Poucas palavras faladas ou poucas palavras escritas, para, assim, a partir da breve carta-texto do fundador do PT e jurista, Hélio Bicudo, para o bom entendedor, explicam muito mais do que textos longos e muitas palavras.
O Capital, de Karl Marx, é um livro de muitas palavras e textos longos sobre a ditadura do proletariado e a vanguarda proletária tomando o poder da burguesia para implantar o comunismo sem classes. O Capital transforma o proletariado (industrial) numa classe especial, divina, sem pecados, para tomar o poder da burguesia e comandar o poder mundial.
Tudo isso na teoria!
Se Karl Marx tivesse conhecido o operário Luís Inácio Lula da Silva, que virou presidente da República e governou para as elites e para o sistema financeiro, como bem explicou carta-texto de Hélio Bicudo, não teria escrito "O Capital" da forma que escreveu.
Antes uma explicação. Não vou dar razão total nem à carta-texto de Bicudo e nem ao "Capital", de Karl Marx. Vou analisar Lula de maneira independente e imparcial, sem condenações antecipadas ou absolvições imediatas.
Tudo bem? posso começar?
Vou analisar cada aspecto da carta-texto do Bicudo por vários sentido. Embora não esteja na carta-texto de Bicudo, para começo de conversa, Lula, antes de tomar posse, assinou a famosa 'Carta aos Brasileiros': documento assinado dentro do Palácio do Planalto, ao lado de FHC, para não mexer nos contratos, nas privatizações e deixar a ordem econômica capitalista-globalizada do jeito que estava.
Daí que as agências reguladoras (Anatel, Aneel, ANP), durante o governo Lula, como diz Bicudo, a não fazerem nada contra a exploração de grandes empresas privadas nacionais e multinacionais, ganhadoras dos leilões de privatizações na era FHC, não fizessem nada.
Revelando, ainda, uma negação ideológica do que Lula pregava em campanha. Aquela coisa: discurso na oposição, prática diferente no governo. Lula socialista na oposição, mas capitalista ao extremo no poder da República.
Ser capitalista e rico foi sempre o sonho de Lula. As medidas provisórias isentando as grandes montadoras do ABC (onde ele foi metalúrgico), para as que as ruas e avenidas brasileiras ficassem superlotadas de carros e de veículos poluentes, e que estão na carta-texto do Bicudo, explicam bem melhor.
Ser rico ainda nos presentes milionários da OAS e da Odebrecht (sítio em Atibaia, Tríplex), embora ele ele negue, sem falar no Aero Lula -que custou uma fortuna aos cofres brasileiros, para ele viajar bem pelo mundo.
Falei não ideológico, apelas pela carta-texto do Bicudo, mas dou marcha-ré. Houve um pequeno surto nacionalista de um sub-imperialismo. Lula, aliado a governos bolivarianos de Esquerda e de Extrema Esquerda, fez várias medidas em tal sentido:
8 bilhões do BNDES para a Odebrecht fazer obras na Venezuela, expropriação pela Bolívia de refinaria da Petrobras, nomeação do bolivariano Marco Aurélio Garcia e aceitação da Venezuela no Mercosul.
Operário não mais socialista e muito menos nacionalista, ao permitir lucros enormes de multinacionais e dos bancos estrangeiros, da dominação da petroquímica dos Estados Unidos sobre a Petrobras.
Agora quanto à denúncia do Bicudo de compras de sondas superfaturas da Schachim para acobertar o assassinato de Celso Daniel, é coisa de um mafioso de Esquerda, se for verdadeiro o caso.
Aparelhamento do Estado como fez na nomeação dos 30.000 cargos comissionados, em nome de um capitalismo esquerdista de Estado. Misturado com populismo no Bolsa Família e no Bolsa Pescador.
Acertou em cheio no caso da Dilma, que eu havia falado. Lula pecou 100% em eleger uma feminista lésbica (sapatona), burra, intolerante, sem qualquer habilidade política: chamada Dilma Roussef para Presidente da República.
Bicudo não tem razão alguma em dizer que Lula quis humilhar as Forças Armadas ao nomear um civil para a Defesa. FHC fez o mesmo. Ou por ter feito acordos comerciais e bilaterais com Angola, com a Venezuela, com a Bolívia, com Cuba e outros países emergentes e periféricos.
Resumo de tudo: Mesmo o Bicudo não dizendo claramente, apenas citando fatos, é que todo ser humano, mesmo de Esquerda e comunista, tem uma alma capitalista dentro de si. Deseja o poder para ficar rico, poderoso e mandar nas outras pessoas.
Lula não foi diferente.
Mesmo concordando com Bicudo em muitas coisas, não concordo com a prisão de Lula.
Apenas sendo coerente com os fatos!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário