quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre Sigmund Freud.

1º Ensaio sobre a Psicanálise de Freud influenciada pela cocaína e pela tara sexual!!!
Nas busca das explicações complicadas dos neuroses, dos problemas e dos sofrimentos humanos sem uma explicação racional e até sobrenatural, há sempre um mantra consensual  repetido por muitos:
"Nem Freud explica"Resultado de imagem para fotos e imagens bizarras de freud!
É a frase que transforma a Psicanálise de Sigmund, psicanalista nascido na Áustria, na mais famosa dos psicanalistas e dos não psicanalistas no sentido do entendimento dos complexos e da alma humana.
Embora festejada, a Psicanálise de Freud era viciada em cocaína e fundamentalista da falta de libido sexual como causa de todas as neuroses e perversões.
De tão viciado em cocaína e viciando seus pacientes psicanalíticos, o próprio Freud foi acusado de ter levado à morte o médico  Von Fleish Marshow, após indicar uso de cocaína para combater efeitos colaterais da morfina.
Outro dogma de Freud era dizer que todas as neuroses e loucuras humanas eram causadas pela falta de libido e de sexo, o famoso 'gala seca' ficando doido ou doida. A ponto, se fosse hoje, Freud poderia ser preso e condenado por assédio sexual ou outros crimes sexuais.
Na questão do combate à falta de libido sexual, no divã freudiano, desprezando as religiões e o inconsciente coletivo, a Psicanálise de Freud tem sido um campo clínico e método de investigação psíquica independente da psique humana independente da psicologia, psicanalizando os distúrbios neuróticos e as psicoses humanas.
Freud dividiu as neuroses em três tipos diferentes. Ansiedades (quando as pessoas são tomadas por sentimentos generalizados e persistentes de necessidades longamente fustradas), fobias [associação dos medos a certas situações, objetos etc.] e Obsessão compulsiva (repetição de idéias errôneas na mente: fechar a porta várias vezes, lavão as mãos o dia todo etc.].
Já as psicoses foram divididas assim por Freud:
 a) Esquizofrenia - apatia emocional, carência de ambições, desorganização geral da personalidade, perda de interesse pela vida nas realizações pessoais e sociais. pensamento desorganizado, afeto superficial e inapropriado,riso insólito, bobice, infantilidade, hipocondria, delírios e alucinações transitórias.
b) Maníaca-depressiva – caracteriza-se por perturbações psíquicas duradouras e intensas, decorrentes de uma perda ou de situações externas traumáticas. O estado maníaco pode ser leve ou agudo. É assinalado por atividade e excitamento. Os maníacos são cheios de energia, inquietos, barulhentos, falam alto e têm idéias bizarras, uma após outra. O estado depressivo, ao contrário, caracteriza-se por inatividade e desalento. Seus sintomas são: pesar, tristeza, desânimo, falta de ação, crises de choro, perda de interesse pelo trabalho, por amigos e família, bem como por suas distrações habituais. Torna-se lento na fala, não dorme bem à noite, perde o apetite, pode ficar um tanto irritado e muito preocupado.
c) Paranóia – caracteriza-se sobretudo por ilusões fixas. É um sistema delirante. As ilusões de perseguição e de grandeza são mais duradouras do que na esquizofrenia paranoide. Os ressentimentos são profundos. É agressivo, egocêntrico e destruidor. Acredita que os fins justificam os meios e é incapaz de solicitar carinho. Não confia em ninguém
d) Psicose alcoólica – é habitualmente marcada por violenta intranqüilidade, acompanhada de alucinações de uma natureza aterradora.
e) Arteriosclerose Cerebral – evolui de um modo semelhante a demência senil. O endurecimento dos vasos cerebrais dá lugar a transtornos de irrigação sangüínea, as quais são causa de que partes isoladas do cérebro estejam mal abastecidas de sangue. 
Os sintomas são, formigamento nos braços e pernas, paralisias mais ou menos acentuadas, zumbidos no ouvido, transtorno de visão, perturbações da linguagem em forma de lentidão ou dificuldade da fala.
Freud e a Psicanálise apontam nos traumas e nas repressões infantis as causas principais da neuroses e das paranóias, podendo curá-las por meio da associação livre (cura pela palavra, falando todos os seus problemas no divã).
Divã de Freud que os neuróticos e paranóicos falariam sem parar em voz alta seus traumas e obsessões. 
Tratamento freudiano que deu certo com a neurótica e paranoica Anna O. Curada de suas neuroses e paranoias.
Portanto, psicanalizados ou não, a Psicanálise pode curar suas loucuras, taras e manias. Basta falar abertamente dos seus problemas na infância. Basta sentar no Divã.
Independente do psicanalista ser Freud, que já está morto há muito tempo e continua não explicando nadica de nada, ou não. 
A Psicanálise de Freud tem ainda muita serventia para vencer nossas neuroses e angústias.
Mas sem neuroses e perversões.

Estrutura e dinâmica da personalidade 

Freud imaginava a psique do ser humano como um sistema de energia: Cada pessoa é movida, segundo Freud, por uma quantidade limitada do que isso significa.

Se uma mulher ou um homem não puder dar vazão à sua energia pela sexualidade terá de fazê-lo por outro, como a atividade artística na sublimação: fazer croché, cantar no banheiro ou assistir a novela das 9 na Globo.

 Essa energia provém das pulsões chamadas incorretamente e tem  duas pulsões inatas: sexual e a agressiva. 

Essas duas pulsões opõem-se ao ideal da , por isso, precisam ser controladas através da educação, de forma que a energia gerada pelas pulsões não podem ser liberadas de maneira direta. O ser humano é, assim, sexual e agressivo por natureza, e a função da sociedade com seus controles (policial, jurídico, legal e outros) é amansar essas tendências naturais do homem. 

A situação de não poder dar vazão a essa energia gera no indivíduo um estado de tensão interna, dando busca de dar vazão à energia psíquica acumulada.

Id, Ego e Superego...
Definindo melhor o que seja Ego: parte da estrutura psicanalítica dos desejos (fazer sexo, estuprar, roubar, matar) humanos animalizados.
Já o Ego é a tentativa de se realizar tais desejos do inconsciente reprimido, buscando se uma brecha social e psicanalítica no famoso jeitinho de não ser pego nos crimes e nos delitos.
Já o Superego é a parte que a psicanálise, na formação do modelo estrutural da personalidade, a partir da introjeção dos valores morais e éticos dos pais e da sociedade puritana e conservadora, força o ego e o id a respeitarem os valores sociais, religiosos, policiais e jurídicos existentes.
Pequeno Dicionário Freudiano...
Repressão é o processo de afastamento para o inconsciente dos conflitos e frustrações, recalcando-os para o inconsciente.
Formação Reativa é ter desejos contrários aos seus impulsos verdadeiros, Projeção é jogar para os outros suas seus fracassos e desejos reprimidos, Regressão é voltar a comportamentos infantis, como comer merda.
Sublimação é trocar um desejo qualquer, como sexo, por uma atividade qualquer: fazer tricô e outras coisitas do gênero.
Fases do Desenvolvimento Psicossocial...
São três: Fase Oral, Fase Anal e Fálica. Tripé da formação psicanalítica de qualquer ser humano, especialmente na 1ª infância.
A Fase Oral das pulsões pela boca,  se dá por vários tipos, explicando comportamentos presentes e futuros da criança e do futuro adulto. 
Criança não quer comer, pode simbolizar negatividades no futuro. 
A fase sádica-ativa, no nascimento dos dentes mordendo os peitos da mãe, revela uma pulsão agressiva de um futuro ditador ambivalente.
A segunda fase é aquela das pulsões dirigadas ao ânus, a partir de como a mãe trata das fezes da criança.
Criança muito protegida pela até mãe até no banheiro, pode simbolizar aí uma relação entre amor maternal e fezes.
Enquanto, no contrário, criança que caga muito e descontrolada, é própria de uma criança raivosa e que pode se tornar uma pessoa mal e avarenta, não defecando até.
Com relação às mães superprotetoras, a toda hora com cueiros de bostas, simboliza, assim, que aquela criança pode se tornar uma pessoas de múltiplos talentos e generosa.
Enquanto a fase fálica, das pulsões direcionadas ao falo (pênis), na castração do desejo sexual da criança masculina pela própria mãe, origem do Complexo de Édipo, nasce de não permitir que o filho rejeite o pai por não ter sexo com a mãe.
Freud e o Direito Positivado
Como viveu apenas no início do Século XX, Freud teria muitas dificuldades, em pleno Século XXI, por causa da normatização e leis extravagantes do presente século, a popularizar suas principais idéias.
Uma delas seria de que a criança já nasce sexualizada. Pensa em sexo o tempo todo. Deve ser ativada sua libido. 
Idéias que poderiam levar Freud a ser processado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por pedofilia, podendo ser acusado e denunciado como pedófilo.
Outra condenação. Freud poderia ser condenado por associação ao tráfico, por conta do uso de maconha e de cocaína nas suas curas psicanalíticas. Poderia terminar seus dias em algum presídio federal.
Explicando Complexo de Édipo...
Ocorre quando a criança masculina, com ciúme da mãe, tenta matar o próprio pai. Aconteceram alguns casos desses em Nova Russas.
Só lembrando...
Será que Freud conseguiria explicar a paranoia policial? 
É o novo!
Novarussense lembrando que, em 1970, o boiscredo e o Piçoca só falavam em Freud?
Túnel do Tempo...
Que fim levaram a Maria Pé de Bode, a Zulmira Cerveja Quente, a Motor Batido e suas loucuras, neuroses,  paranoias e transtornos obsessivos-compulsivos?
_______________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e estudioso da Psicanálise de Freud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário