segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Editorial do Blog Professor Tim condenando a censura e um atentado contra a imprensa ao tirar do ar o Jornal da 104.

Editorial!
Censura e atentado contra a liberdade de imprensa na 104!
A suspensão até segunda ordem do Jornal da 104 (segunda a sexta, do meio dia às duas da tarde), apresentado por Denes Lima (apresentador âncora) e por Edilson Paiva na Rádio Timbaúba FM (104,9)A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas -comunitária ligada à família Pedrosa do prefeito Rafael, do ex  e de outras lideranças políticas- pode ser interpretado como um ato de censura e de atentado à liberdade de expressão e de imprensa em nosso município.
Um dos motivos para tirar o Jornal da 104 do ar (líder em audiência segundo Pesquisa MARTMAG), segundo comentam, embora não oficial, é a de que a suspensão do programa (retirada do ar) se deveu às críticas do radialista Edilson Paiva a determinados atos impopulares e ações administrativas da gestão do prefeito Rafael e à própria atuação política e administrativa do pai e secretário de Finanças, Washington Pedrosa.
Outro motivo seria a liberação dos telefones e das mensagens do Whatsapp da 104, lidas no ar, criticando o nepotismo e os problemas dos bairros e distritos, nunca resolvidos no governo dos Pedrosa.
Independente dos aspectos positivos ou negativos do Jornal da 104, no tocante ao seu fervor policialesco, a atitude da direção da Comunitária (Timbaúba FM 104,9) de tirar o programa jornalístico do ar deve ser repudiada e condenada por todos os setores da sociedade de Nova Russas, por ser um ditatorial e uma violação à liberdade de imprensa. e não é o primeiro ato de tal tipo autoritário.
O próprio radialista Denes Lima, em determinado momento, foi suspenso de apresentar o Jornal da 104 por fazer comentários que se chocaram com alguns políticos locais. E o programa cristão do Temóteo Alves na Timbaúba FM, Encontro com Cristo, foi tirado do ar por causas de críticas dele ao governo em sua página pessoal (Facebook).
Trata-se, sim, de um ato típico de silenciar vozes divergentes do Consenso de Washington dentro da Timbaúba FM, comunitária em que a família manda acima de tudo, mas não é a única rádio que viola a liberdade de expressa e tenta implantar uma ditadura da midia e dos meios de comunicação.
No jornalismo da Rádio Vale FM do empresário Luiz Aguiar, na Vox FM (Ipueiras), na Rádio Voz Ativa também funcionam, ali, uma verdadeira ditadura dos meios de comunicação e de midia, em que existe censura e valem apenas os pensamentos dos donos das rádios referidas. A liberdade de imprensa e a pluralidade da democracia ficam sempre em último lugar.
Cabe, agora, à direção atual da Timbaúba FM explicar porque o Jornal da 104 foi tirado do ar por tempo determinado.
Resposta que o povo e a sociedade de Nova Russas querem ouvir!
__________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário