quarta-feira, 17 de julho de 2019

2º Ensaio-Dissertação do Blog Professor Tim sobre Antropologia

2º Ensaio-Dissertação sobre Antropologia para antropólogos  e o público em geral!
Foi de Levi-Strauss, o antropólogo-mítico da Antropologia Estrutural e autor dos clássicos dos clássicos antropológicos:
"O Pensamento Selvagem", uma frase simbólica e singular sobre o que seja e o que fosse a famosa Antropologia:
"O Antropologia é a astronomia das ciências sociais e o mais profundo observador da evolução da espécie humana".
Se a frase de Strauss não foi suficiente para você aprender o que seja AntropologiaResultado de imagem para frases sobre antropologia, vamos ao seu conceito antropológico:
É a ciência social que que estuda a origem, a evolução do Homem desde os primórdios da existência humana, quando éramos quase macacos até a fase contemporânea..
Está dividida em vários ramos: Antropologia Física, Antropologia Cultural, Antropologia Funcionalista, Antropologia Aplicada, Antropologia Social etc.
Por Antropologia Física/Biológica, a Antropologia busca saber as diferenças (evolutivas) físicas entre o Homo Erectus até o Homo Sapiens Sapiens: mudanças na cor da pele de um africano e de um chinês; ou porque o pênis do japonês é pequeno e do brasileiro é grande.
Ou as resistências de cada tipo humano a diversos climas, o tamanho do cérebro, os modos de fazer sexo etecétera e tal.
Uma divisão da Antropologia Física é o da Antropologia Física Somática. Conceito embrionário do Homo Sapiens Sapiens, ou seja, o Homem sábio e inteligente e superior aos demais animais na escala da criação de Deus.

A partir das teorias do seu principal guru e intelectual, Franz Boas. A Antropologia CulturalResultado de imagem para fotos e imagens da antropologiaé a parte antropológica da evolução humana pela comunicação dos signos e dos símbolos como forma primeva de comunicação social.
Ou do constructo cultural das religiões, .
Enquanto a Antropologia Funcionalista, por ex., se fosse aplicada em Nova Russas, diria porque o "Homo Novarussensus" tem tanta devoção por Nossa Senhora das Graças, sendo assim, um traço do mito da Grande Mãe dos Céus ajudando o povo local a viver bem melhor em todos os sentidos.
Ou: a arte do croché local sendo importante para a nossa política ser tão complexa.
Por Antropologia Social: estudo dos conceitos, dos fatos culturais e humanos enraizados na estrutura e na dinâmica da sociedade.
Eis o preâmbulo sobre Antropologia.
Outros ramos antropológicos...
São vários e complexos. A Antropologia Visual define o estudo das primeiras pinturas nas cavernas até os quadros surrealistas de Salvador Dalí.
A Paleoantropologia e a Arqueo procuram entender o desenvolvimento corporal desde Homo Erectus até hoje. A Zooantropologia é o estudo profundo da transformação ancestral humana -desde os chimpanzés.
Mito da Antropologia Conservadora...
Não muito diferente das outras ciências iluministas e sob base positivista, com Nina Rodrigues e outros antropólogos conservadores, criou-se a figura monstruosa do bandido nato.
Tendo um determinado formato de cérebro, possuindo determinadas características físicas e psicológicas, com um tipo físico caracterizado para a natureza criminosa nata.
Isso influenciou o Positivismo Criminal de Lombroso.
Outro mito mentiroso...
Da Antropologia feita no Brasil pela direita antropológica. De que nossos índios são preguiçosos e não querem trabalhar de forma alguma, possuindo um corpo sedentário propício à preguiça.
DNA antropológico de Macunaíma.
Túnel do tempo...
Que fim levaram os primeiros originais de "O Povo Brasileiro", ensaio antropológico de Darcy Ribeiro?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, esteve numa palestra de Fernando Henrique, na Sorbonne, sobre Antropologia nos Trópicos.
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário