terça-feira, 27 de junho de 2017

3ª Lajotada do Blog Professor Tim sobre o governo Rafael.

3ª Lajotada virtual do Blog Professor Tim sobre o governo do Dr. Rafael!
O número 3 é considerado um número místico perfeito, como derivativo da Santíssima Trindade, e talvez o sentido das trilogias na literatura. Eis o fundamento principal da 3ª Lajotada virtual sobre o governo do Dr. Rafael -completando a série de três lajotadas sobre aspectos políticos e administrativos da administração Rafael Pedrosa.

Com fiz nas duas Lajotadas anteriores, começo falando da concentração de poderes nas mãos do pai e principal guru (prefeito de fato) do Dr. Rafael, Washington Pedrosa, no governo do filho. Washington Pedrosa não é só secretário de Finanças. É o super-secretário do governo do Dr. RafaelA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, área interna e close-up, com a chave do cofre nas mãos e todo o dinheiro passando por ele.
Despesas diversas nas várias secretarias municipais apenas com autorização de Washington Pedrosa, situação que tira a autonomia e a independência dos secretários municipais. Tem secretário que nem autorização nem de botar 20 litros de gasolina ou um tambor/galão de água mineral para sua secretaria.
É o governo do Washington, para o Washington e pelo Washington, pela falta de experiência política e administrativa do Dr. Rafael Pedrosa -um jovem médico competente e preparado na sua profissão, mas ainda sem a experiência política e administrativa.
A inexperiência política o faz se afastar dos principais atos e ações governamentais, deixando que o 'Capitão Washington' comande  o 'navio governista' rumo à ao porto seguro para ele concentrar poderes, negociar os mais diversos acordos políticos e fazer o máximo de pragmatismo político e partidário.
Pragmatismo extremado de Washington que tem um nome pomposo: Consenso de Washington. Fórmula pragmática e consensual de colocar grupos radicais inimigos dentro do governo do filho, como os Azulões de Marcos Alberto e o Grupo do vereador Denílson e outros.
Consenso de Washington que está virando um Dissenso de Washington, com a saída de alguns secretários municipais (Valéria Chaves, da Educação, e Chico Rosa, da Agricultura) -simbolizando um quase rompimento do Acacismo e do Rosismo com o governo Rafael.
Rompimento certo mesmo foi da doutora Daniela, aliada de primeira hora do governo Rafael, que hoje é uma radical opositora e possível candidata à Prefeitura de Nova Russas, em 2020, com apoio de importantes caciques e opositores do Dr. Rafael.
Revelando que o governo Rafael começa a perder aliados políticos, por conta de uma certa inexperiência política do prefeito Rafael, e isso pode ser muito ruim na eleição para deputado e depois na reeleição.
A 3ª Lajotada Virtual está apenas começando.
Vamos continuar Lajoteando.
Notinha sem esclarecimento...
O secretário de Saúde importado de Tamboril, o Sr. Pretinho, a respeito das reclamações populares do atendimento da ambulância que demorou no atendimento às vítimas do acidente fatal em frente ao Hospital Municipal José Gonçalves, divulgou uma Nota de Esclarecimento para dizer que não faltou ambulância para transportar os pacientes gravemente feridos.
Uma verdadeira notinha breve e sem muitos esclarecimentos.
Pergunta: não era para ter pelos menos duas de ambulâncias com seus motoristas de plantão, no final de semana -período em que ocorrem muitos acidentes?
As pessoas reclamaram também a carência de uma equipe profissional e material para socorro urgente dos primeiros socorros, precisando de um curso de socorristas de pacientes em estado grave.
E o Hospital? reclamam da falta de cirurgias eletivas e até de falta de medicamentos básicos.
Espera-se que o Dr. Rafael e o secretário Pretinho, apesar de alguns avanços, possam fazer mais pela saúde.
Desgoverno em algumas secretarias...
Com a saída do Chico Rosa (Agricultura) e da professora Valéria Chaves (Educação), o governo Rafael está um desgoverno em algumas secretarias, com secretários interinos e sem autonomia respondendo.
Está na hora de se nomear os novos secretários de Educação e de Agricultura, porque está prejudicando o município e a população. Algumas associações comunitárias da aradação de terras ainda não receberam, porque não tem o secretário para assinar.
Elitização do secretariado...
Apenas as famílias das elites políticas e econômicas fazem parte do secretariado municipal. Secretários da família Pedrosa e de algumas outras famílias ricas e poderosas do nosso município.
Região do Alto da Boa Vista e da periferia não tem um nome sequer no secretariado. O ex vereador Capita, que é um forte nome do alto, não teve nem vaga nem como sub do sub do sub.
Opinião do Dr. Acácio...
Ex prefeito. Que disse.
Se o prefeito Rafael não colocar na Justiça a questão das obras inacabadas da gestão do ex prefeito Gonçalo Diogo, que colocaram o município na inadimplência, o município continuará inadimplente.
Outro ensinamento acacista.
Fazer obras com recursos próprios, como a gestão do Dr. Rafael está fazendo, não é bom para o município, pois faltaria dinheiro para contrapartida em outras obras.
Promessa do Chiquinho Diogo...
Na função de vereador de oposição.
Investigar, quando a Câmara voltar do recesso, as licitações ocorridas na Prefeitura de Nova Russas, na atual gestão, na suas várias modalidades (licitação/tomada de preços/pregão eletrônico).
Da série problemas do governo Rafael...
Maioria das estradas vicinais por serem feitas, ruas escuras e sem luminárias, secretarias abandonadas, base aliada brigando na Câmara e na Prefeitura, acusações de nepotismo e de fisiologismo, merenda sem qualidade, hora atividade dos professores (Educação Infantil/Fundamental I) não cumprida etc.
Voltando ao morde e assopra na Câmara...
Como bem disse o vereador Marcelo Evangelista, em discurso na Câmara, ele é um vereador que morde e assopra.
Ou seja: elogia tanto o governo como a oposição.
Cabe uma pergunta: Que outro vereador da base aliada morde e assopra na Câmara?
Secularismo no arrocho fiscal...
Será mesmo verdade a proposta governista de que a taxa dos ambulantes na Festa de Nossa Senhora das Graças fosse paga na Secretaria de Tributos e não na Paróquia?
Perguntar não ofende...
Qual será o próximo Pedrosa nomeado para alguma secretaria municipal?
Túnel do tempo...
Que fim levou a rede do Washington Pedrosa?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1988, os Pedrosa apoiaram totalmente a candidatura do Dr. Xavier à Prefeitura de Nova Russas, quando perdeu para o Chico Rosa?
__________________________________________

Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário:

  1. tudo isso já era de se esperar né meu caro....novidade mesmo é a tornozeleira eletrônica de um Pedrosa da nova geração por crime nas licitações hein!!!

    ResponderExcluir