sábado, 23 de fevereiro de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre a origem da vida na Terra!

Reflexão sobre as teorias da origem da vida dentro e fora da Terra!
Para os arqueólogos, físicos e paleontólogos, entre outros cientistas da origem humana na Terra, o Planeta teria surgido na explosão do Big Bang e os primeiros sinais vitais teriam a idade de cerca de 3,8 bilhões de anos de existência material e concreta.
Primeiros seres vivos foram os Estromalitos. Formados bem simples à base de oxigênio e de minerais diversos. Já os dinossauros surgiram há bilhões e desapareceram há cerca de 65 milhões de anos. Quase a mesma coisa das baratas, que nunca desapareceram.
Já uma forma antropoide humana teria alguns milhões de anos e o Homo Sapiens Sapiens: 120.000 anos.
Mas o que gerou a vida dentro da TerraResultado de imagem para fotos e imagens da origem da vida na Terra - Super Interessante?
Dizem que foi a água líquida da molécula de hidrogênio. Dada a condição terrestre de nem tão próxima do Sol e nem tão distante para ela que seja congelada -como ocorre em certos planetas congelados. 
Razão dos rios e dos mares garantidores de todas as formas de vida.
Há quem imagine que as bactérias, vindas de outros planetas, com resistência a muitos antibióticos, estaria, ao lado de outros elementos, na causa primordial do surgimento de formas vitais terrestres.
Uma outra teoria Vital.
É a de que a vida geral se originou de uma molécula replicadora de RNA e de DNA. Capaz de armazenar e transmitir por milênios as mais diversas formações hereditárias dos seres vegetais, animais e humanos. 
Contribuindo mais: nos aminoácidos, nas proteínas, nos hormônios, no sangue e derivados; no corpo em geral.
Até mesmo no nascimento e na morte das células.
Fenômeno conhecido como Entropia. Ou desorganização do sistema e do complexo vital que vai acabar na morte dos seres vivos de qualquer natureza.
Alguns exemplos para melhor explicar a Entropia. A água que não volta mais após o copo cair no chão e quebrar, a casca do ovo que não mais se junta após ser quebrada.
Há várias outras teorias do surgimento da vida, como o "design inteligente" da criação de Deus.
Mas o importante é viver a vida.
E saber viver sempre!
________________________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário