quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Coluna do Blog Professor Tim a respeito do uso do Voto Minerva na futura eleição da Câmara de Nova Russas.

Voto Minerva nunca será tão importante quanto na eleição da Mesa Diretora da Câmara!
O Voto Minerva é um princípio parlamentar singular dos presidentes do Poder Legislativo originado na Grécia. Derivou do Mito da Deusa Pala Atena (ou Minerva, em Roma) que teve que desempatar o julgamento contra Orestes (reles mortal) -acusado de vários crimes.
A Presidente da Câmara de Nova Russas, vereadora Socorrinha Holanda (PMN), não é a Deusa Atena, mas vai ter que usar seu Voto Minerva (prerrogativa de função para desempatar questões legislativas) na futura eleição presidencial daquela Casa de Leis, prevista para acontecer o processo eleitoral, com mandato de 1 ano, no dia 10 de dezembro.
Por que a presidente Socorrinha HolandaResultado de imagem para fotos e imagens da camara de nova russas vai ter usar seu Voto de Minerva?
Respondo. A disputa pela presidência da Câmara de Nova Russas é a mais acirrada nos últimos anos. Os dois de vereadores, em disputa, cada um, contaria hoje com cerca de 6 vereadores. Com a Câmara é composta por 13 vereadores, num empate de 6 versus seis, Socorinha tem que desempatar e os dois grupos brigam pelo apoio dela..
O chamado G-6 ou blocão de seis parlamentares, liderado pelo vice Júnior Mano, é formado pelos vereadores: Toinha do Capitão (PMDB), Hudson Guilherme (PMB), Antonio Carlos (PV), Pedro Lira (PPS), Marcelo Evangelista (sem partido) e Paulinho Talegal -PRB.
O outro bloco parlamentar, mais governista do que o primeiro, é formado pelos vereadores: Denílson (PSB), Rejane Tavares (Solidariedade), Izabel Moura (PTN) e Adalberto Filho -DEM. O vereador Teixeira, mesmo na oposição, está fechado no grupo por ser inimigo político de Marcos Alberto -guru do outro grupo. Bem como o vereador Teixeira, que espera ser o candidato do Grupo e, com o voto de Socorrinha Holanda, chegar à Presidência.
Esse jogo não pode terminar 6 a 6. É aí que o Voto Minerva de Socorrinha Holanda pode ser fundamental para desempatar a eleição da Câmara, quando ela decidir por algum dos dois grupos. Tem que sair de cima do muro e votar no desempate da eleição legislativa.
Caso não queira usar seu Voto Minerva, resta uma opção para Socorrinha Holanda. Entrar com um Projeto de Resolução ou uma Emenda ao Regimento e Lei Orgânica, por ex., voltando o mandato de presidente para 2 anos com direito à reeleição -como é regra em todos os parlamentos e casas legislativas do Brasil.
Seria a forma mais inteligente de usar seu Voto Minerva!
Amigos do pé da serra e do Ipu no G-6...
Desde 1992, quando o ex prefeito de Ararendá, Vicente Mourão,quis ser candidato a prefeito de Nova Russas e era chamado de caboclo do pé da serra, é que existe a divisão política entre as elites clássicas da política novarussense e setores ligados ao pé da serra: Ararendá, Ipaporanga e outros locais.
Algumas lideranças do G-6, como o próprio vice Júnior ManoA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e seu tio, Sebastião Mano, com uma certa familiar e política no município de Ipaporanga, onde a forma de fazer política é totalmente diferente de Nova Russas. Já Marcos Alberto teve sua formação política em grotões políticos tipo Ararendá, Pires Ferreira e Ipu.
Ex prefeito Marcos Alberto influencia o voto do vereador Hudson Guilherme, vereador da bandeira histórica da acessibilidade e de muitas lutas importantes e históricas, cujas raízes familiares são da região do pé da serra e também do Ipu e municípios vizinhos. 
O vereador Marcelo Evangelista, cotado como forte e futuro presidente da Câmara, tem raízes no município de Ararendá, e até é professor naquele município. Toinha do Capitão também tem parentes na região serrana dos municípios citados e até porque o distrito de São Pedro também é pé de serra.
Antonio Carlos também é outro da grande região serrana, mais precisamente de Ipueiras -que tem uma área territorial dentro do pé da serra da Ibiapaba. Mesmo que não seja da região serrana de Ararendá e de Ipaporanga ou de Ipueiras, tem muitos amigos em tais municípios.
Revelando uma certa identidade territorial, política entre os vários vereadores e lideranças do G-6 ou do blocão dos seis vereadores para votarem unidos um no outro na disputa da presidência da Câmara.
G-6 tem um pé na serra e outro no sertão!
Túnel do tempo...
Que fim levaram o ex prefeito de Ararendá, Antonio Sena?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, foi a um comício no pé da serra de Ipaporanga.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário