quinta-feira, 1 de junho de 2017

A Melhor terapia de cura é ter compaixão. É o que explica o doutrinador José Matos.

A TERAPIA CHAMADA COMPAIXÃO
Uma vez ouvi você dizer “Só a compaixão é terapêutica”. Por favor, fale sobre a compaixão
Sim, só a compaixão é terapêutica – porque tudo que é ruim no homem é devido à falta de amor. Tudo que é errado no homem está em algum lugar associado com o amor. Ele não tem sido capaz de amar, ou não tem sido capaz de receber amor. Ele não tem sido capaz de compartilhar seu ser. Essa é a miséria. Isso cria todo tipo de complexos por dentro.
Esses ferimentos íntimos podem vir à tona de muitas maneiras: podem se tornar doenças físicas, podem se tornar doenças mentais – mas profundamente o homem sofre de falta de amor. Assim como a comida é necessária para o corpo, amor é necessário para a alma.
Nos tornamos coisas. Observe um casal, e você verá duas coisas mortas, dois túmulos, lado a lado – ajudando um ao outro permanecer morto. Esse é o constante conflito do casamento. Ninguém quer ser reduzido a uma coisa!
Sexo é a forma mais baixa dessa energia, quando ela se torna amor, então você começa a respeitar a outra pessoa.
No amor, existe gratidão, existe uma profunda gratidão. Você sabe que o outro não é uma coisa. Você sabe que o outro possui uma grandeza, uma personalidade, uma alma, uma individualidade. No amor você concede liberdade total ao outro. É claro, você dá e recebe: é um relacionamento de dar e receber... mas com respeito.
A maior angústia na vida é quando você não pode expressar, quando você não pode comunicar, quando você não pode compartilhar. O homem mais pobre é aquele que não tem nada para partilhar, ou tem alguma coisa para partilhar, mas perdeu a capacidade, a arte, de como compartilhá-la; assim um homem é pobre.
A compaixão é incondicional. Você não pode ter compaixão só por aqueles que são amigáveis com você, só por aqueles que estão relacionados a você. Compaixão inclui tudo... Assim você se torna uma força curativa nesse mundo miserável.
Osho, A Sudden Clash of Thunder,

Autor: José MatosA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, tabela e área interna -DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário