade, campanhas de vacinação em massa, padrão estético ideal,  
O mesmo biopoder que isolou e internou em clínicas a loucura e suas vertentes, como ele escreveu e explicou em o "Nascimento da Clínica".  
Em Arqueologia do Saber e outros livros históricos e clássicos, Michel Faucault aborda assuntos que asseguram a crítica aos sistemas repressores dos corpos operários e dos trabalhadores em geral.
Se hoje vivesse, Faucault estaria lutando contra os neo-fascismos/nazismos que ressurgem na engenharia genética, nos grupos sectários de Extrema Direita, na indústria dos remédios, nas guerras de extermínio de determinadas etnias ou grupos sociais, nos Big Brother de tudo filmado com as câmeras nas ruas etc.
Enquanto existir repressão, Faucault estará vivo.
Viva sempre Faucault!
________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e defensor das teses psicológicas e filosóficas de Foucault.

Nenhum comentário:

Postar um comentário