segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a Pesquisa 2017 sobre os rádios e os programas de rádio mais ouvidos.

Segundo Pesquisa MARTMAG: Jornal da 104 continua liderando com Jornal da Vox e Jornal Seara empatados em 2º lugar!
Estão circulando em todas as midias os números da pesquisa MARTMAG/2017 (da filial Nova Russas), realizada no período (07/04 a 30 do junho) com cerca de 387 questionários, visando saber quais rádios e os programas de rádios mais ouvidos de nossa cidade e da região.
Segundo a referida pesquisa MARTMAG, nos programas de jornalismo de rádio, o Jornal da 104 (Timbaúba FM), apresentado por Denes Lima (apresentador âncora) e por Edilson PaivaNenhum texto alternativo automático disponível., continua liderando a audiência dos ouvintes. Jornal da 104 tem audiência de 27,91 dos ouvintes ligados em radiojornalismo.
Já o Jornal da Vox (apresentado por Max Weber) e Jornal Seara (na Rádio Seara, do consagrado e intelectual Luís Augusto) estariam liderando o segundo lugar, respectivamente, com 5,68% e 4,39%. E o Jornal da Vale FM (Eduardo Santos/Paulo Henrique), atingiu menos de 1%.
Em último lugar nos programas de jornalismo, ficou o Jornal A Notícia do Ceará (antigo Centro Oeste Notícias), apresentado por Reginaldo Marques, por Carlos Henrique e por Emanuel Rodrigues. E o Falando Francamente, da Rádio Poty, não teve pontuação alguma.
Já as rádios mais ouvidas foram: Timbaúba FM, VOX FM e RÁDIO SEARANenhum texto alternativo automático disponível., entre outras.
Estão aí, portanto, os resultados da pesquisa MARTMAG!
Fiquem à vontade para suas reflexões!
Esporte da 104 é recordista de audiência...
Toinho BarbosaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, nosso melhor cronista e narrador esportivo da região, ao lado, na bancada do 104 no Esporte, de Mazinho Silva, lidera com grande margem a pesquisa MARTMAG de programa esportivo de maior audiência. 
104 no Esporte atingiu quase 7% (precisamente 6,98%) dos ouvintes ligados em programas esportivos. É disparo o programa esportivo mais ouvido da região.
Deu de goleada em todos os concorrentes na pesquisa MARTMAG, o 104 no Esporte. O 2º colocado é o Esporte da Vox, com apenas 0,26%. 
Em números, por ex., o 104 no Esporte tem cerca de 40 vezes mais ouvintes do que o programa da Vox FM, de Ipueiras.
Gol de placa tem sido o 104 no Esporte ou Esporte na 104!
Metodologia da pesquisa estaria correta?...
Lógico que a pesquisa MARTMAG não tem os mesmo rigores metodológicos e estatísticos do IBOPE e do DATAFOLHA -maiores e melhores institutos de pesquisa do Brasil. 
Trata-se de uma pesquisa informal/amadora feita apenas com os clientes e fregueses tradicionais do MARTMAG, cujo principal executivo é o empresário Paulo MagalhãesResultado de imagem para fotos e imagens do supermercado martmag nova russas -maioria ligados ao serviço público e à classe média local.
Tem que ver outras coisa. Se a maioria dos 387 clientes MARTMAG da pesquisa moram na zona urbana, onde a Timbaúba FM, certamente, tem mais audiência. 
Ou se abrangeria os vários distritos e comunidades locais, ou áreas em que a Rádio Seara ou Vox FM, entre outras, penetram mais e são mais ouvidas.
Se forem mais da zona urbana local, claro que favorece em muito a Timbaúba FM e poderia prejudicar na pesquisa os programas da Rádio Seara. 
Um exemplo: Timbaúba FM é bem ouvida na sede, mas a sintonia dela não é bem sintonizada depois do açude Linhares, momento em que o sinal foge.
A Seara, não! É sintonizada na sede e nas mais diversas comunidades, sendo que o Jornal Seara é muito bem ouvido na zona rural e nos distritos de Nova Russas e de outros municípios.
Daí a dúvida se a pesquisa MARTMAG atingiu ou não as áreas bem ouvidas da Rádio Seara e de outras rádios.
Empresário Paulo Magalhães está com a palavra!
Sertão Verde e Temperatura Máxima...
Conseguiram bons índices de audiência. Sertão Verdes, nas manhãs da Rádio Seara, obteve o índice de 2,4%. E o Temperatura, programa de romantismo musical da radialista Edilene Martins (Timbaúba FM), ficou com 2,84%.  Já o Manhã 103 atingiu 1,3% e o Programa da Paulinha Brandão (VALE FM), atingiu 1,78%.
Pouca ou quase nada de audiência...
Foram registrados alguns programas radiofônicos com quase nenhuma audiência. Bom Dia Vox, Jornal da Manhã, Algemas quebradas, Energizando. E outros zeraram: Céu azul amor está no ar, Programa de Domingo, entre outros.
Alguns erros da pesquisa MARTMAG...
Na pesquisa, estão citados que os programas do Charles Gomes são da FM 105 (IPU) e na Rádio Macambira. Não é verdade. Sertão Brasil e Nossa Terra Nossa Gente estão sendo transmitidos na Rádio Vale FM.
Pesquisa MARTMAG tem que se atualizar.
Só pode ser marcação...
Dizer o O Amor está no ar zerou na audiência.
Túnel do tempo...
Que fim levaram os programas da FM Feiticeiro e da ACARAÚ FM, de Tamboril, que não pontuaram?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1990, viu a fundação do MARTMAG mas sem pesquisas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário