sexta-feira, 19 de abril de 2019

Artigo filosófico do Blog Professor Tim sobre a Práxis!

Explicando a Práxis no sentido filosófico e revolucionário!
O Dicionário do Aurélio define bem o que seja Práxis: aplicação prática de uma teoria. Marx, Engels e outros teóricos comunistas explicam a Práxis pela visão do trabalho mudando a sociedade capitalista.
Exatamente isso. 
A práxis é o trabalho humano com consciência proletária mudando a Natureza para construir a civilização e a sociedade sem classes rumo ao comunismo
Ou seja: as abelhas fazem práxis na construção de uma colmeia, mas os homens fazem práxis revolucionária na construção de uma casa.
Simplificando mais. A práxis ocorre quando o Homem trabalha para modificar o natural e a natureza. Tira o barro para construir uma casa ou uma escola, usa o algodão para fabricar roupas vestir o nu, fabrica computadores de minerais, do trigo faz o pão e bolachas.
Mercadorias e produtos feitos pela Práxis que transformam a natureza em sociedade e cultura. E tira do Homem sua condição animal para ser um ser humano civilizado e social.
E a função da Práxis, além disso 
Há vários tipos de Práxis. Uma delas é a Práxis RevolucionáriaResultado de imagem para fotos e imagens de práxis e marxismo: que é a transformação prática de uma teoria revolucionária numa tomada de poder. Via conscientização de classe de relações de trabalho nas empresas, nos bancos, entre outros setores da economia capitalista.
É o que chamamos de Materialismo Dialético da Práxis Revolucionária. Quando o operariado por meio de uma teoria revolucionária (ciência social do proletariado) se organiza numa vanguarda (substituísmo), funda um partido comunista e toma o poder numa revolução social por meio da violência como parteira humana -gerando o novo homem de caráter ético e socialista.
Depois disso. Estatiza a economia, implanta a ditadura do proletariado-campesinato, elimina as classes sociais (acabando a exploração do homem pelo homem) e encerra todas as formas de capitalismo burguês ou feudal.
Isso também se macha materialismo histórico. Ou Práxis do progresso da Humanidade rumo ao socialismo e ao comunismo da sociedade sem classe e sem patrões/exploradores.
É a Teleologia (fim) e da Práxis rumo ao paraíso socialista.
E a Práxis revolucionária ela tem uma dinâmica para todos os setores. Surgindo, daí, a Práxis Criadora ou Artística. O Realismo Socialista, ou uma arte de consciência proletária: quadros retratando operários na produção ou líderes carismáticos da revolução social.
Contra a arte burguesa e decadente.
Tem ainda a Práxis da Contra-Hegemonia.
Mas é outros para o próximo artigo!
________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário