segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre a força do imaginário simbólico da água sobre a Humanidade!

Mudem o nome da Terra para Planeta Água: reflexões sobre a força milenar dos imaginários da água sobre os humanos!
Um pensamento que é a mais pura expressão da verdade hídrica. O Planeta Terra, que, na visão teocêntrica e do fundamentalismo religioso, tem uma cobertura de água em cerca de 75% (sendo 97% de água salgadas e apenas 2,5% de água doce nas geleiras), deveria se chamar de verdade e corretamente de Planeta Água.
Isso reflete no fato de que nosso corpo é composto de 75% de água. Imagine ficar 3 dias sem beber.
#Uma das razões de que a água tenha um forte imaginário simbolismo sobre as mentes e as práticas do Homo Sapiens Sapiens. O próprio ser humano passa 9 meses no útero materno dentro uma bolsa amniótica cheio de líquido amnióticoResultado de imagem para fotos e imagens dentro do útero e de água com vários minerais e vitaminas#. 
Daí a vontade grande humana de sempre ficar perto de água. Fato de que as pessoas preferem perto dos rios, das lagoas, das praias. Basta ver e comparar o tanto de gente que tem no Rio de Janeiro, em New York, em Fortaleza, entre outras cidades do litoral brasileiro e mundial, com a cidade fantasma de Cococi -que não tem água e não tem ninguém.
Foi nas águas sagradas do Rio Jordão que João Batista batizou Jesus Cristo -o filho encarnado do verbo divino e filho de Deus que veio salvar os homens do pecado, mas acabou assassinado na cruz do calvário. Ritual de batismo de Cristo é sempre repetido nos altares da Igreja Católica nos batismos de crianças.
Os invernos na Terra são sempre celebrados e festejados como momentos de fartura e de riqueza, como acontece na região seca do semi-árido. Ao mesmo tempo, assim, os períodos de seca e de falta de água são amaldiçoados como coisas do diabo ou da besta fera.
E o registro mais famoso do Antigo Testamento é o que fala do dilúvio de Noé, em que teria chovido 40 dias com 40 noites.
A própria acumulação de água em reservatórios e rios caudalosos permite a construção de hidrelétricas para geração de energia elétrica que iluminam as cidades de luz contra as trevas diabólicas da falta de luz. Mesmo que o vento e o sol também gerem energias até melhores e mais limpas, os homens, por conta conta do imaginário uterino do líquido amniótico, preferem a energia da água.
Água também fundamental para movimentar as indústrias e as fábricas, deixar verde a grama dos estádios de futebol, movimentar carros com hidrogênio, fazer irrigações em locais e nações desérticas (Israel, por ex.,), realizar rituais religiosos tradicionais e milenares.
Digo onde acontece isso.
Na Índia. Existe lá um ritual religioso milenar de se tomar banho nas águas podres do Rio Ganges para se purificar dos pecados do corpo e da alma.
Revelando que a água tem um rico imaginário simbólico sobre os seres humanos de todas as etnias e nações.
Você poderia responder o título de um dos maiores sucessos do cantor Guilherme Arantes?
Não sabe responder?
Vou lhe ajudar a responder:
"Planeta Água".
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário