terça-feira, 21 de maio de 2019

Artigo econômico do Blog Professor Tim explicando como é e como funciona o Capitalismo no Brasil!

Explicando para Bolsominos e petistas o Capitalismo no Brasil!
O primeiro a escrever e explicar o Capitalismo foi Karl Marx. Em seu clássico "O Capital" explicou como o capitalismo superou o feudalismo na evolução dos sistemas sociais e econômicos. 
Segundo Marx, o Capitalismo é um sistema produtor de mercadorias e da divisão da sociedade entre burgueses e proletários -aqueles que vendem sua força de trabalho por um valor assalariado.
  • Sou o 2º a escrever e explicar o que é o capitalismo, mas não sobre o capitalismo (mundial?), como fez Marx. Vou explicar o capitalismo no Brasil para Bolsominos e para petistas.
  • Mas sem tomar lado ideológico.
Voltando a Marx, ele definiu o capitalismo na marxista Forma-Valor. Ou seja: Dinheiro-Mercadoria-Dinheiro -quando o operário por um salário do capitalista (dinheiro) produz mercadorias (televisores, computadores, alimentos etc.) para serem vendidos no mercado por um preço fixado pelos donos dos meios de produção -empresários, industriais-.
Criando-se pelo lucro disso a chamada riqueza abstrata. Origem do capita produtivo.
Mas como é o capitalismo no Brasil?
Concentrado, desigual, improdutivo, patrimonialista, corrupto.
Os capitalistas brasileiros comem tudoResultado de imagem para fotos e imagens do capitalismo no brasil.
Nós temos diversos tipos de capitalismo, menos o capitalismo concorrencial. Temos mais o capitalismo monopolista ou oligopolista. Um pequeno número de fábricas/indústrias que produzem a quantidade que querem de mercadorias e vendem pelo preço que querem.
Maioria das produtores fabris/industriais são multinacionais ou transnacionais. Macdonad's dos sandubas, Semp/Toshiba das televisões. Samsung/Motorola dos celulares, Honda das motos, Ferrari ou Ford para carros; e a Shel e outras grandes "irmãs" petrolíferas ganham bilhões de dólares vendendo derivados de petróleo sem produzir uma gota de petróleo.
Lucro das multinacionais no capitalismo periférico brasileiro é o maior do mundo ocidental. As tais multinacionais sonegam impostos e pagam baixam salários a seus operários. Também aumentam seus lucros fazendo importações caríssimas e exportado abaixo dos preços internacionais.
Com enormes lucros quebrando a economia brasileira, as famigeradas Multinacionais passam a comprar bancos, terras e vários meios de produção. Isso faz com que a economia brasileira viva sob o pacto colonial da eterna dependência econômica e financeira.
Isso faz com que as empresas nacionais quebrem. E que as terras, cuja função seria a de produzir alimentos para os brasileiros consumirem, produzem apenas "commodities" exportadoras. Tipo: soja e outros para engordar porcos e animais da Europa e dos Estados Unidos.
O que leva a quebrar o mercado interno. Gerando fome e a carestia pela baixa de alimentos da cesta básica. Fator gerador da explosão inflacionária e do rebaixamento dos salários para as classes trabalhadoras de todas as regiões do Brasil.
Desemprego que vira estrutural nas políticas macroeconômicas ditadas pelos Presidentes da República transformados em gerentes do FMI, do Banco Mundial e  das grandes corporações: FHC, Dilma, Jair Messias Bolsonaro.
E o Bozo Bolsonaro tem o pior dos gerentes. Quer assalariar a Previdência num fundo falso de capitalização, derrubar pela metade o salário mínimo do BPC para velhos no pé da cova, reduzir as aposentadorias até dizer chega, aumentar o tempo para se aposentar.
Um verdadeiro carrasco dos mais pobres.
Porque ele é o Presidente militarista dos bancos mais ricos. Acusados sempre pelo capitalismo financeiro que gera a recessão e a depressão econômica. Assim explicado: os bancos tiram grande parte do dinheiro circulante e emprestam ao governos por juros estratosféricos.
Gerando a ciranda financeira da dívida interna pública.
É a chamada financeirização absoluta do capitalismo.
Que é o retrato mais exato do capitalismo no Brasil!
___________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário