terça-feira, 4 de julho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre fatos políticos e administrativos da região.

Terminou sem acordo reunião de prefeitos do consórcio de saúde do São Lucas!
A decisão do prefeito de Crateús, Marcelo Machado, de cortar quase metade dos recursos daquele município destinados para o consórcio de saúde com o Hospital São Lucas, irritou boa parte dos prefeitos consorciados.
Reunião para tratar do assunto, reunindo hoje (4) vários prefeitos e secretários de saúde de nossa região, não se chegou a um acordo, mas as negociações avançaram bastante sobre o rateio que cada município, de acordo com a demanda de cada um.
Os prefeitos Nova Russas (Dr. Rafael), de Independência (Valdy Coutinho), de Tamboril (Pedro Calixto), de Poranga (Carlysson Assunção), Aristeu de Ararendá e a secretária de Saúde, Jacyra Eduardo; Nenen do Cazuza de Ipueiras e o anfritrião de Crateús, Marcelo MachadoA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, não chegaram a um acordo sobre o valor total: se 110.000 ou apenas 50.000 reais repassados pelos municípios.


Mesmo sem acordo fechado, avançou-se muito para ser decidido pelos prefeitos da região, após consulta aos setores jurídico, contábil e financeiro de suas prefeituras, para esse e outros assuntos da saúde vinculada ao consórcio com o Hospital São Lucas -o maior da região e hoje administrado pelo Fundação São Camilo, cujo diretor é o Marcos.
Tomara que cheguem a um acordo na próxima reunião.

Não estou vendo o prefeito Aristeu na foto...
A foto de que estou falando é a que foi tirada na parte externa da Câmara de Ararendá, por ocasião de uma audiência pública da OAB a respeito da desativação da Comarca daquele município, a ser determinada pelo Tribunal de Justiça do Ceará.
Vejo várias personalidades presentes do Poder Executivo (Chefe de Gabinete Pedão, secretária de Saúde Jacyra e outros), do Poder Legislativo (vereadores Neto Lopes e outros), do Sindicato dos Servidores (professor Ubirajara), Presidente da OAB e advogadosA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e texto, entre outros, mas não vi a figura do prefeito Aristeu.
Onde estava o prefeito Aristeu? Por que não participou de audiência pública tão importante para manter o Forum de Ararendá? Estaria viajando?
Questão das demissões em Tamboril é polêmica...
Independente do que digam oposição e governo na questão da demissão de contratos temporários na Prefeitura de Tamboril (governo Pedro Calixto)A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, a questão é polêmica e tem vários pontos de vista.
Acredita-se que as demissões não cheguem a 600 ou até 400 demitidos nos contratos temporários, mas muito menos servidoresNenhum texto alternativo automático disponível. serão demitidos, por falta de dinheiro da Prefeitura em pagar e sem dinheiro em caixa, sendo o último demitir mesmo que o prefeito não quisesse fazer isso.
Está sendo obrigado a demitir.
Outra coisa. O ato do prefeito Pedro Calixto, que tem origem humilde e chegou a ser motorista de caminhão, de assumir publicamente o erro das contratações a mais e pedir desculpas por isso, foi um gesto admirável e louvável.
Gesto de Pedro Calixto em pedir desculpas públicas merecia ser copiado por outros prefeitos da região, por ser um ato de transparência e respeito aos seus eleitores.
Claro que as demissões de aliados do próprio Pedro Calixto não são boas para ele mesmo, mas ele tinha que fazer por falta de recursos e pelo erro assumido de contratações que não podia fazer.
Comunista paraguaio do Ipu...
O prefeito Sérgio Rufino, mesmo do PC do B, nunca foi um comunista stalinista-marxista-leninista de carteirinha, defensor do comunismo sindical corporativo.
Está autorizando que alguns vereadores da sua base aliada (Adriano Melo e Eduardo Ximenes) votem em deputados federais aliados das reformas (trabalhista/previdenciária) do governo Temer. Casos dos deputados Domingos Neto e Moses Rodrigues -reformistas direitistas das reformas conservadoras de Temer.
Definido em quem votar...
Prefeito Nenen do Cazuza (Ipueiras) vai votar em Jeová Mota para deputado estadual e no Leônidas Cristino para deputado federal, Camilo para governador e Cid para o Senado.
Vota, segundo ele, em que os Ferreira Gomes (FG) mandarem.
Está no Mato Grosso...
Prefeito Vanaldo Moura, outro falso comunista que governa a miserável Novo Oriente -eterno reduto dos cartãozeiro do Ceará.
Foi a razão, de está passeando em Mato, a razão de Vanaldo não ter ido à reunião do consórcio da saúde regional em torno do Hospital São Lucas.
Desmentiu...
Em entrevista ao Falando Francamente, da Rádio Poty, o prefeito Valdy Coutinho desmentiu o deputado e ex prefeito de Crateús, Carlos Felipe, de que a saúde dos outros municípios era bancada com recursos da saúde crateuense, notadamente quanto ao Hospital São Lucas.
Túnel do tempo...
Que fim levou o radical Dr. Barreto (vulgo Barretão), prefeito de Quiterianópolis, que não compareceu à reunião?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1982, o Hospital São Lucas se chamada Hospital Geral e tinha como chefão o Dr. Fernandes.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário: