segunda-feira, 5 de junho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a totalização dos votos de Chiquinho Diogo e possível posse na próxima quarta: 14 de junho.

Pode engomar o 'paletó' de posse de vereador: Chiquinho Diogo tem votos totalizados pela Justiça Eleitoral e a posse dele pode ser na próxima quarta!
A Justiça Eleitoral de Nova Russas (48ª Zona), sob comando do juiz eleitoral (Dr. Marco Aurélio) e da promotora eleitoral (Doutora Lívia), fizeram a recontagem/totalização dos votos do agora vereador Chiquinho Diogo, após vitória jurídica dele no Tribunal Superior (TSE) e do despacho favorável do ministro Gilmar Mendes.
Com a totalização dos votos de Chiquinho Diogo (PRTB), a Justiça eleitoral reconheceu como válidos os 627 votosA imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna que ele obteve nas últimas eleições. 
Com a soma dos seus 627 votosNenhum texto alternativo automático disponível., reconhecidos pela Justiça Eleitoral e colocados no sistema, aumentou a sobra de votos de sua coligação mas muda o coeficiente.
Ou seja: altera apenas a composição dos eleitos em sua coligação. Vereador Zé Roberto, que foi diplomado como eleito, não é mais vereador, passando a 1º suplente (Reginaldo Silva passa a 2º suplente e o Nenenzão fica na 3ª suplência), pela questão de agora Chiquinho Diogo ser o 13º vereador. 
Agora a pergunta: por que Chiquinho Diogo ainda não vai assumir na próxima sessão ordinária da Câmara: quarta feira, 7 de junho de 2017?
Explicação.
Depois da totalização, vulgo recontagem dos votos, ainda em outras fases burocráticas e do cumprimento da legislação eleitoral. Existe um prazo de 5 dias corridos, apos totalização, para impugnação do resultado totalizado no novo mapa agora no sistema da Justiça Eleitoral.
Após o prazo, terminando na segunda, pode haver a proclamação de Chiquinho como eleito e sua diplomação, podendo a posse ocorrer na próxima sessão: dia 14 de junho, caso tudo ocorra como o previsto.
O certo é que Chiquinho Diogo conseguiu mais uma importante vitória para se tornar o 13º vereador, pela expressiva votação que obteve. Sendo sua posse um fato real e concreto que vai acontecer brevemente.
Nossos parabéns a Chiquinho Diogo!
Fui pessoalmente à totalização...
Fui prestigiar a totalização dos votos de Chiquinho para que ele seja brevemente o 13º vereador eleito de Nova Russas. Tambem estavam lá o ex vice Dioguinho, a ex vereadora Emília Diogo, a empresaria e esposa Keyla Sena (dona da academia Fêmini), sua mãe (ex vereadora Lucimar), a irmão Ludmila.
Claque bem familiar no apoio à totalização, diplomação e posse de Chiquinho Diogo como vereador.
Já a vereadora Toinha do Capitão (PMDB) foi também e saiu satisfeita porque a sobra da coligação de Chiquinho não atingiu o coeficiente. Apenas Chiquinho Diogo será empossado na vaga de Zé Roberto, enquanto os outros 12 vereadores continuam da mesma forma.
Clã Diogo retorna à Câmara...
Desde os anos 60, a família Diogo tem um representante na Câmara. O patriarca dos Diogo, saudoso Manoel Diogo Neto (um dos maiores líderes políticos de nossa história). Nos anos 1990, Lucimar Diogo assumiu como vereadora do PMDB.
Chiquinho Diogo foi eleito vereador em 2008, quando depois assumiu a Presidência da Câmara, e agora em 2017 deve tomar posse novamente.
Túnel do tempo...
Que fim levou o professor Reginaldo Silva, que não compareceu à totalização dos votos de Chiquinho Diogo no Forum?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 2000, Chiquinho era apenas um técnico em informática.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário