quinta-feira, 29 de junho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre bloco de oposição na Câmara e possível rompimento do vice prefeito.

Bomba política: formação de bloco de oposição na Câmara agrava crise política no governo Rafael e circulam boatos de rompimento do vice e futuro deputado!
Com apenas 6 meses de administração, o governo do Dr. Rafael pode ter uma forte oposição política nos próximos meses. Foi formado na sessão da Câmara um bloco de 4 de vereadores de oposição, composto pelo vereador Teixeira (PDT), pelo vereador Pedro Lira (PPS), pelo vereador Chiquinho DiogoA imagem pode conter: 1 pessoa (PRTB) e pelo vereador Antonio Carlos -do PVA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna.


O Dia D do referido bloco foi oficializado na última sessão ordinária do 1º semestre legislativo, quando o bloco votou unido contra a criação do Fundema (Fundo Municipal do Meio Ambiente) e de taxas ambientais.
Embora ainda continue com a maioria dos 13 vereadores, não deixa deixa de ser péssimo politicamente a formação de um bloco legislativo de quatro vereadores, que vai questionar duramente as ações do governo Rafael na Câmara e na Prefeitura.
Quem ganha com isso é a oposição legislativa e política ao governo Rafael, que já não é pequena. E o pode vir nos próximos dias fortalecer nos próximos dias, caso se confirme uma bomba política a explodir no governo atual.

Um possível rompimento do vice prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Júnior Mano (PMDB)A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno, embora ainda apenas com base em boatos e rumores.

Caso passe dos rumores e boatos aos fatos, e rompa com o governo Rafael, já que vem perdendo muitos espaços dentro do governo Rafael, o rompimento do vice Júnior Mano pode ser um fato de extremamente gravidade política para o futuro político do governo Rafael.
Apenas por um detalhe central. Júnior Mano controla politicamente dois vereadores de expressão na Câmara, exemplos de Paulinho Talegal e de Toinha do Capitão -liderança feminina importante do distrito de São Pedro.
Com os dois vereadores da base política de Júnior Mano, caso ele rompa de verdade, a oposição legislativa passa a ter 6 vereadores. E, caso o ex prefeito Marcos Alberto, também rompa, já que é aliado de Júnior Mano, a Câmara passaria a ter sete vereadores para eleger a futura mesa diretora da Câmara.
Sem Júnior Mano no governo, o governo Rafael passará por um terremoto político sem precedentes. Um fato político que colocar o governo Rafael na lona e deixar o prefeito na ingovernabilidade.

A força política de Júnior num exemplo.
Ele tem o apoio do PMDB do senador Eunício e deputados federais, como Odorico Monteiro -Presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) -Lideranças políticas, que, inclusive, arranjaram emendas para o nosso município.

Ainda é apenas um boato o possível rompimento de Júnior Mano, um candidato potencial à Assembleia Legislativa, mas é bom o governo Rafael fazer todos os esforços para evitar a saída de Júnior do governo.
Pois o próprio futuro do governo estaria em risco!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário