domingo, 17 de setembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim na cobertura total do encontro regional do PDT em Ipueiras.

Opinião de um cientista político: Cid Gomes não falou a verdade sobre coligação do seu PDT com o PMDB de Eunício!
Encontro pedetista regional dos Sertões de Crateús e dos Inhamuns, realizado no último sábado, 16, em Ipueiras, contando com as presenças de lideranças estaduais e até nacionais do Partido Democrático Trabalhista (PDT), tem um fato bastante positivo e outro fato bastante negativo, na minha sincera avaliação como cientista política.
Fato positivo. Foi a abertura, de modo diferente, para que militantes e populares fizessem suas perguntas e questionamentos ao ex governador Cid Gomes, ao presidente estadual do PDT (André Figueiredo), à governadora em exercício (Izolda Cela) e outras lideranças de expressão do PDT na região e no estado do Ceará.
O fato negativo de Cid. Foi a mentira, ou desconversada, ou a verdade pouco absoluta para ficar no (eufemismo) do ex governador CidA imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sentadas, durante a fala dele, quando questionado por um vereador de Poranga (Israel Melo: nervoso e gaguejando fez a pergunta, eu estava perto dele), a respeito da possível coligação do PDT com o PMDB do senador Eunício, apoiando Camilo para governador e os nomes de Cid e de Eunício para o Senado.
Mesmo que o acordão PDT-PMDB esteja quase fechado, Cid não quis admitir, apenas dizendo que a decisão final cabe ao governador Camilo, como se ele e nem Ciro soubesse de nada (morde aqui, criança!).
Claro que haverá um acordão conservador pela reeleição de Camilo, envolvendo, além de Eunício, o senador Tasso e outras lideranças, tirando a pretensão do deputado federal André FigueiredoA imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo disputar a senatória, apoiando o fechamento de tal coligação, sendo que só o Cid Gomes não saia ou não quis falar sobre a verdade dos bastidores.
Melhor que Cid não tivesse falado nada!
Lideranças expressivas presentes...
Sem falar do ex governador Cid e do presidente estadual do PDT (deputado André Figueiredo), da vice/governadora em exercício (Izolda), do deputado Leônidas, outras lideranças pedetistas se fizeram presentes.
Deputados Jeová Mota e Ferreira Aragão, pré-candidato a deputado federal (Totonho da BT), Presidente da Câmara de Fortaleza e pré-candidato a Estadual (Salmito Filho); e os prefeitos de Poranga (Cárlisson), de Hidrolândia (Íris), de Reriutaba (Osvaldo Neto)A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, da vice prefeita de Ipaporanga (Daiane, batendo selfie com AndréA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo).
E caravanas pedetistas de diversos municípios: ArarendáA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, Varjota (maior e mais fanática), IpaporangaA imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, Poranga, Tamboril, Ipueiras, Nova Russas, Crateús (vereador Bibi Apolônio), Catunda, Reriutaba etc.
Aragão versus Mota...
Em seu discurso de excelente qualidade retórica, o deputado Ferreira Aragão ironizou, em cima do deputado Jeová Mota, o fato de sua família (Aragão) ser uma das fundadoras da cidade de Ipueiras, e ele ter tirado apenas 24 votos enquanto Jeová tirou mais de 7.500 votos.
Em outro momento, Ferreira Aragão (orador espetacular) falou do seu passado de comentarista/narrador ao lado de Ciro (Rádio Educadora de Sobral) e das excelente administrações dos FG em Sobral.
Ainda chamou o Dória, que expulsou nordestinos com água gelada na cara, de verdugo, e Bolsonaro de fascista, dizendo que Ciro é o único que pode se eleger Presidente pelo PDT -cujo maior agremiação fica no Ceará.
Terminou dizendo que vota Camilo, Cid (senador), André (senador ou deputado), e, se sobrar um pouquinho, citando os dizeres de seu programa campeão de audiência na televisão, votasse nele, e, mais um pouquinho, desse para o Jeová Mota.
Agradeço ao Tidi pelas fotos...
Tidi é o maior blogueiro de Groaíras e um dos mais acessados na região de Sobral, que foi o responsável pelas fotos que vou publicar.
São fotos ao lado do meu ídolo no radiojornalismo e deputado estadual, Ferreira Aragão, dando entrevista para o blogueiro/radialista Ary (Sobral), que sempre me chama de intelectual e mandava alô para mim na TV DIÁRIO.
E do meu grande amigo e também Estadual (que deve ser eleito o mais votado da nossa região), Jeová Mota.
Fiquei decepcionado...
Com o discurso fraco (caldo de bila) do presidente da Câmara de Fortaleza e pré-candidato a Estadual, Salmito Filho, falando das perseguições contra ele e da surrada fábula de Salomão sobre a questão das duas mulheres brigando por uma criança, e ele, sabiamente, disse que vai cortar a criança para descobrir a verdadeira mãe.
Tive raiva e muita raiva...
Da delegação fanática do PDT de Varjota com suas perguntas sem pé e nem cabeça, sem qualquer qualificação para o debate político do PDT.
Minha estratégia não falha...
Sempre nos eventos políticos regionais, fico, do lado externo, como fiquei lá fora do GCDI (Clube de Ipueiras) para aguardar os caciques principais.
Deu certo de novo. Cid falou logo comigo e me chamou de liderança, como ele sempre faz e tirou uma foto ao meu lado para os anais fotográficos. Novamente a foto para a história
Melhor mal acampanhado...
Na política do que sozinho. Foi a frase de efeito do Zé Antonio, pai do prefeito Tomás e líder da oligarquia dos Vagalume em Croatá.
Sabe quem é aquele gordinho...
De camisa preta? É famoso Totonho da BTA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, vencedor de várias licitações em São Benedito e na região da Serra da Ibiapaba, e pré a Federal.
Totonho, Totonho, serão que vão investigar suas licitações?
Perguntar não ofende...
Que fim levou o pedetista histórico de Ipu, Balacó, que não foi ao encontro do PDT?
Túnel do tempo...
Que fim levaram os antigos militantes do PDT de Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1986, Oscar Costa Filho disputou o cargo de deputado estadual pelo PDT.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário