quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Dissertação do Blog Professor explicando o fino da paixão no brega de Fernando Mendes, de Bartô e de Odair.

Dissertação sobre o amor e a paixão nas canções de Fernando Mendes, de Bartô e de Odair José!
O romantismo brega é o que melhor explica os sentimentos do amor e da paixão. Fernando Mendes, Bartô Galeno e Odair José são os três gênios do romantismo bregado. Genial trio falando do amor e da paixão em todos os sentidos da vida humana e da vida amorosa.


É o sentido central da dissertação, começando analisando um grande sucesso de Fernando Mendes, "você não me ensinou a te esquecer" -verdadeiro hino da paixão. 
Nos versos iniciais há um sentimento profundo de saudade do amor que não mais existe: "Não vejo mais você faz tanto tempo que vontade que eu sinto/de olhar em seus olhos, ganhar seus abraços/é verdade eu não minto".
Em outra estrofe, perde até para a assumir a identidade da grande paixão: "E nesse desespero em que me vejo já cheguei a tal ponto de me trocar diversas vezes por você só pra ver se te encontro".
A próxima estrofe é o vazio de ser perder a pessoa amada e buscar amores supérfluos que não preenchem o vazio deixado pela amada, sempre triste em outros relacionados fabricados: "agora, que eu faço da vida sem você? você não me ensinou a te esquecer você só me ensinou a te querer e te querendo eu vou tentando te encontrar vou me perdendo buscando em outros braços seus abraços perdido no vazio de outros passos do abismo em que você se retirou e me atirou e me deixou aqui sozinho.
A Desconhecida, outro grande sucesso de Fernando Mendes, fala daquela pessoa que você se apaixonada à primeira, mas não pega uma intimidade, não se apegou, nem ela também, não deixando dados, ficando doido para encontrá-la novamente e não sabendo seu destino: numa tarde tão linda de sol ela me apareceu ela me apareceu com um sorriso tão triste o olhar profundo, já nasceu/nunca teve amor nunca sentiu o calor de ninguém nem sequer ouviu a palavra carinho seu ninho não resistiu.
Uma paixão tão platônica e sem futuro, que, chega ao ponto dela ir embora e ele não saber o destino: "Depois de tudo que ouvi, não consigo esquecer, ela me disse adeus e se foi nem seu nome eu sei dizer/ de onde ela veio? pra onde ela vai? Não sei dizer.
Odair José, em "Eu vou tirar você desse lugar", é a canção de homens solteiros (e casados) que transam com prostitutas em cabarés e depois se apaixonam botando elas numa casa com tudo dentro. A 1ª estrofe e a 2ª fala apenas do início de uma futura relação: olha, a 1ª vez que eu estive aqui foi só pra me distrair eu vim em busca de amor/olha a segunda vez que eu estive aqui já não foi pra distrair eu senti saudades de você.
A 3ª estrofe, contra a moral conservadora e os bons costumes contrários às mulheres de vida fácil, ele tirar a prostituta do cabaré para ter uma vida de amor e paixão com ela: "eu vou tirar você desse lugar eu vou legar você prá ficar comigo e não me interessa o que os outros vão pensar.
Não importando o passado da prostituta, quer amar como sua mulher de verdade: "eu sei que você tem medo de não dar certo pensa que o passado vai estar sempre perto e que um dia eu possa me arrepender'.
Na solidão das grandes cidades, Bartô Galeno, em "Esta cidade é uma selva sem você", tenta ver na multidão de mulher o corpo de sua paixão: "Hoje aqui sozinho na avenida nesse vai e vem da vida só lembrando de você vejo em cada olhar o seu olhar em cada rosto a sua boca que saudade de você!
A paixão solitária o faz transformar-se num louco de paixão perdida: "vivendo tão distante de você serei escravo dessa solidão esta cidade é uma selva sem você e eu sozinho, como vou sobreviver? pago tão caro o valor dessa saudade vivo sem felicidade assim vou enlouquecer.
Não apenas enlouquecer, mas morrer de paixão pela falta de razão para viver na selva de pedra sem o amor da vida dele: pago tão caro o valor dessa saudade vivo sem felicidade desse jeito eu vou morrer vivendo tão distante.
Resumo das canções mais apaixonantes de Fernando, de Odair e Bartô!
Três gênios musicais do romantismo mais brega da paixão!
__________________________________________
Autor da dissertação: Professor Tim é cientista político e blogueiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário