segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Coluna do Blog Professor Tim sobre o fim da anarquia partidária em Nova Russas!

Anarquia partidária de cada vereador com 1 partido em Nova Russas pode acabar nas eleições municipais 2020!
Nova Russas tem um fenômeno político e partidário. Cada vereador tem um partido ou representação partidária: 
Socorrinha Holanda (PMN), Izabel Moura (Podemos), Marcelo Evangelista (Avante), Denílson (PSB), Jorge Mesquita (PT), Adalberto Filho (DEM), Pedro Lira (PPS), Hudson (PSD).
E a Toinha do Capitão filiada ao MDB, Chiquinho Diogo no PRTB, Teixeira continua PDT, Antonio Carlos sempre no PV e o Paulinho TalegalA imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Matias Simeao, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna (mesmo que não seja evangélico) continua dentro do PRB -partido oficial da Igreja Universal do Reino de Deus.
Não sou contra isso. Isso faz parte da livre organização partidária, prevista na Constituição Federal.
Mas pode acabar nas eleições municipais/2020, com o fim das coligações partidárias e a necessidade de cada partido lançar um determinado número de candidatos a vereador.
#Isso mesmo. Cada partido (sozinho) terá fazer o coeficiente eleitoral -que pode ficar entre 1.000 a 1.200 votos. Assim sendo, cada partido tem lançar até 20 ou 26 candidatos -sendo que 1/3 das vagas deve para as mulheres que não se interessam pela política#.
A tendência é que o número de partidos diminua muito em Nova Russas, o que não será bom para a democracia partidária. Poderia ficar apenas cerca de 5 ou partidos no máximo, em que os atuais vereadores terão que juntar no mesmo partido.
Maioria dos vereadores governistas terão que se filiar no partido do prefeito Rafael, que pode ser o PDT -conforme vontade do presidente estadual da sigla: deputado André Figueiredo. Já os vereadores de oposição terão que se filiar ao PR do deputado federal Júnior Mano.
Existe uma tendência de que vários suplentes se filiarão no mesmo partido. Movimento liderado pelo eterno candidato derrotado a vereador: Sérgio Brito, entre outros. Expectativa é de que um frentão de suplentes possa eleger até 3 ou mais vereadores.
Podem sobreviver outros partidos.
Vamos aguardar os fatos partidários em 2020!
Rafael e Gonçalo no comando do PDT...
Deputado André Figueiredo quer que o PDT de Nova Russas seja liderado pelo prefeito Rafael e pelo ex prefeito Gonçalo Diogo -que aspira voltar ao poder da Prefeitura de Nova Russas, seja com ele mesmo ou com o filho Diego Rocha.
Não sei como vai ficar isso. Dr. Rafael é candidato à reeleição. 
Quem vai decidir a questão é o comando estadual e os FG.
PSL está bem cotado...
Para o Poder Executivo, seja para prefeito ou para vice. O nome do Cabo Fontenele, que é um jovem preparado e inteligente, está cotado seja para disputar a Prefeitura ou mesmo para vice. Representando a força do PSL do Presidente Bolsonaro em Nova Russas.
E o Nenenzão, que é Presidente da sigla, sempre em alta cotação para se eleger vereador.
Túnel do tempo...
Que fim levaram algumas atas partidárias de alguns partidos do passado em Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1982, se filiou ao PT de Nova Russas.
___________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário