sábado, 1 de abril de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o 2º Tijolaço Virtual contra o governo Rafael Pedrosa.

2º Tijolaço virtual contra o governo Rafael Pedrosa!
Semelhante ao 1º tijolaço virtual, postado há alguns dias, o 2º tijolaço virtual terá um caráter mais político e administrativo sobre a gestão do jovem prefeito Rafael Pedrosa -que está completando 90 dias de governo. 
Muito diferente da baixaria verbal e dos insultos abusivos de César Tavares, (editor chefe do Jornal A Notícia), que, numa linguagem imoral, chula e agressiva resultante do seu destempero verbal e comportamento não democrático, numa participação radiofônica (Jornal A Notícia) e no áudio (Whatsapp), denegriu a honra e a imagem de um importante assessor do prefeito Rafael e do ex prefeito Marcos Alberto -aliado forte do atual governo-; farei apenas críticas políticas e administrativas, visando mudar os rumos da atual administração Rafael PedrosaA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna.
Primeiro lugar, como de praxe, vou começar falando novamente da falta de experiência política e administrativa do prefeito Rafael, para simbolizar no jovem que busca o 1º emprego sem qualquer experiência profissional.
Quem não tem experiência política e administrativa, como é caso do prefeito Rafael Pedrosa, até bom dizer que ele nunca havia sido vereador ou mesmo candidato anteriormente, ou nunca fez parte de chapa da UNE e do centro acadêmico de Medicina quando graduando em Medicina pela UFC (por sinal, um excelente aluno), ele buscou experiência política política em seu pai, Washington Pedrosa -seu pai, prefeito de fato e principal guru do Consenso de Washington -tese política e administrativa de juntar todas as facções e grupos políticos locais no governo do seu filho.
Por Consenso de Washington, na prática, era juntar no meio balaio governista, os radicais Denílson e o ex prefeito Marcos Alberto -que travam uma guerra mais pessoal do que política, desde o ano distante de 2009.
Se a junção de forças contrárias e inimigas não foi tão bom, pior ainda para a folha de pagamento podendo ficar acima com tanta gente para empregar dos 10 vereadores, dos 15 partidos e dos Azulões -perdedores das eleições municipais e desafetos de Rafael na eleição de prefeito.
Com tanto gente para se empregar dos aliados e novos aliados que vieram para o governo, até mesmo vereadores que apoiaram Gonçalo Diogo (Marcelo Evangelista e Izabel Moura), teve que fazer arranjos, como o de mandar as pessoas para determinados cargos, apenas pastorando os cargos confiados pela administração, mas sem uma formalização. Dizem que até foi criado o contrato temporário com validade mensal.
Agora deixemos de lado um pouco o administrativo, voltando à falta de experiência política de Rafael Pedrosa. Por ex., na última sexta (31), não participou dos eventos e protestos de rua contra a Reforma da Previdência do governo Temer, que pode acabar com as aposentadorias rurais e urbanas, com a participação de diversos entidades (Fetraece, Ubes, UNE, Núcleo Popular, setor LGBT, Sindicato dos Servidores, Sindicato dos Trabalhadores) e centenas de pessoas nas ruas de Nova Russas.
Se tivesse participado, não tivesse em Fortaleza, como sempre faz nos finais de semana, parecendo um executivo na Prefeitura de Nova Russas, teria aprendido mais sobre o que simbolizam tais entidades para melhorar sua experiência política.
Para aprender que tais entidades do movimento popular/sindical são vinculadas a partidos aliados do seu governo, inclusive o PC do B. Poderia ter lucrado muito politicamente nas manifestações contra o governo Temer.
Outro sintoma da falta de habilidade e de experiência de Rafael Pedrosa, como chefe do Poder Executivo, é na própria escalação das secretarias. Algumas secretarias (Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Esporte) são feudos de alguns grupos políticos: Acacismo, Rosismo, Denilsismo, Azulões.
A secretaria de Agricultura, se Rafael fosse mais político, poderia ser dividida entre Chico Rosa e o Partido dos Trabalhadores indicando o Sub. A secretaria de Saúde deveria ser da doutora Daniela, de vários médicos e de vereadores vinculados à área de saúde.
Já na secretaria de Ação Social prioriza o nepotismo, com a irmã Érika no comando. No Esporte, tem apenas o Sub e ainda não foi indicado o secretário de fato e de Direito. E entendo que o Sub da Cultura deveria ser de Nova Russas.
Pior fizeram com o professor Luizinho. Ocupou com seu talento a Secretaria de Tributos e teve que sair, pois o município nada fez para resolver a situação funcional dele com a Secretaria de Educação do Estado.
Voltando ao setor administrativo, o governo tem uma certa razão em organizar o trânsito, mas faz com muita pressa. O ressurgimento do Demutran traz muitas queixas e reclamações de donos de carros e de motos multados diariamente. Verdadeira máquina de perder votos.
Já que o governo Rafael gosta tanto da coisa certinha, tinha que ter observado que o 'Chibil, conhecido ficha suja com vários processos na Justiça e preso sob acusação de participação na morte do Luís Antonio Brasilino, era contratado da administração municipal.
De volta à política novamente. O governo Rafael não tem dado muito valor aos muitos suplentes de vereadores. Vanda Calaça, Sérgio Brito, Raimundo Otávio, Coca, Chagas da Sé, Izídio, Marco Antonio Vaqueiro, Raimundo Juvêncio tantos outros continuam sem muito prestígio no governo da dupla Rafael-Washington.
Calma que o 2º tijolaço ainda não terminou.
Foi só o começo!
Denílson, o radical sectário...
Sobre o vereador Denílson, aliado incondicional do governo Rafael na Câmara, faço aqui também críticas políticas. Do ponto vista pessoal, Denílson é um cidadão de bem, oriundo de importante família, tem boas relações sociais e filho do saudoso Totonho Careca: um dos maiores políticos da história de Nova Russas.
As críticas também são de ordem política. 
Politicamente o vereador DenílsonA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e casamento é muito fraco. Visão primitiva da política. Aprendeu muito pouco nos 7 mandatos como vereador. Um vereador de província sem uma visão de estadista e sem o entendimento global da política.
Comportamento político não mudou muito.
Quando está no governo é um radical sectário e aliado incondicional. 
Especialista em intrigas palacianas para afastar adversários do governo e aumentar seus privilégios e de seus aliados na administração.
Não tem meio termo como governista. Um sectário ao extremo na defesa do governo Rafael, como fez na última sessão ordinária, quando foi extremamente mal educado e agressivo com alguns professores na plenária -que apenas defendiam a diminuição do número de parcelas do retroativo.
Defende muito pouco o interesse coletivo. Visa mais o interesse pessoal dele, dos seus familiares e do seu grupo político de apoiadores e de militantes do Denilsismo -alguns deles em Canindezinho e na Cacimba Nova.
Sem base doutrinária e ideológica, não se firmando politicamente como um político ideológico. Apenas um vereador do varejo político.
Nos ramos momentos em que é oposição, é um incendiário total, como fez em relação ao governo do ex prefeito Marcos Alberto. Assume um oposicionismo total e absoluto. 
Achando-se o paladino da ética e da moral pública.
Posição de Socorrinha não é boa...
Não queria ficar na pele da vereadora Socorrinha, atual presidente da Câmara -uma mulher de honra, corajosa, inteligente e preparada.
Por um simples motivo. Socorrinha Holanda como mãe do prefeito Rafael, na função de presidente da Câmara, pode não ter condições de tornar o Poder Legislativo independente em relação ao Poder Executivo.
O motivo é forte. Qual é a mãe que fica calada diante de críticas pesadas ao filho? Não conheço nenhuma.
Daí que, da presidência, Socorrinha Holanda tenha rebatido alguma críticas fortes do vereador Teixeira contra a gestão de Rafael.
O que não é certo do ponto de vista legislativo!
Só vou dizer uma coisa...
O prefeito Rafael tem que rezar muito para o ex prefeito Marcos Alberto não romper com ele. Se o Marcos Alberto, com força política que ele tem, pode derrubar o governo. Marcos Alberto tem moral no TCM e diversos outros organismos do Estado.
Além disso é amigo pessoal do presidente do TCM, Domingos Filho; do deputado Domingos Neto e do deputado Odilon Aguiar -importantes lideranças da política estadual e nacional, com grande apoio popular.
Perguntar não ofende...
Quantos temporários a Prefeitura de Nova Russas já demitiu?
Túnel do tempo...
Sujeito lembrando que, em 1988, o Washington Pedrosa apoiava o Chico Rosa para prefeito e depois foi apoiar o tio dele, Dr. Xavier, na eleição de prefeito.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

2 comentários:

  1. Neste Governo não se dá toco para Blogueiro chantagista, fique a vontade Tim para fazer as suas matérias, quarta-feira estava sentado na mesa do prefeito pedidndo dinheiro como ele não te deu...vêm o tijolaço.

    ResponderExcluir
  2. Professor Tim grande intelectual do ramo da comunicação o qual eu tenho uma grande admiração, porém em alguns momentos acaba sendo incoerente em seus comentários em relação a assuntos, do Demutran de Nova Russas. Tim, quando você fala que o Demutran de Nova Russas é uma máquina de perder votos você está demonstrando ignorância quanto a municipalização de trânsito ou está sendo influenciado por alguns políticos que tem o ponto de vista medíocre com relação a fiscalização de trânsito, políticos esses, que não sabem a importância de se trabalhar a municipalização de trânsito, que não são capazes de desenvolver projetos que possam contribuir para o bem coletivo e acham que o Demutran é um órgão que funcionando trará problemas políticos partidários. Discordo. O Demutran de Nova Russas existe no papel há 18 anos. Nunca funcionou de forma legal nas administrações anteriores, aí eu pergunto: se esse órgão é uma máquina de perder votos, porque Iranede, Acácio, Marcos Alberto, Paulo Evangelista e Gonçalo Diogo perderam as eleições? Porque o Demutran não trabalhou como deveria em nenhuma dessas administrações aí. Principalmente nos períodos de campanha política. Então amigo identifique outro motivo para perda de votos de alguns políticos de nossa cidade e não seja mais um a contribuir de forma negativa para a existência do Demutran de Nova Russas.

    ResponderExcluir