terça-feira, 24 de outubro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a importante sessão outubro rosa comandada pela vereadora Isabel Moura.

Sessão Outubro Rosa da Isabel Moura valeu mais do que 100 sessões de Quimio e Radio contra o câncer de mama!
O nome da vereadora Isabel Moura vai ficar gravado para sempre nos anais da Câmara de Nova Russas na questão do combate ao câncer de mama. 
Sessão solene especial convocada por requerimento seu, realizada na noite desta segunda (23/10), foi importantíssima para informações preventivas no combate ao famigerado Câncer de Mama.
Sessão Outubro Rosa da vereadora Isabel MouraA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna valeu mais do que 100 sessões de Quimioterapia ou de Radioterapia no sentido da consciência e da prevenção do terrível câncer feminino. Foi o ato legislativo mais importante para consolidar a questão preventiva e curativa do câncer que mata muitas mulheres em todas as idades.
Na mesa principal da sessão Outubro Rosa, além da vereadora Isabel MouraA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna, teve as presenças do Dr. João Rocha (uma das grandes referências e capacidades da medicina ginecológica e da prevenção do câncer mamário), o Padre Anderson, a presidente Socorrinha Holanda e o secretário de Saúde -Pretinho.
Um fato legislativo de grande importância para a saúde pública.
Salve, salve Isabel Moura!
Palestrante melhor não tem...
Quando o assunto é câncer de mama, Dr. João RochaA imagem pode conter: 2 pessoas, área interna é um médico genial. Sabe muito. 
Na palestra, Dr. João falou sobre os ciclos de 10 anos, os fatores ambientais (alcoolismo, sedentarismo, gravidez tardia etc.) e outros meios de se ter o câncer mamário -que também atinge homens gordos- e os fatores genéticos.
Palestrou ainda a importância do diagnóstico precoce, dos tratamentos mais corretos e de que é possível curar o câncer nas fases em que ele é mais preventivo e com o tamanho pequeno do tumor maligno -algo em torno de 1 até 3 cm.
Terminou explicou tudo que as pessoas queriam saber sobre o CA de câncer.
Pela palestra excelente e pelo que tem feito contra o câncer, recebeu um diploma e uma comenda especial das mãos da vereadora Isabel MouraA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo.
Depoimentos maravilhosos...
Dona Cícera e a professora Fátima Felipe são duas mulheres maravilhosas que venceram o Câncer de Mama. Tanto CíceraA imagem pode conter: 1 pessoa, área interna quanto FátimaA imagem pode conter: 1 pessoa, área interna deram depoimentos maravilhosos a respeito das lutas delas contra o câncer mamário, demonstrando que são fortes e determinadas.
Fátima, após o diagnóstico precoce do câncer, venceu o câncer e ajudou a fundar a Anapac -uma das maiores entidades femininas de prevenção e de combate ao câncer no Ceará. Fátima, na sua fala emocional, disse que depois da tempestade vem a bonança, dizendo que depois do câncer conseguiu muitas vitórias na sua vida pessoal e profissional.
Seu marido e representante da Anapac, Dr. João CarlosA imagem pode conter: 1 pessoa, fez um grande pronunciamento. Emocionou a todos.
Homenageadas...
Dona Cícera e a professora Fátima Felipe receberam duas comendas especiais. Vereadora Rejane Tavares, sempre na vanguarda da saúde pública, entregou uma comenda especial a elaA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo
Já a vereadora Toinha do Capitão entregou comenda especial a dona CíceraA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé.
Justa homenagem a elas!
Lei dos 60 dias...
Drª. Isabele PedrosaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, uma sumidade das ciências jurídicas e advogada competente de projeção regional, ao lado da doutora Inês, explicou muito bem o que seja a Lei dos 60 dias, ou Lei 12.732/12, que assegura tratamento gratuito no SUS às mulheres cancerosas, 60 dias após inclusão do seu nome no prontuário.
Fui e tirei fotos...
Com a vereadora Isabel Moura e sua equipe de saúde e de conterrâneos de São PedroA imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna. Também tirei uma foto ao lado do Padre Anderson.
São Pedro participou em massa...
População do distrito de São Pedro, terra dos vereadores Isabel, Teixeira e Toinha do Capitão participou em massa da sessão solene do Outubro Rosa. Povo de São Pedro veio buscar informações para se prevenir contra o terrível câncer de mama.
Túnel do tempo...
Que fim levaram algumas mulheres portadoras de câncer em Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1980, uma cancerosa de Nova Russas tirou as duas mamas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário