sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crônica da Semana sobre a destruição total do nosso patrimônio histórico e arquitetônico!

Crônica da Semana: "modernização empresarial" e a destruição do patrimônio histórico e arquitetônico de Nova Russas!
No que chamam os historiadores das tradições de quadrado sacro de Nossa Senhora das Graças (Igreja Matriz, Arco de Fátima, Praça, Casa Paroquial), está acontecendo uma grave violação ao patrimônio histórico e arquitetônico do povo de Nova Russas. 
<Uma casa histórica e secular de muitos fatos históricos importantes, está sendo totalmente destruída, ficando, pelo menos até o momento, apenas sua fachada>.
  • Casa/residência muito bonita, em vários estilos arquitetônicos (barroco/colonial/art decó)A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre, onde morou a comerciante Anísia, foi comprada por um poderoso  grupo empresarial do ex prefeito Gonçalo Diogo -que não fez ação alguma para conservar essa majestoso patrimônio da nossa história e da nossa arquitetura.
Quem passar agora na Rua Antonio Joaquim de Sousa, observa que a casa belíssima (vizinha à Casa Paroquial) foi totalmente derrubada, com exceção da fachada, por enquanto. 
Onde está sendo construído pelo referido grupo empresarial proprietário um moderno condomínio residencial/comercial e também uma moderna clínica médica e odontológica -dentro de uma visão modernista do presente do capitalismo contra o passado histórico e cultural.
Isso tudo porque não existe uma lei municipal de conservação de nossas casas e dos nossos prédios históricos, como existe em Olinda e Salvador. Cidades importantes que conseguiram conservar seus casarios coloniais e toda a estrutura de sua arquitetura colonial e barroca.
Mesmo sem uma lei específica, os municípios vizinhos de Santa Quitéria de Ipueiras fazem inveja a Nova Russas, quanto à conservação dos seus nichos históricos.
Em Santa Quitéria, vários prédios do Século XVIII (Casa de Câmara e Cadeia) continuam conservados. Mesma coisa da arquitetura oitocentista da vizinha cidade de Ipueiras.
Está na hora de impedir e dar um basta a uma certa visão de modernização de determinados grupos empresariais e capitalistas, sem qualquer respeito pela tradição e pela história, compram prédios históricos apenas para destruir e construir impérios comerciais.
O Sr. Prefeito Rafael Pedrosa tem que enviar uma Mensagem (urgente urgentíssima) a ser aprovada na Câmara. Visando o tombamento do que resta do nosso patrimônio cultural, artístico e arquitetônico. 
As Casinhas de São Vicente (construída pelo saudoso Monsenhor Leitão), alguns prédios históricos e casas seculares da da região central, são bons exemplos.
Dr. Rafael está com a palavra e a ação!
_________________________________________
Cronista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário