quinta-feira, 15 de junho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre Título de Cidadania da Lucinete, Desmembramento das contas de Marcos Alberto e outros assuntos da Câmara.

Aprovado por unanimidade na Câmara Título de Cidadã da 'Lucinete do Sindicato dos Servidores'!
Nascida na pequena e bizarra Saudoso, uma comunidade rural perdida no tempo e no espaço entre a Poranga e Pedro II, na divisa com o Piauí, a sindicalista e vice presidente licenciada do Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Russas (SSPMNR), Lucinete Dias Nobre teve aprovado seu Título de Cidadã Novarussense.
Aprovação do Título de Cidadã Novarussense (Cidadania Honorária) para a sindicalista Lucinete Dias Nobre foi por unanimidade dos 13 vereadoresA imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno, sapatos e área interna presentes na sessão ordinária da Câmara de Nova Russas, na sessão da última quarta: 14 de junho.

A autora da comenda para a sindicalista Lucinete Dias Nobre foi a vereadora Rejane Tavares (SD)A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, de quem é a homenageada desde que ela chegou a Nova Russas, há cerca de 15 anos vindo de Poranga e foi trabalhar na Ação Social ao lado dela.
Mesmo que não se saiba a real motivação do Título de Cidadã para Lucinete, ou fatos geradores, o certo é que mora aqui há um certo tempo e tem raízes familiares em Nova Russas. Não se se foi o fato de morar aqui e ter parentes o motivo central para a cidadania honorária.
Na sua biografia, está registrado que Lucinete faz parte das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) é é vinculada à corrente católica da Teologia da Libertação. Movimento católico formado por padres sem batina e freiras sem o véu, misturando Marx com Camilo Torres (padre colombiano das Farc, morto em combate), Reino Cristão com comunismo, colocando Jesus Cristo na opção preferencial pelos mais pobres-, desde o período de Dom Fragoso.
Foi nas CEBS e na Teologia da Libertação (que ela não entende bem profundamente) que ela conseguiu o fermento das lutas sociais e começou a militar no movimento sindical de Nova Russas, quando foi eleita vice presidente e uma sindicalista de Esquerda -como ela mesma diz, por conta de ser filiada ao PSOL: partido do guru Trotsky e do internacionalismo proletário.
Mas o esquerdismo-revolucionário-trotskista da sindicalista Lucinete é apenas febril. Sazonal. Não é permanente. Quando os prefeitos de Nova Russas oferecem um cargo comissionado para ela, ela não pensa duas vezes em fazer parte como comissionada dos governos de direita. Assim foi durante a gestão do ex prefeito Acácio e agora na gestão do prefeito Rafael -em que ela tem um cargo comissionado no Creas.
O certo é que com o título de Cidadã aprovado para Lucinete, que deve ter os motivos e os adjetivos, já são muitos os títulos concedidos. Sendo que boa parte deles ainda não foi entregue, existindo mais de 20 títulos de cidadania novarussense para serem entregues.
Há a urgência urgentíssima de se marcar uma sessão solene para a entrega dos títulos ainda não entregues.
E a Festa de Agosto é uma boa data para isso!
Aprovação de desmembramento não impede aprovação das contas de Marcos Alberto...
Aprovação de um requerimento legislativo coletivo (assinado por 8 vereadores), por 9 votos contra três, na sessão da Câmara, foi uma vitória de Pirro para quem tenta impedir a aprovação das contas de governo do ex prefeito Marcos Alberto, no exercício financeiro de 2011 -que vieram juntas com as do ex prefeito Paulo Evangelista -ou Paulo Mentira.
A aprovação do requerimento de desmembramento das contas de governo do ex prefeito Marcos AlbertoResultado de imagem para fotos e imagens do ex prefeito marcos alberto na camara de nova russas das de Paulo, a serem votadas individual e separadamente pelos 9 vereadores e com 3 votos contrários (Reginaldo, Marcelo e Hudson: porque queriam o parecer da assessoria jurídica).
Sem dúvida. Politicamente correta por conta do plenário ser Câmara ser soberano nas votações de contas de governos dos prefeitos e ex prefeitos.
Uma orientação.
A aprovação não impede da apreciação da Comissão de Finanças e Orçamento, formada por três vereadores (Marcos tem maioria em tal comissão), de deliberar sobre a questão do parecer conjunto aprovado pelo Egrégio Tribunal de Contas dos Municípios.
Outra orientação.
Desmembradas ou não, as contas de governo de Marcos Alberto precisam apenas de 4 votos para que seja acatado o parecem do TCM -idem para as de Paulo. Para derrubar o parecer do TCM, é preciso 9 votos: número imposível de acontecer.
Mesmo que se consiga derrubar o parecer, o que é impossível, poderia haver um questionamento técnico e jurídico sobre tal votação, já que as contas de governo, no mesmo exercício financeiro, não podem desmembradas. Apenas as de gestão (secretários municipais) podem ser desmembradas.
Razão para se pedir que os 13 vereadores aprovem as contas de governo de Marcos Alberto e de Paulo Evangelista, pois vieram aprovadas. Sabe-se, também, que os vereadores Rejane Tavares, Denílson e Adalberto, por razões pessoais e políticas, jamais votariam nas contas de Marcos.
Porém, com certeza, vários vereadores do governo Rafael, da qual Marcos é um aliado fundamental e incondicional, votarão pela manutenção do parecer do TCM pró-Marcos: Marcelo Evangelista, Socorrinha Holanda (Presidente), Teixeira, Reginaldo Silva (caso Chiquinho Diogo não assuma), Toinha do Capitão, Paulinho Talegal, Hudson e alguns outros.
O mais certo é aprovar as contas de governo de Marcos Alberto e de Paulo Evangelista.
Sejam desmembradas ou não desmembradas!
Um discurso digno de aplauso...
O brilhante vereador e um dos mais atuantes da atual legislatura, Marcelo Evangelista, pode ter feito ontem seu melhor discurso na tribuna da Câmara. Condenando o maniqueísmo de se dividir a política em dois lados radicais, do nós contra eles, do bem contra o mal,  como é o caso de alguns vereadores locais, o vereador Marcelo Evangelista (1º secretário da Mesa Diretora)A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área interna falou que é um político tradicional desse tipo de política.
Disse que era um vereador romântico, casual, do morde e assopra. De lavar e enxugar o prato. De cantar e dançar. Ou seja: é um vereador de situação, mas isso não impede dele elogiar algumas ações da oposição e até mesmo criticar alguns fatos da gestão Rafael. 
O que Marcelo quis dizer é que ele é um político pragmático, tolerante e que não faz política com ódios e com ressentimentos. Um político que age com emoção e com razão, com sentimentos.
Deu gosto de ouvir o discurso de Marcelo.
Dou nota 1.000 para seu discurso.
Saroba para vereador em 2020...
Ninguém gosta mais do plenário da Câmara, espaço exclusivo dos vereadores, do que o popular Saroba -ex prefeito da Cachoeira e eterno assessor do vereador Adalberto Filho. Saroba sempre está dentro do plenário filmando os discursos ou mexendo no Watsapp do seu moderno celular.
Está na hora do Saroba ser vereador em Nova Russas. Seria um bom candidato a vereador nas eleições municipais em 2020.
Difícil é ele largar a boa vida de cabo eleitoral dos Tavares.
Guevarista...
Mesmo que não seja um política organicamente da Esquerda revolucionária e guerrilheira, o vereador Denílson Peres (patrimônio político com 7 mandatos eleitos) é fã incondicional do líder da revolução cubana, Ernesto Che Guevara -médico e guerrilheiro argentino morto na Bolívia.
Tem duas sessões que o vereador repete na tribuna a frase símbolo de Che Guevara: "Hay que endurecerse sin perder la ternura jamás (há que endurecer sem perder a ternura jamais). Denílson é Guevarista porque se identifica e defende o senso de justiça, de solidariedade, de igualdade e do respeito aos mais pobres de Che Guevara.
Tem sido Denílson um vereador Guevarista da busca de justiça social e igualdade entre as pessoas.
Demandas do Coren...
Como todo ser humano é influenciado, a líder Izabel vem sendo influenciada pelas demandas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), da qual é filiada por ser enfermeira formada. Projetos de lei e requerimentos dela vão nesse sentido: Classificação de risco no Hospital e atendimento prioritário na saúde pública.
Consenso de Washington na Agricultura...
Prefeito Rafael, vice Júnior Mano, Washington Pedrosa e Marcos Alberto fecharam um consenso para a Secretaria de Agricultura.
O titular daquela pasta, que está sem secretário desde a demissão de Chico Rosa, deve sair do Poder Legislativo e da base aliada na Câmara.
Por ser da agropecuária, por ser muito preparado em questões agrícolas, o nome do vereador Marcelo Evangelista é o favorito para ser o futuro secretário de Agricultura. Até quinta da próxima semana sai a nomeação dele para o carg citado.
Túnel do tempo...
Que fim levou a panela de pressão rebelde do professor Adahil?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1992, tomou banho no Rio Saudoso.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário